Turma AD601 - História da Dança no Brasil - Turma A

Código / Turma

AD601 A

Nome

História da Dança no Brasil

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

O material (textos e vídeos) e os exercícios serão disponibilizados no Classroom.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Claudia Alves Guimarães

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo da dança e de sua história no Brasil, do Brasil e sobre o Brasil. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre nação e folclore, dança e nação, as questões do nacional-popular. Pré-românticos, balé romântico e nação, dança moderna e contemporânea: o século XX no Brasil. O mundial e o topológico: o Brasil na rede da dança.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. A dança no Brasil-Colônia e no período imperial. A dança dos povos indígenas. A dança dos povos de origem africana.Heranças portuguesas.
  2. A dança no séc. XIX. O Caso Maria Baderna. 
  3. A dança nas primeiras décadas do séc. XX. O ensino e o status do balé na educação. O desenvolvimento das artes de espetáculo após a 1ª. Guerra Mundial (teatros, público, turnês, gênero de espetáculos).
  4. A criação da 1ª. Escola Oficial de Balé. Desenvolvimento do ensino.
  5. A profissionalização da dança (As décadas de 1940 e de 1950). Aspirações de um balé brasileiro.
  6. O modernismo e a dança. O início da dança moderna no Brasil.
  7. Os anos 70 e as transformações na história da dança no Brasil.
  8. Particularidades do desenvolvimento da dança nas diversas regiões do país. 
  9. Relações entre a história pessoal e a história da dança no Brasil.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA

BEAUDET, Jean-Michel. Dançaremos Até o Amanhecer. Uma Etnologia Movimentada na Amazônia. São Paulo: EDUSP, 2017.

BOAVENTURA, M. E. 22 por 22: A Semana de Arte Moderna vista pelos seus Contemporâneos. São Paulo: EDUSP, 2013.

CORVISIERI, S. Maria Baderna: a bailarina de dois mundos. Rio de Janeiro: Record, 2001.

JANCSÓ, I. ; KANTOR, I. Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo:EDUSP: HUCITEC, 2011.

JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio. São Paulo: Peirópolis,  2020.

NAVAS, C. & DIAS, L.  Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

PEREIRA. R. A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

RISIERO, A. Avant-gard na Bahia. São Paulo: Instituto Lina Bo Bardi, 1995.

SILVA JUNIOR, P. M. Mercedes Baptista: a dama negra da dança. 

SUCENA, Eduardo. A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN, 1988.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramturgia e convenções. São Paulo: SESI, 2013.

VICENZIA, Ida. Dança no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE/ Atração Produções Ilimitadas, 1997.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 30
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 2
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Introdução ao estudo da história da dança no país, relacionando-a a história pessoal do aluno assim como a aspectos sócio-culturaia-econômicos e políticos do Brasil.

Instigar os alunos a uma reflexão sobre a história e sobre questões contemporâneas, relacionadas à decolonidade.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
  • Acesso ao material disponibilizado  no Classroom
  • Exercícios e relatórios teóricos
  • Trabalhos e Seminários
  • Além disso, serão considerados aspectos referentes à participação nas aulas.

 

Cronograma (Plano de Aula)

Os textos e vídeos serão postados no Classroom, indicando a previsão da data de cada atividade requerida. No final do semestre o aluno ministrará um seminário e entregará um trabalho final. As datas serão previamente divulgadas, podendo, no entanto, haver modificações, de acordo com a resposta da turma frente às discussões.

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas presenciais, da leitura e escrita de textos, de exibição de vídeos,  de discussões com os alunos, etc.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos, assistência de espetáculos, leitura e discussão de textos teóricos disponibilizados através de links ou em PDF no Classroom,  trabalhos dirigidos.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de power-points, vídeos sobre os artistas estudados, vídeos captados na internet; debates com artistas (quando possível), assistência e discussão de espetáculos de dança, leitura de textos teóricos.

Observação (Plano de Aula)

As datas serão previamente divulgadas, podendo, no entanto, haver modificações, de acordo com a resposta da turma frente às discussões.