Turma AP709 - Arte e Novos Meios I - Turma A

Código / Turma

AP709 A

Nome

Arte e Novos Meios I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Cesar da Silva Teles

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina propõe apresentar e discutir as linguagens tecnológicas enfocando a criação digital  para construção da pesquisa artística: a imagem eletrônica videobjetos, videoinstalações e outros, ambientes interativos e imersivos. Ferramentas de tecnologia e Comunicação. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

ARTE TECNOLÓGICA - PANORAMA E PERSPECTIVA - HETEROGENESE MAQUÍNICA

ESTÉTICA EM NOVOS MEIOS / PROCESSOS ARTÍSTICOS EMERGENTES

O SAGRADO, O CONSUMO E A AFETIVIDADE – TRANSFORMAÇÕES SISTÊMICAS DA FUNÇÃO ESTÉTICA

“HI TECH” X “LOW TECH” ARTE TECNOLÓGICA E LITERACIAS TRANSCULTURAIS - DA ARTE INTERATIVA À ARTE PARTICIPATIVA

CONTEMPORANEIDADE DA ARTE EM TEMPOS DE VIGILÂNCIA: NOS CAMPOS DA BIO A NECROPOLÍTICA

ESPECTROS MULTIMÍDIA: DA “ARTE TOTAL” AO TEATRO DA BAUHAUS

“HIPERSUPERFÍCIES” E “NET ART” – ESTÉTICAS ALGORÍTMICAS

 ARTE DIGITAL - A CONSOLIDAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE DIGITAL PLURIDIRECIONAL

O PROTAGONISMO DO ESPECTADOR NA ARTE MEDIADA - ESPETÁCULO, INTERAÇÃO E DESMATERIALIDADE

DO VISUAL AO SENSÍVEL – A POÉTICA DO “NANO”

GLITCH ART E A ESTÉTICA DO ERRO

APRESENTAÇÃO DE OBRAS DE REFERÊNCIA

REALIZAÇÃO DE OBRAS INDIVIDUAIS OU EM GRUPOS

Bibliografia (Catálogo da DAC)

JONES, Caroline (Ed.). (2006) Sensoruium – embodied experience, technology and contemporary art. London / Massassuchets, MIT Press

LEÃO, Lúcia (2005). O chip e o caleidoscópio - reflexões sobre novas mídias. São Paulo: SENAC,

NOSANGO, Nicola. (2008) A extinção dos tecnossauros: histórias de tecnologias que não emplacaram. Campinas, Ed. Unicamp,

PAUL, Christiane.(2003) Digital art. New York: Times & Hudson.

TÜRKLE, (2010) Christofer. Sociedade excitada. Filosofia da sensação. Campinas, Ed. Unicamp.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Capacitar o aluno a articular criticamente abordagens em torno das implicações estéticas e dinâmicas das tecnologias emergentes de comunicação e expressão contemporâneas, em suas relações com o humano, no que tange ao corpo, à sensibilização e à cognição.

- Incrementar o repertório conceitual e poético do aluno através da viabilização de conceitos estéticos emergentes e pouco comuns.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Capilaridade dos seminários apresentados com o tema e o âmbito da discilpina;

Autoavaliação dos trabalhos práticos individuais.

Cronograma (Plano de Aula)

Discussão e vivência de produção com arte tecnológica no âmbito da dinâmica ininterrupta das interfaces emergentes em nossa contemporaneidade.

- Contextualização e estudo de casos;

  • Mídias emergentes: a extinção da estabilidade “tecno-lógica”;

  • Sentidos, corporalidade e mediação expressiva: imersão X expansão transformadora da realidade material e cognitiva;

  • Obra e trabalho artístico: da performance à instalação - processos, personagens e audiência sob enfoque sistêmico.

- Desenvolvimento e produção de ensaios, projetos e/ou produtos artísticos que discutam e expressem criativamente os contextos abordados.

Metodologia (Plano de Aula)

Explanações em ambientes virtuais ao vivo e gravadas, apresentação de seminários, fomento ao exercício criativo em confinamento, orientações individuais, acompanhamento nas etapas de criação, produção e pós-produção. Fomento à realização interdisciplinar.

- Provocação, diálogo, leituras críticas, contatos audiovisuais, pesquisas de campo (quando for o caso), realização de trabalhos monográficos (individuais e em grupos) e/ou audiovisuais.

Observação (Plano de Aula)

em branco