Turma AP707 - Gestão de Espaços de Arte / Educação - Turma A
AP707 A
Gestão de Espaços de Arte / Educação
Newton da Silva
A disciplina será oferecida em formato gamificado nesta edição, como forma de experimentação metodológica de exploração de recursos digitais e espaços virtuais de aprendizagem
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Gestão de espaços da Educação Formal e não formal nos quais a Arte se insere como elemento unificador das atividades.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Disciplina gamificada, com avaliação continuada baseada em ação/interação dos participantes, com resolução de "enigmas" para progração.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Conhecer os modelos atuais de organização e gestão de espaços artísticos e educativos formais e não formais que atuam na promoção da aprendizagem e da expressão artística de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, considerando os fundamentos legais específicos e seus principais aspectos de sustentabilidade. Análise de estratégias pontuais, nacionais e internacionais e pesquisas que contribuam para a compreensão e realização dessas práticas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Frequência às Visitas Técnicas (relatórios).
Participação nos debates.
Elaboração de resenhas de recursos.
Trabalho final: Artigo para publicação.
Cronograma (Plano de Aula)
- Relações entre Política, Educação e Cultura na contemporaneidade;
- Gestão de espaços da Escola, Ateliê, ONGs: formatos, legislações, leis e editais de fomento;
- Indicadores oficiais, Mapeamentos e demais Estudos sobre os espaços informais de educação e de arte no Brasil;
- Organização e gestão escolar: teoria e prática;
- Organização e gestão de espaços artísticos: prática e teoria;
- Arte / Educação como curadoria;
- Elementos pedagógicos da gestão e produção cultural;
- A instituição escolar, suas distintas formas de constituição e contribuição para a formação do artista hoje.
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas teóricas com discussão sobre os temas abordados;
- Realização de Debates e Seminários;
- Visitas a campo para reconhecimento dos espaços.
Observação (Plano de Aula)
Disciplina gamificada, com avaliação continuada baseada em ação/interação dos participantes, com resolução de "enigmas" para progração.