Turma MP110 - Arranjo I - Turma A

Código / Turma

MP110 A

Nome

Arranjo I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo José de Siqueira Tiné

Ementa (Catálogo da DAC)

Técnicas de escrita musical para formações instrumentais diversas. Prática de arranjo em música popular.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo Programático

  • A escrita coral: extensões e articulações vocais;
  • A seção rítmico-harmônica: formas de escrita;
  • Técnicas e fórmulas de acompanhamento;
  • O arranjo vocal com seção rítmica;
  • O 4way-close aplicado à melodia dada;
  • Instrumentos de Cordas Arcadas: extensões, características e articulações ;
  • Formação camerística I: o quarteto de cordas;
  • O acabamento em cordas: possibilidades de aberturas de oitavações;
  • O arranjo com cordas: seção rítmico-harmônica com cordas;
  • A posição espalhada (Drops) aplicado à melodia dada: abordagem mecânica.
  • Os instrumentos de madeira: extensões, características e articulações;
  • O quinteto de madeiras: formação camerística característica; 
  • Possibilidades de dobramentos e oitavações no naipe de madeiras;
  • Madeiras e cordas: a orquestra clássica;
  • A técnica dos Spreads.
  • -   Técnicas contrapontísticas aplicadas ao arranjo;
  • -   O naipe de saxofones: extensões e características;
  • -   O Quarteto de saxofones.
  • Audição e apreciação crítica de exemplos relacionados aos conteúdos apresentados, bem como sua contextualização histórica.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADLER, S. The Study of Orchestration. New York/London: W.W. Norton and Company, 1989.

ALMADA, C. Arranjo. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000.

PISTON, W. Orchestration, Nova York: W.W.Norton, 1955.

GUEST, I. Arranjo. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 1995

KENNAN, Kent; GRANTAHM, Donald. The Tecnique of Orquestration. 6ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Adquirir os conhecimentos técnicos básicos para a realização de análise e a prática de arranjo, assim como para a realização de exercícios de instrumentação e orquestração. Ampliar o conhecimento do repertório de arranjo e arranjadores de relevância para a música brasileira.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos semestrais sobre tópicos específicos do conteúdo. Participação ativa na sala de aula e devolução dos exercícios.

Cronograma (Plano de Aula)

 

  • A escrita coral: extensões e articulações vocais;
  • A seção rítmico-harmônica: formas de escrita;
  • Técnicas e fórmulas de acompanhamento;
  • O arranjo vocal com seção rítmica;
  • O 4way-close aplicado à melodia dada;
  • Instrumentos de Cordas Arcadas: extensões, características e articulações ;
  • Formação camerística I: o quarteto de cordas;
  • O acabamento em cordas: possibilidades de aberturas de oitavações;
  • O arranjo com cordas: seção rítmico-harmônica com cordas;
  • A posição espalhada (Drops) aplicado à melodia dada: abordagem mecânica.
  • Os instrumentos de madeira: extensões, características e articulações;
  • O quinteto de madeiras: formação camerística característica; 
  • Possibilidades de dobramentos e oitavações no naipe de madeiras;
  • Madeiras e cordas: a orquestra clássica;
  • A técnica dos Spreads.
  • -   Técnicas contrapontísticas aplicadas ao arranjo;
  • -   O naipe de saxofones: extensões e características;
  • -   O Quarteto de saxofones.
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Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.

 

Observação (Plano de Aula)

Materia de preferência para alunos que cursaram Harmonia I e II (MP 130, 230)