Turma AP725 - História da Arte Brasileira II - Turma A
AP725 A
História da Arte Brasileira II
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Arte brasileira no século XX. As realizações da Semana de Arte Moderna e o Movimento Modernista. Arte e identidade nacional. Os desdobramentos do modernismo nos anos 30 e 40. As Bienais de São Paulo. A arte concreta e neoconcreta. O abstracionismo informal no Brasil. A "pop-art" brasileira. Novas tendências. Arte contemporânea. Desenvolve o exercício de análise crítica (oral e escrita) dos diferentes autores do período.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
aula 1. Apresentação do curso
aula 2. O estopim do modernismo: A exposição de Anita Malfatti
aula 3. A Semana de Arte Moderna e a relação da arte brasileira com as vanguardas internacionais
aula 4. O movimento modernista nos anos 1920: Tarsila, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro
aula 5. O modernismo brasileiro e as artes aplicadas
aula 6. A representação do negro e a repressão à cultura visual religiosa afrobrasileira e no Brasil durante as primeiras décadas do século XX
aula 7. Expressões modernas na América Latina. Xul Solar, Torres Garcia e Frida Khalo
aula 8. Portinari e Mário de Andrade. O muralismo mexicano
aula 9. Às margens do modernismo: Flávio de Carvalho, Guignard, Ismael Nery
aula 10. A passagem dos anos 1940 para os anos 1950: os primeiros museus de arte moderna, a criação da Bienal de São Paulo e a introdução da arte abstrata no país
aula 11. O debate entre concretos e neoconcretos
aula 12. A arte cinética na América Latina. A arte informal no Brasil
aula 13. A nova figuração no Brasil. A arte nos anos 1960
aula 14. Arte e ditadura militar no Brasil e na América Latina. Arte conceitual e conceitualismo
aula 15. A chamada “geração 80”: o retorno à pintura e as novas experiências com materiais
aula 16. Arte e pós-colonialismo: novos temas para debate
aula 17. Arte indígena na contemporaneidade
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AGUILAR, Nelson Alfredo (org.), Bienal Brasil século XX, São Paulo, Fundação Bienal, 1994 (Catálogo de exposição).
ALMEIDA, Paulo Mendes, De Anita ao Museu, São Paulo, Perspectiva, 1976.
AMARAL, Aracy, Tarsila: sua obra e seu tempo, São Paulo, Perspectiva/Edusp, 1975 (reeditado).
_______, Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer, São Paulo, Nobel, 1982.
_______, Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira: 1930-1970, São Paulo, Nobel, 1987 (1a. ed. 1984).
_______, Artes plásticas na Semana de 22, São Paulo, Ed. 34, 1998.
_______ (org.), Arte construtiva no Brasil. Coleção Adolpho Leirner, São Paulo, Cia. Melhoramentos e DBA Artes Gráficas, 1998.
ANDRADE, Mário, Aspectos da literatura brasileira, São Paulo, Livraria Martins Editora, 1974.
_______, O baile das quatro artes, São Paulo, Livraria Martins Editora, 1975.
BASBAUM, Ricardo (org.), Arte contemporânea brasileira. Texturas, dicções, ficções, estratégias, Rio de Janeiro, Rios Ambiciosos, 2001.
BATISTA, Marta Rosetti, Os artistas brasileiros na Escola de Paris. Anos 1920. São Paulo, Ed. 34, 2012.
BRETT, Guy, Brasil Experimental, Rio de Janeiro, Ed. Contracapa, 2005.
BRITO, Ronaldo, Neoconcretismo, vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro, São Paulo, Cosac & Naify Edições, 1999.
CARVALHO, Flávio. Experiência nº 2. Rio de Janeiro, Nau Editorial, 2001.
CHIARELLI, Tadeu, Arte Internacional brasileira, São Paulo, Lemos editorial, 1999.
COCCHIARALE, Fernando e GEIGER, Ana Bela, Abstracionismo geométrico e informal - a vanguarda brasileira nos anos cinqüenta, Rio de Janeiro, Funarte, 1987.
FABRIS, Annateresa, Modernidade e modernismo no Brasil, Campinas, Mercado de Letras, 1994.
FAVARETTO, Celso, A invenção de Hélio Oiticica, São Paulo, Edusp/Fapesp, 1992.
GULLAR, Ferreira, Etapas da arte contemporânea, Rio de Janeiro, Revan, 1998.
