Turma MP130 - Harmonia I - Turma A
MP130 A
Harmonia I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo dos conceitos e procedimentos harmônicos característicos da música popular. Prática de escrita harmônica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo Programático
- Campo harmônico maior e o sistema de notas evitadas para cada grau;
- Classificação dos movimentos harmônicos: fortes, fracos e superfortes;
- Realização de exercícios através da técnica de bloco 4way-close;
- Campo menor harmônico e o sistema de notas evitadas para cada grau;
- Dominantes secundárias (DS);
- Relação escala-acorde no contexto das DS com os modos derivados apenas da escala maior e menor harmônica;
- A cadência II-V e as cadências secundárias II-V para cada grau do campo;
- O Blues Maior
- A técnica dos Drops a partir do 4-way-close
- Audição e contextualização de exemplos relacionados ao conteúdo formal.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.
GUEST, Ian. Harmonia, um método prático. São Paulo: Irmãos Vitale (Vols 1, 2 e 3), 2000.
JAFFE, Andy. Jazz Harmony. Advanced Music, 3a edição, 2015.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Tornar o aluno apto a realizar e analisar, através dos conceitos básicos da harmonia, a estilística e o repertório ligado à música popular;
Introduzir conceitos de arranjo (harmonia em bloco) e improvisação (relação escala-acorde).
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Prova sobre o conteúdo dado e trabalho sobre tópicos específicos do conteúdo ou apresentação de trabalho composicional a partir dos mesmos tópicos. Participação ativa em sala de aula e entrega dos exercícios de atividade no classroom.
Cronograma (Plano de Aula)
- Campo harmônico maior e o sistema de notas evitadas para cada grau;
- Classificação dos movimentos harmônicos: fortes, fracos e superfortes;
- Realização de exercícios através da técnica de bloco 4way-close;
- Campo menor harmônico e o sistema de notas evitadas para cada grau;
- Dominantes secundárias (DS);
- Relação escala-acorde no contexto das DS com os modos derivados apenas da escala maior e menor harmônica;
- A cadência II-V e as cadências secundárias II-V para cada grau do campo;
- O Blues Maior
- A técnica dos Drops a partir do 4-way-close.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas. Participação ativa em sala de aula e realização das atividades propostas.