Turma AD071 - Estágio I - Turma A

Código / Turma

AD071 A

Nome

Estágio I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jussara Corrêa Miller

Ementa (Catálogo da DAC)

Instrumentalização do aluno para o desenvolvimento de atividade supervisionada de ensino, no ambiente formal (ensino infantil, fundamental e médio) e não formal, baseada no levantamento do meio sociocultural onde se encontra inserida a instituição educacional e no conhecimento da população por ela atendida. Pesquisa sobre as experiências educativas dos alunos e contextualização dos seus conhecimentos artístico-pedagógicos a partir de leituras do corpo, noções de dança e educação. Orientação da futura ação docente por meio de reflexões sobre as instâncias pedagógica e administrativa que atravessam as relações de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a relação entre as novas tecnologias e a educação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Dinâmicas direcionadas a escuta e amadurecimento da visão do aluno sobre corpo, dança, educação e arte, com especial atenção às relações com as novas tecnologias.
  • Reflexão de fundamentação sobre o papel do arte-educador em dança na contemporaneidade. 
  • As funções sociocultural, pedagógica e administrativa da docência.
  • Discussões sobre os conteúdos e especificidades do ensino da dança, voltadas para a construção de uma abordagem de base que orientará a leitura e análise da prática docente observada no estágio.
  • Preparação para as atividades de observação e assistência nos campos de estágio. 
  • Levantamento dos elementos didático-metodológicos presentes no ensino da dança no campo de estágio escolhido.
  • Análise das práticas educacionais vivenciadas: refletindo a partir de referencias concretos. Exercício de avaliação contextual e sociocultural da instituição de ensino; leitura dos processos educacionais, sempre apoiada na experiência corporal do aluno e na sistematização de conhecimentos por ele organizada. 
  • Leitura de material teórico de apoio.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

ARAÚJO, Christiane. A Dança na disciplina de Arte: transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande/MS: Life Ed., 2021.

BRITO, G. S. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: Ed. IBPEX, 2008. 

CENPEC. Diagnóstico e plano de ação educativa: uma proposta de trabalho coletivo. Suplemento Melhoria da Educação no Município. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2003.

FREIRE, Madalena et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GARCIA, Regina Leite (org.). O Corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 136p. 

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

______. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990. 

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004. 

_________. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 

MARQUES, Isabel A. Interações: crianças, dança e escola. Isabel A. Marques; Josca Ailine Baroukh, coordenadora; Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves, organizadora. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção InterAções). 

________. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2011. 

________. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. 

PAPERT, S. A. A máquina das crianças: representando a escola na era da informática. Porto Alegre: ARTMED, 2007. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 75
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 30
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 7
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

  • Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar, organizar e estruturar seus conhecimentos, suas fundamentações de base e suas habilidades e competências desenvolvidas durante a formação acadêmica, enfocando sua futura ação docente enquanto professor de arte/dança. 
  • Refletir com o aluno sobre a prática e teoria de ensino da dança, apontando para a importância da integração de conteúdos oriundos de um saber sensível, de caráter perceptivo e expressivo, com os conteúdos teóricos de licenciatura, de âmbito sociocultural e pedagógico.
  • Supervisionar a inserção e participação dos alunos nos ambientes de estágio de observação e assistência.
  • Orientar todas as etapas que envolvem a preparação do aluno para a prática docente de estágio (docência simulada): leitura de contexto, observação de aula, levantamento das necessidades educacionais, elaboração de proposta de trabalho, sistematização do material específico, organização de plano de ensino, docência em aulas simuladas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Participação nas discussões e atividades de supervisão 
  • Cumprimento das atividades de campo 
  • Relatório de observação e acompanhamento de práticas docentes
  • Relatório final 

Cronograma (Plano de Aula)

 

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Esta disciplina mescla atividades de supervisão em sala de aula e atividades de campo, visando preparar o aluno para compreender e entrar  concretamente no contexto artístico-educacional. Atua-se por meio de proposições reflexivas (escuta de vivências, discussões de fundamentação, palestras para ampliação de referenciais) e proposições práticas (dinâmicas criativas, atividades de observação e assistência, e aulas simuladas). A função do professor, além de facilitador das propostas, é orientar e supervisionar o aluno em seu processo de estágio, no exercício de articulação coerente de conhecimentos oriundos da área corpo/dança/movimento e da área pedagógica e administrativa do processo educacional.

Observação (Plano de Aula)

em branco