Turma MP141 - Canto na Música Popular I - Turma A

Código / Turma

MP141 A

Nome

Canto na Música Popular I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas das décadas de 30 a 45, a época de ouro da música popular brasileira.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Escuta das vozes da canção popular brasileira no período que vai de 1902 a 1945: Baiano, Eduardo das Neves, Cadete, Vicente Celestino, Francisco Alves, Araci Cortes, Orlando Silva, Carmen Miranda, Mario Reis, Luiz Barbosa, Araci de Almeida , Ademilde Fonseca, Elisa Coelho, Vassourinha, Ciro Monteiro, Jorge Veiga, Silvio Caldas, Linda Batista e Dircinha Batista.

Análise do comportamento vocal

Análise cancional - parâmetros para compreender a semiotica da canção

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

 

Sandroni, Carlos. Feitiço Decente. 2001. Jorge Zahar Editor/UFRJ. Rio de Janeiro.

Tatit, Luiz. O Cancionista. 1998. EDUSP. SP

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar conhecimento das principais vozes que construíram a história do canto na música popular brasileira midiatizada, compreendendo as referências estéticas da voz bem como parte do universo composicional,  a partir da escuta de fonogramas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação continua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.

Trabalho escrito: A partir da escuta dos fonogramas escolher uma das vozes e analisa-la em dois fonogramas diferentes.

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1                                                                                                                                                                                                                                            

Mario de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas

AULA 2

A Casa Edison – as vozes nas gravações mecânicas

Eduardo das Neves ; Baiano

AULA 3

Vicente Celestino

Francsico Alves

AULA 4                                                                                                                               

Araci Cortes

- escuta da voz e gesto vocal

AULA 5                                                                                                                                

Mario Reis

Luiz Barbosa

Fala, ritmo e qualidades vocais

AULA 6                                                                                 

Aracy de Almeida

- gesto interpretativo e vocalidades

AULA 7                                                                                 

Carmen Miranda

- gesto vocal e enunciação (oralização)

AULA 8                                                                                                        

Orlando Silva

- música e expressividade vocal

AULA 9                                                                                  

VASSOURINHA

- articulação rítmica

AULA   10                                                                  

CIRO MONTEIRO

JORGE VEIGA

- o samba, a fala, o canto (vozes tematizadas)

Aula 11                                                                                 

Discussão sobre o texto:  Dicção de Noel Rosa (in O Cancionista  - Luiz Tatit)

Aula 12                                                                                 

Ademilde Fonseca

- choro cantado

AULA 13                                           

Grupos Vocais da Época de Ouro

AULA 14

As irmãs Batista (Linda e Dircinha)

- voz passional

 

Metodologia (Plano de Aula)

Partindo da escuta de repertório, aplicação da Semiótica da Canção e da Análise do Comportamento Vocal como ferramentas para aprofundar o conhecimento sobre as vozes e o conteúdo cancional do período. Complementação analítica através da leitura de textos para compreensão do momento musical, político e social vivido no período estudado.

Observação (Plano de Aula)

O cronograma pode sofrer pequenas alterações caso ocorram mudanças não previstas no calendário