Turma AD045 - Técnica V: Variação e Exploração - Turma A
AD045 A
Técnica V: Variação e Exploração
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudos e ênfase no uso dos apoios no solo que propiciem um ativo suporte nas quedas e recuperação. Relação do peso, do tempo e do contratempo. Importância da respiração integrada ao movimento e a percepção do uso consistente da energia durante a aula. Exploração do espaço com ritmos variados e dinâmicos. Aprofundamento na dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Exercícios de chão: rolamentos, uso dos apoios, movimentos sequenciais e em oposição;
- Exercícios em níveis baixo, médio e alto;
- Uso do espaço: deslocamentos, saltos, corridas;
- Ritmos quaternários e ternários;
- Cinesfera: movimentos centrais, transversais e periféricos;
- Qualidades de movimento.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
BIANCHI, Paloma; NUNES, Sandra M. A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 148-168, jan./abr. 2015.
PEREIRA BOLSANELLO, D. A educação somática e o contemporâneo profissional da dança. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 001-017, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012001.
SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do Corpo Vol. 3: As mutações do olhar. Século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008, p.509-539.
VELLOZO, Marila A.; PEES, Adriana A.; GERALDI, Silvia M. (Ed.). Dança, percepção e micropolíticas do corpo em experiências somáticas. Revista Científica/FAP, Curitiba, n.13, p. 1-128, jul./dez. 2015.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Trabalho pratica focado nas técnicas de dança moderna e linhas contemporâneas, aprofundando aspectos do aprendizado sensório-motor e dos processos de consciência pelo movimento. Dominar codificações e princípios técnicos estudados, sabendo utilizá-los para a investigação e elaboração de novos repertórios de movimento. Serão oferecidas sequências de dança básicas e complexas para dar ao aluno a chance de aplicar seus conhecimentos já adquiridos e aplicá-los à sua capacidade de lembrar e executar essas sequências. Improvisações serão inseridas em momentos da aula.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As porcentagens serão combinadas com os alunos no início do semestre. Critérios:
Avaliação prática
Pesquisas teórico-práticas, resenhas de textos e reflexões conceituais
Auto-avaliação escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado
Aspectos atitudinais: participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas
Cronograma (Plano de Aula)
mês 1:
- Nível baixo e médio: rolamentos, apoios, movimentos em sequenciamento e em oposição, musicalidade
- Sequências de média complexidade
mês 2 e 3:
- Níveis baixo, médio e alto: rolamentos, apoios, movimentos sequenciais e em oposição, musicalidade, pulso, deslocamentos pelo espaço
- Sequências de alta complexidade
mês 4:
- Sedimentação dos conceitos: alunos criam e ensinam sequências de movimentos
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas com sequências criadas pela professora;
Execícios de improvisação;
Exercícios criados pelos alunos.