Turma AD601 - História da Dança no Brasil - Turma A
AD601 A
História da Dança no Brasil
Google Classroom
Newton da Silva
O material (textos e vídeos) e os exercícios serão disponibilizados no Classroom.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da dança e de sua história no Brasil, do Brasil e sobre o Brasil. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre nação e folclore, dança e nação, as questões do nacional-popular. Pré-românticos, balé romântico e nação, dança moderna e contemporânea: o século XX no Brasil. O mundial e o topológico: o Brasil na rede da dança.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- A dança no Brasil-Colônia e no período imperial. A dança dos povos indígenas. A dança dos povos de origem africana.Heranças portuguesas.
- A dança no séc. XIX. O Caso Maria Baderna.
- A dança nas primeiras décadas do séc. XX. O ensino e o status do balé na educação. O desenvolvimento das artes de espetáculo após a 1ª. Guerra Mundial (teatros, público, turnês, gênero de espetáculos).
- A criação da 1ª. Escola Oficial de Balé. Desenvolvimento do ensino.
- A profissionalização da dança (As décadas de 1940 e de 1950). Aspirações de um balé brasileiro.
- O modernismo e a dança. O início da dança moderna no Brasil.
- Os anos 70 e as transformações na história da dança no Brasil.
- Particularidades do desenvolvimento da dança nas diversas regiões do país.
- Relações entre a história pessoal e a história da dança no Brasil.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BIBLIOGRAFIA
BEAUDET, Jean-Michel. Dançaremos Até o Amanhecer. Uma Etnologia Movimentada na Amazônia. São Paulo: EDUSP, 2017.
BOAVENTURA, M. E. 22 por 22: A Semana de Arte Moderna vista pelos seus Contemporâneos. São Paulo: EDUSP, 2013.
CORVISIERI, S. Maria Baderna: a bailarina de dois mundos. Rio de Janeiro: Record, 2001.
JANCSÓ, I. ; KANTOR, I. Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo:EDUSP: HUCITEC, 2011.
JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 2020.
NAVAS, C. & DIAS, L. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
PEREIRA. R. A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
RISIERO, A. Avant-gard na Bahia. São Paulo: Instituto Lina Bo Bardi, 1995.
SILVA JUNIOR, P. M. Mercedes Baptista: a dama negra da dança.
SUCENA, Eduardo. A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN, 1988.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramturgia e convenções. São Paulo: SESI, 2013.
VICENZIA, Ida. Dança no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE/ Atração Produções Ilimitadas, 1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Introdução ao estudo da história da dança no país, relacionando-a a história pessoal do aluno assim como a aspectos sócio-culturaia-econômicos e políticos do Brasil.
Instigar os alunos a uma reflexão sobre a história e sobre questões contemporâneas, relacionadas à decolonidade.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
- Acesso ao material disponibilizado no Classroom
- Exercícios e relatórios teóricos
- Trabalhos e Seminários
- Além disso, serão considerados aspectos referentes à participação nas aulas.
Cronograma (Plano de Aula)
Os textos e vídeos serão postados no Classroom, indicando a previsão da data de cada atividade requerida. No final do semestre o aluno ministrará um seminário e entregará um trabalho final. As datas serão previamente divulgadas, podendo, no entanto, haver modificações, de acordo com a resposta da turma frente às discussões.
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas presenciais, da leitura e escrita de textos, de exibição de vídeos, de discussões com os alunos, etc.
Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos, assistência de espetáculos, leitura e discussão de textos teóricos disponibilizados através de links ou em PDF no Classroom, trabalhos dirigidos.
Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de power-points, vídeos sobre os artistas estudados, vídeos captados na internet; debates com artistas (quando possível), assistência e discussão de espetáculos de dança, leitura de textos teóricos.
Observação (Plano de Aula)
As datas serão previamente divulgadas, podendo, no entanto, haver modificações, de acordo com a resposta da turma frente às discussões.