Turma AD045 - Técnica V: Variação e Exploração - Turma A

Código / Turma

AD045 A

Nome

Técnica V: Variação e Exploração

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Daniela Gatti

Juliana Martins Rodrigues De Moraes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudos e ênfase no uso dos apoios no solo que propiciem um ativo suporte nas quedas e recuperação. Relação do peso, do tempo e do contratempo. Importância da respiração integrada ao movimento e a percepção do uso consistente da energia durante a aula. Exploração do espaço com ritmos variados e dinâmicos. Aprofundamento na dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Exercícios de chão: rolamentos, uso dos apoios, movimentos sequenciais e em oposição;

- Exercícios em níveis baixo, médio e alto;

- Uso do espaço: deslocamentos, saltos, corridas;

- Ritmos quaternários e ternários;

- Cinesfera: movimentos centrais, transversais e periféricos;

- Qualidades de movimento.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

BIANCHI, Paloma; NUNES, Sandra M. A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 148-168, jan./abr. 2015.

PEREIRA BOLSANELLO, D. A educação somática e o contemporâneo profissional da dança. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 001-017, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012001.

SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do Corpo Vol. 3: As mutações do olhar. Século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008, p.509-539.

VELLOZO, Marila A.; PEES, Adriana A.; GERALDI, Silvia M. (Ed.). Dança, percepção e micropolíticas do corpo em experiências somáticas. Revista Científica/FAP, Curitiba, n.13, p. 1-128, jul./dez. 2015.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 90
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 6
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 90

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Trabalho pratica focado nas técnicas de dança moderna e linhas contemporâneas, aprofundando aspectos do aprendizado sensório-motor e dos processos de consciência pelo movimento. Dominar codificações e princípios técnicos estudados, sabendo utilizá-los para a investigação e elaboração de novos repertórios de movimento. Serão oferecidas sequências de dança básicas e complexas para dar ao aluno a chance de aplicar seus conhecimentos já adquiridos e aplicá-los à sua capacidade de lembrar e executar essas sequências. Improvisações serão inseridas em momentos da aula.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As porcentagens serão combinadas com os alunos no início do semestre. Critérios:

Avaliação prática 

Pesquisas teórico-práticas, resenhas de textos e reflexões conceituais 

Auto-avaliação escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado 

Aspectos atitudinais: participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas 

Cronograma (Plano de Aula)

mês 1:

- Nível baixo e médio: rolamentos, apoios, movimentos em sequenciamento e em oposição, musicalidade

- Sequências de média complexidade

mês 2 e 3:

- Níveis baixo, médio e alto: rolamentos, apoios, movimentos sequenciais e em oposição, musicalidade, pulso, deslocamentos pelo espaço

- Sequências de alta complexidade

mês 4:

- Sedimentação dos conceitos: alunos criam e ensinam sequências de movimentos

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas com sequências criadas pela professora;

Execícios de improvisação;

Exercícios criados pelos alunos.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco