Turma AR101 - Fundamentos Filosóficos da Arte Educação - Turma A

Código / Turma

AR101 A

Nome

Fundamentos Filosóficos da Arte Educação

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Cordeiro Nassif Schroeder

Ementa (Catálogo da DAC)

O processo do conhecimento humano: vivências e significações. O conhecimento inteligível e o saber sensível. Linguagem e conhecimento conceitual (inteligível). Os signos estéticos como simbolização do saber sensível. A dimensão educacional da arte. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre a temática da disciplina.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

● As várias abordagens para o ensino de arte e as concepções de educação e de arte implícitas

● A arte como conhecimento

● Arte, cultura e educação

● Arte-educação, significação e criação

● A educação estética

● Funções da arte na educação: essencialistas x contextualistas

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ANDRADE, Erika Natasha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinícius. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, pp. 301- 319.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.42-55.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

DEWEY, John. A criatura viva. In: DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 59-84.

EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.173- 188.

FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes-construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea. Pro-Posições, Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998, p. 70-78.

PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n.3 [30], p.57-66, 1999.

PORCHER, Louis. Educação artística-luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1973.

RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae.Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003. VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. Cap. 1 e 2 (p. 11-42)

STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 30
Carga Horária Atividades Orientadas 30
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

● Apresentar a arte como uma forma específica de conhecimento;

● Levar os alunos a refletirem a respeito da importância da arte na formação do indivíduo;

● Discutir sobre as diferentes visões a respeito do papel da arte dentro da sociedade;

● Problematizar a arte na educação básica;

● Promover a reflexão no licenciando sobre seu papel dentro do processo de democratização do ensino de arte

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Os alunos serão avaliados a partir de :

● leitura de textos, participação nos debates e propostas de aula;

● apresentação de seminário;

● trabalho escrito individual;

 

Cronograma (Plano de Aula)

Recepção aos calouros

2

Apresentação do curso e organização dos grupos de trabalho (13 líderes como ponto de partida - PAD)

As várias abordagens para o ensino de arte e suas concepções de educação e de arte implícitas

Texto: PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n.3 [30], p.57-66, 1999.

3

A arte como conhecimento: algumas ideias-chave

Texto: STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353316825_A_construcao_do_conhecimento_em_Arte

4

A música/arte como discurso

Texto: NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 27-53, 2011. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/337935492_Musica_como_discurso_uma_perspectiva_a_partir_da_filosofia_do_circulo_de_Bakhtin

2 grupos para trazer exemplos ligados ao texto

5

A dança como discurso

Texto: AMORIN, Marília. O discurso da dança e o conceito de gênero: alguns elementos de leitura. Bakhtiniana,  São Paulo, 15 (2): 64-96, abril/jun. 2020. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617

4 grupos, cada um para destrinchar um dos gêneros ilustrados no texto na perspectiva teórica apresentada

6

Arte e significação: a percepção estética

Texto: FORQUIN, Jean-Claude. A educação artística – para quê?. In: PORCHER, Louis (org.). Educação artística: luxo ou necessidade? 5.ed. São Paulo: Summus, 1982, p.25-48.

7

Arte e cultura: a arte-educação na visão da pós-modernidade

Textos:

1- EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.173-188.

2- RAMOS-SILVA, Luciane. A dança dos outros: imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 10 n. 2, jun-dez/2019, p. 91 a 98.

Leitura complementar:

3- DAVIS, Angela. A arte na linha de frente: mandato para uma cultura do povo. In: DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política, São Paulo: Boitempo, 2007, p. 165-180.

Material complementar: Vídeos da Ana Mae Barbosa

3 grupos para ilustrar modernidade e pós-modernidade nas artes visuais, música e dança

8

Arte e cultura: multiculturalidade e decolonialidade

Textos:

1- RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

2- MOURA, Eduardo Junio Santos. Des/obediência docente na de/colonialidade na arte-educação na América Latina. Revista GEARTE, Porto Alegre, RS, v. 6, n. 2, jul. 2019. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92905

Leitura complementar:

3- LIMA, Gabriel R. F.; SILVEIRA, Silvia C. S. Construção de sujeitos corporais e práticas antirracistas na Escola Livre de Dança da Maré. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6, N.1- pág. 72-91 janeiro-abril de 2020

2 grupos para apresentar projetos didáticos relacionados ao tema

9

Funções da arte na educação: essencialistas x contextualistas

Textos:

1- ALMEIDA, Célia M. C. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (org). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001, p.11-38.

 2: LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.42-55.

2 grupos para comandar a argumentação a favor ou contra cada uma das vertentes

10

Arte-educação e criação

Textos:

1- BARBOSA, Ana Mae. A volta da criatividade. In: MOURA, E.J.S.; CALLADO, M.A.C.F.; DURÃES, N.A (orgs.).10 Anos de Seminário de Pesquisa em Artes. Montes Claros: Editora Unimontes, 2021, p. 21-39.

2- VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. Cap. 1 e 2 (p. 11-42)

Material complementar: https://www.youtube.com/watch?v=bxtbu4zwRkQ&list=PLYt17H7STMqf-3iAEbJifOPCTdig7gzdO&index=5

2 Grupos para apresentar exemplos didáticos com criação

11

John Dewey – Vídeo-aula

1- Texto 1: ANDRADE, Erika Natasha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinícius. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, pp. 301-319.

2- Texto 2: DEWEY, John. A criatura viva. In: DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 59-84.

12

Seminários finais

13

Seminários finais

14

Seminários finais

15

Seminários finais

Entrega da atividade escrita individual

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com a utilização de recursos multimídia. 

Observação (Plano de Aula)

em branco