Turma MP330 - Harmonia III - Turma A

Código / Turma

MP330 A

Nome

Harmonia III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo José de Siqueira Tiné

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo dos conceitos e procedimentos harmônicos característicos da música popular. Prática de escrita harmônica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático

  • Empréstimo Modal (EM): campo harmônico maior-menor; 
  • a escala maior harmônica como síntese da relação de Empréstimo Modal;
  • Abertura por Clusters.
  • Dominante Auxiliar: dominantes secundárias dos acordes de EM.
  • Realização de exercícios através do uso da TCS (tríade na camada superior);
  • Relações com a subdominante menor: o acorde napolitano (-II);
  • O Rhythm Changes;
  • A cadência napolitana (-II V) e a cadência secundária napolitana (para os graus do campo);

Os acordes de 6a aumentada e o subV (substituto de dominante);

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.

FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Teoria da Harmonia na Música Popular: Uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP. 1996.

_____________________________. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas, e o estudo de planos tonais em música popular. Tese de Doutorado. Campinas: IA-UNICAMP, 2010. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Tornar o aluno apto a realizar e analisar, através dos conceitos avançados da harmonia, a estilística e o repertório ligado à música popular;

Introduzir conceitos de arranjo (harmonia em bloco) e improvisação (relação escala-acorde).

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova sobre o conteúdo dado ou trabalho sobre tópicos específicos do conteúdo. Participação ativa em sala de aula e entrega das atividades propostas no classroom.

Cronograma (Plano de Aula)

  • Empréstimo Modal (EM): campo harmônico maior-menor; 
  • a escala maior harmônica como síntese da relação de Empréstimo Modal;
  • Abertura por Clusters.
  • Dominante Auxiliar: dominantes secundárias dos acordes de EM.
  • Realização de exercícios através do uso da TCS (tríade na camada superior);
  • Relações com a subdominante menor: o acorde napolitano (-II);
  • O Rhythm Changes;
  • A cadência napolitana (-II V) e a cadência secundária napolitana (para os graus do campo);

Os acordes de 6a aumentada e o subV (substituto de dominante);

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.

Observação (Plano de Aula)

em branco