Turma AD421 - História da Dança I - Turma A

Código / Turma

AD421 A

Nome

História da Dança I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Os materiais (textos e vídeos), assim como a proposição de exercícios serão disponibilizados pelo Classroom.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Claudia Alves Guimarães

Ementa (Catálogo da DAC)

Traçar um panorama sobre a história da dança em sua relação com aspectos teóricos das artes e da cultura. Recorte na cronologia da dança cênica ocidental: dos primórdios do Balé até os movimentos emergentes do final do século XIX na Europa e Américas. Apontamentos sobre novas perspectivas de estudo historiográfico (pós-colonial e de-colonial) da dança. Pesquisa documental, análise de obras coreográficas e produção de textos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO

- Apresentação disciplina: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. Apresentação dos alunos. Discussão: O que é dança?

- Introdução à história da dança. Dança sagrada, dança social, dança cênica. A origem da Dança.

  1. A Arte Renascentista e o nascimento do Balé de Côrte. O Balé de Côrte na França e sua função política. O Balé Cômico da Rainha.
  2. O Barroco e a dança. O Balé na Côrte de Luís XIV: A Academia Real de Dança e a profissionalização.
  3. A Reforma de Noverre e o Ballet d’Action.
  4. O Romantismo e o Balé Romântico
  5. Novo Espetáculo: Marius Petipa e a Escola Acadêmica Russa no final do séc. XIX.
  6. As renovações e as reformas no balé no Século XX:  Os Balés Russos de Serge Diaghilev e seus desdobramentos. Balanchine e o Balé Sueco.
  7. Expansão do balé na Europa e nas Américas.

       8- O Balé hoje.

- A Dança na Antiguidade e na Idade Média.


 

- A Arte Renascentista e o nascimento do Balé de Corte. O Balé de Corte na França e sua função política. O Balé Cômico da Rainha.

 

- O Barroco e a dança. O Balé na Corte de Luís XIV. 


 

- A Academia Real de Dança e a profissionalização. O balé-comédia e a ópera-balé. A Reforma de Noverre e o Ballet d’Action.

 

- Seminários sobre as Cartas de Noverre.

 

- Seminários sobre as Cartas de Noverre.

 

- Entrega dos relatórios. Aula prática sobre dança barroca.


 

- O Pré-Romantismo. O Romantismo e o Balé Romântico.

 

- Cont. Romantismo. Bournouville e escola dinamarquesa. Balé na Rússia. Marius Petipa e o pós-romantismo no século XIX.

 

- As renovações e as reformas no balé no Século XX:   Os Balés Russos de Serge Diaghilev e seus desdobramentos. Balanchine e o Balé Sueco. 


 

- Expansão do balé na Europa e nas Américas.

 

 

- O Balé hoje.


 

- Avaliação.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOURCIER, P. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

CANTON, Kátia. E o príncipe dançou... O conto de fadas, da tradição oral à dança contemporânea. São Paulo: Ática, 1994.

CAVRELL, H. Dando Corpo à História. Curitiba: Prismas, 2015.HOMANS, J. Os anjos de Apolo: uma história do ballet.(trad. Jaime Araújo). Lisboa: Edições 70, 2012.

MONTEIRO, M. Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo: EDUSP, 1998.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 30
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 2
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Introdução às questões da dança cênica ocidental, sua formação e desenvolvimento até os dias atuais. Discussão sobre questões referentes ao balé e o ao seu ensino. Discussão sobre a estética e sobre questões decoloniais. A importãncia da história e as releituras nos dias de hoje.

  • Fornecer elementos para diferenciação estética de cada período.
  • Discutir a relação das referências em dança estudadas com os outros campos artísticos;
  • Produzir, conjuntamente com os alunos, uma reflexão acerca dos diferentes contextos estudados.
  • Instrumentalizar o aluno para refletir através do estudo da história sobre o período atual e sobre o seu próprio trabalho artístico.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

FORMAS DE AVALIAÇÃO

  • Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
  • Acesso ao material disponibilizado no Classroom
  • Exercícios e relatórios teóricos
  • Trabalhos e Seminários
  • Além disso, serão considerados aspectos referentes à participação nas aulas.







 

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Dança: Categorização (dança sagrada, dança social, dança cênica e dança educativa.)
  2. Breve histórico sobre a origem da Dança, a Dança na Antiguidade e na Idade Média.
  3. A Arte Renascentista e o nascimento do Balé de Côrte. O Balé de Côrte na França e sua função política. O Balé Cômico da Rainha.
  4. O Barroco e a dança. O Balé na Côrte de Luís XIV: A Academia Real de Dança e a profissionalização.
  5. A Reforma de Noverre e o Ballet d’Action.
  6. O Romantismo e o Balé Romântico
  7. Novo Espetáculo: Marius Petipa e a Escola Acadêmica Russa no final do séc. XIX.
  8. As renovações e as reformas no balé no Século XX:  Os Balés Russos de Serge Diaghilev e seus desdobramentos. 
  9. Expansão do balé na Europa e nas Américas.
  10. Novas propostas e leituras a partir do balé na contemporaneidade.
  11. O balé e as questões étnicas: 

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA

Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas presenciais, da leitura e escrita de textos, de exibição de vídeos, de discussões com os alunos, etc.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos, assistência de espetáculos, leitura e discussão de textos teóricos disponibilizados através de links ou em PDF no Moodle,  trabalhos dirigidos, podendo ser usados alguns recursos digitais, caso haja necessidade de aulas híbridas. 

Além disso, caso haja possibilidade será oferecido uma aula de dança barroca, como extensão, que alimentará as aulas teóricas, auxiliando o aluno na compreensão do universo da dança no século XVII e no entendimento de questões pertinentes ao desenvolvimento do balé clássico.

 

Observação (Plano de Aula)

Haverá duas avaliações no semestre. A primeira na primeira metade e a segunda no final do semestre.