Turma AP115 - Modelos e Maquetes - Turma B

Código / Turma

AP115 B

Nome

Modelos e Maquetes

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Evandro Ziggiatti Monteiro

Ementa (Catálogo da DAC)

Técnicas e materiais na construção de maquetes. Construção de maquetes e modelos iconico-analógicos de obras de significativa importância e de acordo com os modelos teóricos da arquitetura no pensamento moderno. Releitura de projetos existentes com programas específicos variáveis a partir do código estético-funcional de cada tradição arquitetônica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DEMARCO, Patricia. Building Architectural Models. New York: Schiffer Publishing, 1999.
FLORIO, Wilson; SEGALL, Mario L.; ARAÚJO, Nieri S. Tangibilidade dos Modelos Físicos: Protótipos Rápidos Em Arquitetura. Anais do GRAPHICA, Curitiba, 2007, p. 1-15. 
KNOLL, Wolfgang. Maquetes Arquitetônicas.  São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
LORENZO, Consales; BERTAZZONI, Luigi. Maquetes: A representação do espaço no projeto arquitetônico, São Paulo, Gustavo Gili, 2016
MONTENEGRO, Gildo A. Formato e dimensões do papel. In: Desenho arquitetônico. 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001. p.28-29

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo é ensinar uma metodologia que permita compreender as diversas aplicações de modelos e maquetes durante a realização de projetos, em várias escalas, desde objetos e edifícios até modelos urbanos. Para tanto, além das técnicas de modelagem, a intenção é despertar o interesse dos estudantes por modelos físicos e mostrar a complementaridade entre os meios de expressão e de representação, que incluem esboços e desenhos manuais, assim como modelos físicos e digitais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 O 1o. Exercício terá 40% da nota final. O 2o Exercício terá 40% da nota final. Os 20% restantes serão destinados a avaliação dos fichamentos (4 fichamentos valendo 0,5 cada)
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho na elaboração dos modelos e maquetes.
A Média Final será assim composta:
Exercício 1– desenvolvimento modelo/maquete – Residência Icônica: 4,0 pontos
Exercício 2 – desenvolvimento modelo/maquete – Processo - Projeto Residencial: 4.0 pontos- Este exercício será dividido em Parte 1 (2,0 pontos) e Parte 2 (2,0 pontos)
Exercício – fichamentos: 2,0 pontos
 

Cronograma (Plano de Aula)

  • O papel dos modelos físicos e das maquetes na história da arquitetura.

  • A maquete física como um meio de interpretação de projetos e ampliação de repertório em arquitetura.

  • O modelo físico e a maquete de apresentação como recurso de representação e comunicação de idéias.

  • Tipos de maquetes e suas aplicações nas diferentes fases do projeto de arquitetura.

  • Escalas e grau de detalhamento de maquetes: conceituais, estudo preliminar e de apresentação.

  • Adequação das técnicas de produção de maquetes em cada fase de projeto, seja de objetos reduzidos, seja de edifícios ou urbanas.

  • Materiais adequados e disponíveis no mercado a cada tipo de modelo e maquete.

  • Modelos e Maquetes tradicionais-artesanais e com resursos tecnológicos, como a prototipagem rápida.

  • Pesquisa , identificação, organização e interpretação de documentação.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão predominantemente práticas, intercaladas por rápidas explanações sobre os conceitos tratados a cada exercício. Ocorrerão discussões intermediárias coletivas com o propósito de esclarecer e resolver problemas de ordem prática e teórica.

1ª. Aula – Apresentação da disciplina

2ª. Aula – Apresentação do 1º. Exercício: modelo físico a partir de formas geométricas com isopor e papel paraná, em escalas 1:200 e 1:100. Trabalho individual

3ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: orientações no corte e precisão dos modelos

4ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: orientações na colagem de peças

5ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: discussão sobre o resultado obtido e o papel dos modelos físicos para o estudo preliminar de projetos de arquitetura

6ª. Aula – Apresentação do 2º. Exercício: maquete física de um edifício selecionado da arquitetura moderna paulistana, com papel duplex ou triplex, em escala 1:100. Trabalho em dupla.

7ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientações na interpretação de desenhos na confecção de maquetes

8ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientação sobre técnicas e acabamentos

9ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientação e acompanhamento

10ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: discussão sobre o resultado obtido e o papel dos modelos físicos na construção de repertório de projeto em arquitetura

11ª. Aula – Apresentação do 3º. Exercício: modelo e maquete de projeto de uma residência e da topografia do terreno. Trabalho individual.

12ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações sobre como utilizar o modelo físico para desenvolver seu projeto utilizando a máquina de corte a laser, utilizando diversos tipos de materiais, em escala 1:100 ou 1:50.

13ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC

14ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC

15ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC

16ª. Aula – Entrega e Avaliação do 3º. Exercício

Observação (Plano de Aula)

em branco