Turma MP330 - Harmonia III - Turma A
MP330 A
Harmonia III
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo dos conceitos e procedimentos harmônicos característicos da música popular. Prática de escrita harmônica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático
- Empréstimo Modal (EM): campo harmônico maior-menor;
- a escala maior harmônica como síntese da relação de Empréstimo Modal;
- Abertura por Clusters.
- Dominante Auxiliar: dominantes secundárias dos acordes de EM.
- Realização de exercícios através do uso da TCS (tríade na camada superior);
- Relações com a subdominante menor: o acorde napolitano (-II);
- O Rhythm Changes;
- A cadência napolitana (-II V) e a cadência secundária napolitana (para os graus do campo);
Os acordes de 6a aumentada e o subV (substituto de dominante);
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.
FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Teoria da Harmonia na Música Popular: Uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP. 1996.
_____________________________. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas, e o estudo de planos tonais em música popular. Tese de Doutorado. Campinas: IA-UNICAMP, 2010.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Tornar o aluno apto a realizar e analisar, através dos conceitos avançados da harmonia, a estilística e o repertório ligado à música popular;
Introduzir conceitos de arranjo (harmonia em bloco) e improvisação (relação escala-acorde).
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Prova sobre o conteúdo dado ou trabalho sobre tópicos específicos do conteúdo. Participação ativa em sala de aula e entrega das atividades propostas no classroom.
Cronograma (Plano de Aula)
- Empréstimo Modal (EM): campo harmônico maior-menor;
- a escala maior harmônica como síntese da relação de Empréstimo Modal;
- Abertura por Clusters.
- Dominante Auxiliar: dominantes secundárias dos acordes de EM.
- Realização de exercícios através do uso da TCS (tríade na camada superior);
- Relações com a subdominante menor: o acorde napolitano (-II);
- O Rhythm Changes;
- A cadência napolitana (-II V) e a cadência secundária napolitana (para os graus do campo);
Os acordes de 6a aumentada e o subV (substituto de dominante);
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.