Turma AP895 - Tópicos Especiais em Processos Criativos XII - Turma A

Código / Turma

AP895 A

Nome

Tópicos Especiais em Processos Criativos XII

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Oferecimento parcialmente presencial e parcialmente remoto. A confirmar

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Wilson Antonio Lazaretti

Ementa (Catálogo da DAC)

O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

a) apresentação e comentários de filmes de animação realizados por renomados autores, principalmente: Norman McLaren, Lotte Reiniger, Alexandr Alexeieff, etc.

b) instruções ténicas para a realização dos trabalhos em animação.

c) atendimento individual, cada aluno expondo seu trabalho para os demais da turma.

Observar que estas fases não acontecem necessariamente nesta ordem.

d) conversa filosófica sobre animação, geralmente com um convidado animador, ou pessoa ligada à animação.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

José Manuel Xavier, POÉTICA DA ILUSÃO DE MOVIMENTO;
Wilson Lazaretti, MANUAL  DO PEQUENO ANIMADOR;
Sávio Leite, MALDITA ANIMAÇÃO BRASILEIRA;
Laurente Mannoni; A GRANDE ARTE DA LUZ E DA SOMBRA; 
Robert Russet & Cecile Starr, EXPERIMENTAL ANIMATION;
S. de Marchi et R. Amiot, LE DESSIN ANIMÉ D’AMATEUR;
Roy Madsen, ANIMATED FILM CONCEPTS, METHODS, USES;
Zoran Perisic, THE ANIMATION STAND;
David Cheshire, MANUAL DE CINEMATOGRAFÍA GUIA COMPELTA DEL CINE AMADOR;
Sergei Eisentein, THE FILM FORM AND THE FILM SENSE;
Alfio Bastiancich, L’OPERA DI NORMAN MCLAREN;
Sávio Leite. DIVERSIDADE NA ANIMAÇÃO BRASILEIRA.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estender a disciplina para a possibilidade da produção de curta metragem de animação com a técnica de desenho animado ou outras técnicas de animação de projetos de animação, preferencialmente já  desenvolvidos em disiciplinas anteriores.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 a avalição é feita através de 

a) acompanhamento do processo de realização de um curta metragem.

b) apresentação no final do curso de um curta de animação, pelo menos, com a fase da animação pronta, de aproximadamente 60seg.

c) Através a assiduidade e participação nas aulas programadas dentro e fora da disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

1ª. fase: exercícios para a prática do roteiro cinematográfico de animação

2ª. Fase:  construção do storyboard simultâneo ao processo de animação.

3ª fase: testes de animação, simultâneo ao processo de produção definitiva

4ª fase: construção do animatic.

    5ª. Fase: introdução à trilha sonora

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas presenciais e remotas, bem como acompanhamento de prática.

Observação (Plano de Aula)

em branco