Turma MP110 - Arranjo I - Turma A
MP110 A
Arranjo I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Técnicas de escrita musical para formações instrumentais diversas. Prática de arranjo em música popular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo Programático
- A escrita coral: extensões e articulações vocais;
- A seção rítmico-harmônica: formas de escrita;
- Técnicas e fórmulas de acompanhamento;
- O arranjo vocal com seção rítmica;
- O 4way-close aplicado à melodia dada;
- Instrumentos de Cordas Arcadas: extensões, características e articulações ;
- Formação camerística I: o quarteto de cordas;
- O acabamento em cordas: possibilidades de aberturas de oitavações;
- O arranjo com cordas: seção rítmico-harmônica com cordas;
- A posição espalhada (Drops) aplicado à melodia dada: abordagem mecânica.
- Os instrumentos de madeira: extensões, características e articulações;
- O quinteto de madeiras: formação camerística característica;
- Possibilidades de dobramentos e oitavações no naipe de madeiras;
- Madeiras e cordas: a orquestra clássica;
- A técnica dos Spreads.
- - Técnicas contrapontísticas aplicadas ao arranjo;
- - O naipe de saxofones: extensões e características;
- - O Quarteto de saxofones.
- Audição e apreciação crítica de exemplos relacionados aos conteúdos apresentados, bem como sua contextualização histórica.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ADLER, S. The Study of Orchestration. New York/London: W.W. Norton and Company, 1989.
ALMADA, C. Arranjo. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000.
PISTON, W. Orchestration, Nova York: W.W.Norton, 1955.
GUEST, I. Arranjo. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 1995
KENNAN, Kent; GRANTAHM, Donald. The Tecnique of Orquestration. 6ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Adquirir os conhecimentos técnicos básicos para a realização de análise e a prática de arranjo, assim como para a realização de exercícios de instrumentação e orquestração. Ampliar o conhecimento do repertório de arranjo e arranjadores de relevância para a música brasileira.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Trabalhos semestrais sobre tópicos específicos do conteúdo. Participação ativa na sala de aula e devolução dos exercícios.
Cronograma (Plano de Aula)
- A escrita coral: extensões e articulações vocais;
- A seção rítmico-harmônica: formas de escrita;
- Técnicas e fórmulas de acompanhamento;
- O arranjo vocal com seção rítmica;
- O 4way-close aplicado à melodia dada;
- Instrumentos de Cordas Arcadas: extensões, características e articulações ;
- Formação camerística I: o quarteto de cordas;
- O acabamento em cordas: possibilidades de aberturas de oitavações;
- O arranjo com cordas: seção rítmico-harmônica com cordas;
- A posição espalhada (Drops) aplicado à melodia dada: abordagem mecânica.
- Os instrumentos de madeira: extensões, características e articulações;
- O quinteto de madeiras: formação camerística característica;
- Possibilidades de dobramentos e oitavações no naipe de madeiras;
- Madeiras e cordas: a orquestra clássica;
- A técnica dos Spreads.
- - Técnicas contrapontísticas aplicadas ao arranjo;
- - O naipe de saxofones: extensões e características;
- - O Quarteto de saxofones.
- 6
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.
Observação (Plano de Aula)
Materia de preferência para alunos que cursaram Harmonia I e II (MP 130, 230)