Turma AR101 - Fundamentos Filosóficos da Arte Educação - Turma A
AR101 A
Fundamentos Filosóficos da Arte Educação
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O processo do conhecimento humano: vivências e significações. O conhecimento inteligível e o saber sensível. Linguagem e conhecimento conceitual (inteligível). Os signos estéticos como simbolização do saber sensível. A dimensão educacional da arte. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre a temática da disciplina.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
● As várias abordagens para o ensino de arte e as concepções de educação e de arte implícitas
● A arte como conhecimento
● Arte, cultura e educação
● Arte-educação, significação e criação
● A educação estética
● Funções da arte na educação: essencialistas x contextualistas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ANDRADE, Erika Natasha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinícius. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, pp. 301- 319.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.42-55.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DEWEY, John. A criatura viva. In: DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 59-84.
EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.173- 188.
FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes-construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea. Pro-Posições, Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998, p. 70-78.
PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n.3 [30], p.57-66, 1999.
PORCHER, Louis. Educação artística-luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1973.
RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae.Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003. VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. Cap. 1 e 2 (p. 11-42)
STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
● Apresentar a arte como uma forma específica de conhecimento;
● Levar os alunos a refletirem a respeito da importância da arte na formação do indivíduo;
● Discutir sobre as diferentes visões a respeito do papel da arte dentro da sociedade;
● Problematizar a arte na educação básica;
● Promover a reflexão no licenciando sobre seu papel dentro do processo de democratização do ensino de arte
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Os alunos serão avaliados a partir de :
● leitura de textos, participação nos debates e propostas de aula;
● apresentação de seminário;
● trabalho escrito individual;
Cronograma (Plano de Aula)
1
Recepção aos calouros
2
Apresentação do curso e organização dos grupos de trabalho (13 líderes como ponto de partida - PAD)
As várias abordagens para o ensino de arte e suas concepções de educação e de arte implícitas
Texto: PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n.3 [30], p.57-66, 1999.
3
A arte como conhecimento: algumas ideias-chave
Texto: STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353316825_A_construcao_do_conhecimento_em_Arte
4
A música/arte como discurso
Texto: NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 27-53, 2011. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/337935492_Musica_como_discurso_uma_perspectiva_a_partir_da_filosofia_do_circulo_de_Bakhtin
2 grupos para trazer exemplos ligados ao texto
5
A dança como discurso
Texto: AMORIN, Marília. O discurso da dança e o conceito de gênero: alguns elementos de leitura. Bakhtiniana, São Paulo, 15 (2): 64-96, abril/jun. 2020. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617
4 grupos, cada um para destrinchar um dos gêneros ilustrados no texto na perspectiva teórica apresentada
6
Arte e significação: a percepção estética
Texto: FORQUIN, Jean-Claude. A educação artística – para quê?. In: PORCHER, Louis (org.). Educação artística: luxo ou necessidade? 5.ed. São Paulo: Summus, 1982, p.25-48.
7
Arte e cultura: a arte-educação na visão da pós-modernidade
Textos:
1- EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.173-188.
2- RAMOS-SILVA, Luciane. A dança dos outros: imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 10 n. 2, jun-dez/2019, p. 91 a 98.
Leitura complementar:
3- DAVIS, Angela. A arte na linha de frente: mandato para uma cultura do povo. In: DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política, São Paulo: Boitempo, 2007, p. 165-180.
Material complementar: Vídeos da Ana Mae Barbosa
3 grupos para ilustrar modernidade e pós-modernidade nas artes visuais, música e dança
8
Arte e cultura: multiculturalidade e decolonialidade
Textos:
1- RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.
2- MOURA, Eduardo Junio Santos. Des/obediência docente na de/colonialidade na arte-educação na América Latina. Revista GEARTE, Porto Alegre, RS, v. 6, n. 2, jul. 2019. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92905
Leitura complementar:
3- LIMA, Gabriel R. F.; SILVEIRA, Silvia C. S. Construção de sujeitos corporais e práticas antirracistas na Escola Livre de Dança da Maré. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6, N.1- pág. 72-91 janeiro-abril de 2020
2 grupos para apresentar projetos didáticos relacionados ao tema
9
Funções da arte na educação: essencialistas x contextualistas
Textos:
1- ALMEIDA, Célia M. C. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (org). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001, p.11-38.
2: LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.42-55.
2 grupos para comandar a argumentação a favor ou contra cada uma das vertentes
10
Arte-educação e criação
Textos:
1- BARBOSA, Ana Mae. A volta da criatividade. In: MOURA, E.J.S.; CALLADO, M.A.C.F.; DURÃES, N.A (orgs.).10 Anos de Seminário de Pesquisa em Artes. Montes Claros: Editora Unimontes, 2021, p. 21-39.
2- VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. Cap. 1 e 2 (p. 11-42)
Material complementar: https://www.youtube.com/watch?v=bxtbu4zwRkQ&list=PLYt17H7STMqf-3iAEbJifOPCTdig7gzdO&index=5
2 Grupos para apresentar exemplos didáticos com criação
11
John Dewey – Vídeo-aula
1- Texto 1: ANDRADE, Erika Natasha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinícius. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, pp. 301-319.
2- Texto 2: DEWEY, John. A criatura viva. In: DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 59-84.
12
Seminários finais
13
Seminários finais
14
Seminários finais
15
Seminários finais
Entrega da atividade escrita individual
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com a utilização de recursos multimídia.