Turma AP895 - Tópicos Especiais em Processos Criativos XII - Turma A
AP895 A
Tópicos Especiais em Processos Criativos XII
Google Classroom
Newton da Silva
Oferecimento parcialmente presencial e parcialmente remoto. A confirmar
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
a) apresentação e comentários de filmes de animação realizados por renomados autores, principalmente: Norman McLaren, Lotte Reiniger, Alexandr Alexeieff, etc.
b) instruções ténicas para a realização dos trabalhos em animação.
c) atendimento individual, cada aluno expondo seu trabalho para os demais da turma.
Observar que estas fases não acontecem necessariamente nesta ordem.
d) conversa filosófica sobre animação, geralmente com um convidado animador, ou pessoa ligada à animação.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
José Manuel Xavier, POÉTICA DA ILUSÃO DE MOVIMENTO;
Wilson Lazaretti, MANUAL DO PEQUENO ANIMADOR;
Sávio Leite, MALDITA ANIMAÇÃO BRASILEIRA;
Laurente Mannoni; A GRANDE ARTE DA LUZ E DA SOMBRA;
Robert Russet & Cecile Starr, EXPERIMENTAL ANIMATION;
S. de Marchi et R. Amiot, LE DESSIN ANIMÉ D’AMATEUR;
Roy Madsen, ANIMATED FILM CONCEPTS, METHODS, USES;
Zoran Perisic, THE ANIMATION STAND;
David Cheshire, MANUAL DE CINEMATOGRAFÍA GUIA COMPELTA DEL CINE AMADOR;
Sergei Eisentein, THE FILM FORM AND THE FILM SENSE;
Alfio Bastiancich, L’OPERA DI NORMAN MCLAREN;
Sávio Leite. DIVERSIDADE NA ANIMAÇÃO BRASILEIRA.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estender a disciplina para a possibilidade da produção de curta metragem de animação com a técnica de desenho animado ou outras técnicas de animação de projetos de animação, preferencialmente já desenvolvidos em disiciplinas anteriores.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
a avalição é feita através de
a) acompanhamento do processo de realização de um curta metragem.
b) apresentação no final do curso de um curta de animação, pelo menos, com a fase da animação pronta, de aproximadamente 60seg.
c) Através a assiduidade e participação nas aulas programadas dentro e fora da disciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
1ª. fase: exercícios para a prática do roteiro cinematográfico de animação
2ª. Fase: construção do storyboard simultâneo ao processo de animação.
3ª fase: testes de animação, simultâneo ao processo de produção definitiva
4ª fase: construção do animatic.
5ª. Fase: introdução à trilha sonora
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas presenciais e remotas, bem como acompanhamento de prática.