Turma MP150 - Música e Tecnologia I - Turma A
MP150 A
Música e Tecnologia I
Google Meet, Google Classroom, Outro
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução aos principais tipos de aplicação dos computadores nas atividades musicais. Editoração de partituras, seqüenciação: áudio digital.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
AULA 01 – Apresentação do Curso
AULA 02 – Física e metafísica do som [o ruído versus as alturas]
Leitura obrigatória: WISNIK, José Miguel. “Som, ruído e silêncio”. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. PP. 15-59.
AULA 03 – Física e metafísica do som [onda e acústica]
Leitura obrigatória: MENEZES, Flo. “O som no Mundo: sua essência e seus itinerários”. In: Acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. PP. 19-62
AULA 04 – Física e metafísica do som [onda e acústica]
Leitura obrigatória: MENEZES, Flo. “O som no Mundo: sua essência e seus itinerários”. In: Acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. PP. 19-62
AULA 05 – Registros sonoros [história]
Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando. “O surgimento dos registros sonoros”. In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 29-37.
AULA 06 (06/05/21) – Registros sonoros [fonografia e performance]
Leitura obrigatória: BYRNE, David. “Como a tecnologia molda a música”. In: Como funciona a música. Baruei , SP: Amaralys, 2014. PP. 75-115.
AULA 07 – Técnica e estética [repertório – música concreta/eletroacústica]
Leitura obrigatória: MENEZES, Flo. “Um olhar retrospectivo sobre a história da música eletroacústica”. In: MENEZES, Flo. Música eletroacústica – história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996. PP. 151-160.
AULA 08 –Técnica e estética [repertório – Norman Mclaren o e audiovisual]
Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando."O estúdio eletroacústico" e "Música eletroacústica e performance". In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 137-206.
AULA 09 – Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop I]
Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando."Instrumentos eletrônicos". In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 137-206.
AULA 10 – Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop II]
Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando. "Iteração"; "Interação musical" e "Ruído". In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 137-206.
AULA 11 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles I]
Leitura obrigatória: FENERICK, José Adriano. “Sgt. Pepper's lonely hearts club band: uma colagem de sons e imagens”. In: Revista de História e estudos culturais. Rio de Janeiro: Janeiro/ Fevereiro/ Março de 2008 Vol. 5 Ano V no 1.
AULA 12 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles II]
Leitura obrigatória: FENERICK, José Adriano. “Sgt. Pepper's lonely hearts club band: uma colagem de sons e imagens”. In: Revista de História e estudos culturais. Rio de Janeiro: Janeiro/ Fevereiro/ Março de 2008 Vol. 5 Ano V no 1.
AULA 13 – PROVA/TRABALHO
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BYRNE, David. Como funciona a música. Barueri, SP: Amaralys, 2014.
CHION, Michel. Músicas, media e tecnologias. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1994.
IAZZETTA, Fernando. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MENEZES, Flo. Acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
_____________. Música eletroacústica – história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966.
VICENTE, Eduardo. Da vitrola ao Ipod. São Paulo: Alameda, 2014.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Compainha das Letras, 1989.
ZUBEN, Paulo. Música e tecnologia. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1. Introduzir o universo da mediação eletrônica musical e suas ferramentas e suas culturas.
2. Analisar criticamente as relações entre os usos estéticos e tecnológicos dos equipamentos elétrico/digitais para a criação musical.
3. Introduzir o aluno na literatura específica da área.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1. Prova (50%)
2. Resenha (livre escolha) de duas leituras obrigatórias (40%)
3. Participação em aula (10%)
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 01 – Apresentação do Curso
AULA 02 – Física e metafísica do som [o ruído versus as alturas]
AULA 03 – Física e metafísica do som [onda e acústica]
AULA 04 – Registros sonoros [história]
AULA 05 – Registros sonoros [fonografia e performance]
AULA 06 – Técnica e estética [repertório – música concreta/eletroacústica I]
AULA 07 – Técnica e estética [repertório – música concreta/eletroacústica II]
AULA 08 –Técnica e estética [repertório – Norman Mclaren o e audiovisual]
AULA 09 – Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop I]
AULA 10 – Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop II]
AULA 11 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles I]
AULA 12 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles II]
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, exercícios de escuta coletiva e leitura da literatura específica da área.