Turma MP150 - Música e Tecnologia I - Turma A

Código / Turma

MP150 A

Nome

Música e Tecnologia I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cacá Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução aos principais tipos de aplicação dos computadores nas atividades musicais. Editoração de partituras, seqüenciação: áudio digital.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

AULA 01 – Apresentação do Curso 

AULA 02  –  Física e metafísica do som [o ruído versus as alturas]

Leitura obrigatória: WISNIK, José Miguel. “Som, ruído e silêncio”. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. PP. 15-59.

AULA 03 – Física e metafísica do som [onda e acústica]

Leitura obrigatória: MENEZES, Flo. “O som no Mundo: sua essência e seus itinerários”. In: Acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. PP. 19-62

AULA 04 – Física e metafísica do som [onda e acústica]

              Leitura obrigatória: MENEZES, Flo. “O som no Mundo: sua essência e seus itinerários”. In: Acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. PP. 19-62

AULA 05 – Registros sonoros [história]

Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando. “O surgimento dos registros sonoros”. In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 29-37.

AULA 06 (06/05/21) – Registros sonoros [fonografia e performance]

Leitura obrigatória: BYRNE, David. “Como a tecnologia molda a música”. In: Como funciona a música. Baruei , SP: Amaralys, 2014. PP. 75-115.

AULA 07 – Técnica e estética [repertório – música concreta/eletroacústica]

Leitura obrigatória: MENEZES, Flo. “Um olhar retrospectivo sobre a história da música eletroacústica”. In: MENEZES, Flo. Música eletroacústica – história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996. PP. 151-160. 

AULA 08 –Técnica e estética [repertório – Norman Mclaren o e audiovisual]

Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando."O estúdio eletroacústico" e "Música eletroacústica e performance". In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 137-206.

AULA 09 – Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop I]

Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando."Instrumentos eletrônicos". In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 137-206.

AULA 10 –  Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop II]

Leitura obrigatória: IAZZETTA, Fernando. "Iteração"; "Interação musical" e "Ruído". In: Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. PP. 137-206.

AULA 11 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles I]

Leitura obrigatória: FENERICK, José Adriano. “Sgt. Pepper's lonely hearts club band: uma colagem de sons e imagens”. In: Revista de História e estudos culturais. Rio de Janeiro: Janeiro/ Fevereiro/ Março de 2008 Vol. 5 Ano V no 1.

AULA 12 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles II]

Leitura obrigatória: FENERICK, José Adriano. “Sgt. Pepper's lonely hearts club band: uma colagem de sons e imagens”. In: Revista de História e estudos culturais. Rio de Janeiro: Janeiro/ Fevereiro/ Março de 2008 Vol. 5 Ano V no 1.

AULA 13 – PROVA/TRABALHO 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BYRNE, David. Como funciona a música. Barueri, SP: Amaralys, 2014. 

CHION, Michel. Músicas, media e tecnologias. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1994. 

IAZZETTA, Fernando. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. 

MENEZES, Flo. Acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 

_____________. Música eletroacústica – história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966.


VICENTE, Eduardo. Da vitrola ao Ipod. São Paulo: Alameda, 2014.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Compainha das Letras, 1989.

ZUBEN, Paulo. Música e tecnologia. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

1. Introduzir o universo da mediação eletrônica musical e suas ferramentas e suas culturas.

2. Analisar criticamente as relações entre os usos estéticos e tecnológicos dos equipamentos elétrico/digitais para a criação musical.

3. Introduzir o aluno na literatura específica da área.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1. Prova (50%)  

2. Resenha (livre escolha) de duas leituras obrigatórias (40%)

3. Participação em aula (10%)

 

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 01 – Apresentação do Curso 

AULA 02 –  Física e metafísica do som [o ruído versus as alturas]

AULA 03 – Física e metafísica do som [onda e acústica]

AULA 04 – Registros sonoros [história]

AULA 05  – Registros sonoros [fonografia e performance]

AULA 06 – Técnica e estética [repertório – música concreta/eletroacústica I]

AULA 07 – Técnica e estética [repertório – música concreta/eletroacústica II]

AULA 08  –Técnica e estética [repertório – Norman Mclaren o e audiovisual]

AULA 09 – Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop I]

AULA 10 –  Técnica e estética [repertório – música eletrônica pop II]

AULA 11 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles I]

AULA 12 – Técnica e estética [repertório – discografia Beatles II]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, exercícios de escuta coletiva e leitura da literatura específica da área.

Observação (Plano de Aula)

em branco