KLABIN, Vanda Mangia, “A questão das idéias construtivas no Brasil: o momento concretista”, Gávea. Revista de História da Arte e Arquitetura, Rio de Janeiro, nº 1, março de 1985, pp. 45-54.
LOURENÇO, Maria Cecíla França, Operários da modernidade, São Paulo, HUCITEC/Edusp, 1995.
MELLO E SOUZA, Gilda, O Baile das Quatro Artes. Exercicios de Leitura, São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1980.
MICELI, Sérgio, Nacional Estrangeiro, São Paulo, Cia. Das Letras, 2003.
MILLIET, Maria Alice, Lygia Clark: obra-trajeto, São Paulo, Edusp/Fapesp, 1992.
NAVES, Rodrigo, A forma difícil, São Paulo, Ática,
OITICICA, Hélio, Aspiro ao grande labirinto, Rio de Janeiro, Rocco, 1986.
PECCININI, Figurações. Brasil anos 60, São Paulo,Itaú Cultural e Edusp, 1999.
PEDROSA, Mário, Mundo, homem, arte em crise, São Paulo, Perspectiva, 1986.
_______, Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília, São Paulo, Perspectiva, 1981.
_______, Política das artes, São Paulo, Edusp, 1995.
_______, Forma e percepção estética, São Paulo, Edusp, 1995.
_______, Acadêmicos e modernos, São Paulo, Edusp, 1998.
_______, A modernidade cá e lá, São Paulo, Edusp, 2000.
RIBENBOIM, Ricardo (apres.), Por que Duchamp? Leituras duchampianas por artistas e críticos brasileiros, São Paulo, Itaú Cultural e Paço das Artes, 1999 (Catálogo de exposição).
VVAA., Anos 1970: Trajetórias,São Paulo, Iluminuras, 2006.
ZANINI, Walter, História Geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983, 2 vol.
_______, A arte no Brasil nas décadas de 1930-40: o grupo Santa Helena, São Paulo, Nobel/Edusp, 1991.
ZILIO, Carlos et alii, O nacional e o popular na cultura brasileira. Artes plásticas e Literatura, São Paulo, Brasiliense, 1983.
_______, A querela do Brasil. A questão da identidade da arte brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari - 1922/1945, Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Familiarizar o aluno com as principais manifestações artísticas que se sucederam no Brasil no decorrer do século XX, por meio da análise de obras (pintura, escultura, gravura, instalações, monumentos arquitetônicos, etc.) e da discussão de textos de artistas, críticos e historiadores de diferentes períodos. Aprofundar o conhecimento a respeito do desenvolvimento das artes plásticas no Brasil, estabelecendo paralelos com o que ocorria simultaneamente na América Latina.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Seminários e avaliações dissertativas realizadas ao longo do curso.
Cronograma (Plano de Aula)
aula 1. Apresentação do curso
aula 2. O estopim do modernismo: A exposição de Anita Malfatti
aula 3. A Semana de Arte Moderna e a relação da arte brasileira com as vanguardas internacionais
aula 4. O movimento modernista nos anos 1920: Tarsila, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro
aula 5. O modernismo brasileiro e as artes aplicadas
aula 6. A representação do negro e a repressão à cultura visual religiosa afrobrasileira e no Brasil durante as primeiras décadas do século XX
aula 7. Expressões modernas na América Latina. Xul Solar, Torres Garcia e Frida Khalo
aula 8. Portinari e Mário de Andrade. O muralismo mexicano
aula 9. Às margens do modernismo: Flávio de Carvalho, Guignard, Ismael Nery
aula 10. A passagem dos anos 1940 para os anos 1950: os primeiros museus de arte moderna, a criação da Bienal de São Paulo e a introdução da arte abstrata no país
aula 11. O debate entre concretos e neoconcretos
aula 12. A arte cinética na América Latina. A arte informal no Brasil
aula 13. A nova figuração no Brasil. A arte nos anos 1960
aula 14. Arte e ditadura militar no Brasil e na América Latina. Arte conceitual e conceitualismo
aula 15. A chamada “geração 80”: o retorno à pintura e as novas experiências com materiais
aula 16. Arte e pós-colonialismo: novos temas para debate
aula 17. Arte indígena na contemporaneidade
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas
Discussão de textos em sala de aula
Análise de obras
Seminários