Turma AP598 - História da Arte V - Turma A
AP598 A
História da Arte V
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina aborda a produção artística europeia correspondente ao período que se estende do Pós-Segunda Guerra aos dias de hoje. É permeada pelo exercício de análise crítica (oral e escrita) dos diferentes autores do período.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aula 1. Apresentação do curso
Aula 2. Fauvismo, Expressionismo
Aula 3. Sobre o cubismo
Aula 4. Futurismo e Dadaísmo
Aula 5. Surrealismo
Aula 6. Marcel Duchamp e os ready-mades
Aula 7. A eclosão da arte abstrata. A obra de Paul Klee e de Kandinsky
Aula 8. Malevitch e Mondrian
Aula 9. Bauhaus, Neoplasticismo e Construtivismo
Aula 10. A emergência dos EUA no cenário artístico mundial. Expressionismo abstrato e pop art
Aula 11. Minimalismo e Land Art
Aula 12. Experiências com o real: Novo realismo, arte povera e situacionismo
Aula 13. A arte conceitual e seus desdobramentos
Aula 14. O corpo na arte: Body art, performance, happenings
Aula 15. Arte e gênero
Aula 16. Arte e política. Arte pública e intervenções urbanas
Aula 17. Arte, biografia e ficções autobiográficas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa, São Paulo, Martins Fontes, 2001.
ARGAN, G. C. Arte moderna, São Paulo, Cia das Letras, 1992.
BATTCOCK, G. A nova arte, São Paulo, Perspectiva, 1975.
BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo, Cosac & Naify, 2006.
BERNARDINI, A. F. O Futurismo italiano, São Paulo, Perspectiva, 1980.
CABANNE, P. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido, São Paulo, Perspectiva, 1987.
CAUQUELIN, Anne. A arte contemporânea, Lisboa, RésEditora, s.d.
CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1988.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu, São Paulo, Martins Fontes, 2004.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum, São Paulo, Cosac & Naify, 2005.
_____. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história, São Paulo, Edusp, 2006.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha, São Paulo, Ed. 34, 1999.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2001.
FABRIS, Anateresa, Futurismo: uma poética da modernidade, São Paulo, Perspectiva, 1987.
FER, Briony et al. Realismo, Racionalismo e Surrealismo. A arte no entre-guerras, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
FERREIRA, G. Brasil: Figuração x Abstração no final dos anos 1940. São Paulo: IAC, 2013.
FERREIRA, G. e COTRIM, C. Clement Greenberg e o debate crítico, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura/Funarte e Jorge Zahar Editor, 1997.
_____. Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006.
FRASCINA, Francis et al. Modernidade e modernismo: a pintura francesa do século dezenove, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
GLUSBERG, J. A arte da performance, São Paulo, Perspectiva, 1987.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea, Rio de Janeiro, Revan, 1998.
HARRISON, Charles et al. Primitivismo, cubismo, abstração: começo do século vinte, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
KANDINSKY, W., Do Espiritual na arte e na pintura em particular, São Paulo, Martins Fontes, 1996.
_____. Olhar sobre o passado. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
_____. Ponto e linha sobre plano. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
KLEE, P., Diários. São Paulo, Martins Fontes, 1990.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.
LIPPARD, Lucy. A arte pop, São Paulo, Verbo e Edusp, 1976.
MICHELI, M. de. As vanguardas artísticas, São Paulo, Martins Fontes, 1991.
MONDRIAN, Piet. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura. São Paulo, Cosac & Naify, 2008.
NOVAES, A. (org.). Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp. O castelo da pureza, São Paulo, Perspectiva, 1990.
RICHTER, H., Dadá: arte e antiarte, São Paulo, Martins Fontes, 1993.
ROSENBERG, H. A tradição do novo, São Paulo, Perspectiva, 1974.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SONTAG, Susan. Contra a Interpretação, São Paulo, Cia. das Letras, 2020.
STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1991.
WICK, R. Pedagogia da Bauhaus, São Paulo, Martins Fontes, 1989.
WOOD, Paul et al. Modernismo em disputa. A arte desde os anos quarenta, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Apresentar as principais manifestações artísticas do século XX ocorridas na Europa e nos Estados Unidos, através da análise do trabalho de seus principais representantes e de textos selecionados.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Seminários e avaliações dissertativas realizadas ao longo do curso.
Cronograma (Plano de Aula)
Aula 1. Apresentação do curso
Aula 2. Fauvismo, Expressionismo
Aula 3. Sobre o cubismo
Aula 4. Futurismo e Dadaísmo
Aula 5. Surrealismo
Aula 6. Marcel Duchamp e os ready-mades
Aula 7. A eclosão da arte abstrata. A obra de Paul Klee e de Kandinsky
Aula 8. Malevitch e Mondrian
Aula 9. Bauhaus, Neoplasticismo e Construtivismo
Aula 10. A emergência dos EUA no cenário artístico mundial. Expressionismo abstrato e pop art
Aula 11. Minimalismo e Land Art
Aula 12. Experiências com o real: Novo realismo, arte povera e situacionismo
Aula 13. A arte conceitual e seus desdobramentos
Aula 14. O corpo na arte: Body art, performance, happenings
Aula 15. Arte e gênero
Aula 16. Arte e política. Arte pública e intervenções urbanas
Aula 17. Arte, biografia e ficções autobiográficas
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas
Discussão de textos em sala de aula
Análise de obras
Seminários