Turma MP130 - Harmonia I - Turma A

Código / Turma

MP130 A

Nome

Harmonia I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo José de Siqueira Tiné

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo dos conceitos e procedimentos harmônicos característicos da música popular. Prática de escrita harmônica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo Programático

  • Campo harmônico maior e o sistema de notas evitadas para cada grau;
  • Classificação dos movimentos harmônicos: fortes, fracos e superfortes;
  • Realização de exercícios através da técnica de bloco 4way-close;
  • Campo menor harmônico e o sistema de notas evitadas para cada grau;
  • Dominantes secundárias (DS);
  • Relação escala-acorde no contexto das DS com os modos derivados apenas da escala maior e menor harmônica;
  • A cadência II-V e as cadências secundárias II-V para cada grau do campo;
  • O Blues Maior
  • A técnica dos Drops a partir do 4-way-close
  • Audição e contextualização de exemplos relacionados ao conteúdo formal.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.

GUEST, Ian. Harmonia, um método prático. São Paulo: Irmãos Vitale (Vols 1, 2 e 3), 2000. 

JAFFE, Andy. Jazz Harmony. Advanced Music, 3a edição, 2015.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Tornar o aluno apto a realizar e analisar, através dos conceitos básicos da harmonia, a estilística e o repertório ligado à música popular;

Introduzir conceitos de arranjo (harmonia em bloco) e improvisação (relação escala-acorde).

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova sobre o conteúdo dado e trabalho sobre tópicos específicos do conteúdo ou apresentação de trabalho composicional a partir dos mesmos tópicos. Participação ativa em sala de aula e entrega dos exercícios de atividade no classroom.

Cronograma (Plano de Aula)

  • Campo harmônico maior e o sistema de notas evitadas para cada grau;
  • Classificação dos movimentos harmônicos: fortes, fracos e superfortes;
  • Realização de exercícios através da técnica de bloco 4way-close;
  • Campo menor harmônico e o sistema de notas evitadas para cada grau;
  • Dominantes secundárias (DS);
  • Relação escala-acorde no contexto das DS com os modos derivados apenas da escala maior e menor harmônica;
  • A cadência II-V e as cadências secundárias II-V para cada grau do campo;
  • O Blues Maior
  • A técnica dos Drops a partir do 4-way-close.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas. Participação ativa em sala de aula e realização das atividades propostas.

Observação (Plano de Aula)

em branco