Turma MP340 - História e Linguagem da Música Popular III - Turma A

Código / Turma

MP340 A

Nome

História e Linguagem da Música Popular III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Suzel Ana Reily

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo da história da música popular brasileira das origens aos dias de hoje. Gêneros, estilos, artistas e movimentos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Formação de conceitos centrais para o estudo da música popular;
  • Introdução a algumas propostas de análise da música popular; 
  • Estudo de esferas da cultura popular brasileira centradas na performance musical;
  • Estudos de caso de gêneros da música popular de diferentes partes do mundo;
  • Música, identidade e identidades musicais.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A festa do santo preto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.

CARVALHO, João Soeiro de. “Makwayela: choral performance and nation building in Mozambique”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 145-182, out.

CAVALCANTI, Rodrigo. “A trajetória da reconfiguração digital na indústria nacional de música”. Canoas, 7 (3): 2 7-44, 2018.

FARIA, Cleide Nogueira de. “Puxando a sanfona e rasgando o nordeste: relações de gênero na música popular nordestina (1950-1990)”. MNEME: Revista de Humanidades, vol. 3, n. 5: 1-35, 2002.

GIESBRECHT, Érica. “Jongos, batuques e sambas de bumbo: dançando a memória negra de Campinas”. Música e cultura, v. 8, n. 2, 2014.

HIKIJI, R. S. G., & Chalcraft, J. “Gringos, nômades, pretos – políticas do musicar africano em São Paulo”. Revista De Antropologia, 65(2), 2022. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.198226

LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte, Editoria UFMG, 2002.

NEDER, Alvaro. “O estudo cultural da música popular brasileira”. Per Musi, Belo Horizonte,  n.22, p.181-195, 2010.

REILY, S. A. “O congado não é escola de samba: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro”. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 135–152, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13092. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13092.

REILY, Suzel Ana. “To Remember Captivity: the Congados of Southern Minas Gerais”. Latin American Music Review, v. 22, n.1, p. 4-30, 2001. DOI: https://doi.org/10.1353/lat.2001.0009

REILY, Suzel. “As Vozes das Folias: um tributo a Elizabeth Travassos Lins”. Debates, 12, 2014.

Reily, Suzel Ana. 2021. “O Musicar Local e a produção musical da localidade”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil:e-185341. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341.

SANTOS, Marcos dos Santos; LÜHNING, Angela. E. “Perspectivas descoloniais e os estudos da música de matriz africana: aproximações possíveis”. In: Anais do I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017.

SILAMBO, Micas Orlando. “Xigubu: um ‘microscópio’ para entender músicas e lutas de matizes africanos”. Revista Claves, 9 (14): 43-78, 2020. ISSN: 1983-3709

TRAVASSOS LINS, Elizabeth. Dramatization and Antagonism in the Brazilian Congadas. In: ROBERTSON, Carol, Org. Musical Repercussions of 1492. Encounters in Text and Performance. Washington: Smithsonian Institution Press, 1992, p. 219-36.

TRAVASSOS, Elizabeth. “Pontos de escuta da música popular no Brasil”. In: Música popular na América Latina – pontos de escuta, editado por Martha Ulhoa e Ana Maria Ochoa, pp., 94-111. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Travassos, E. (2010). Palavras que consomem: contribuição à análise dos cocos-de-embolada . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (51), 13-40. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i51p13-40

TRAVASSOS, Elizabeth. “Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 119-144, out. 1999

TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

a) Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre conceito de cultura popular e música popular num contexto transcultural; 

b) Identificar metodologias de análise para a música popular; 

c) estimular a leitura de textos em diversas áreas das ciências humanas e sociais que contribuam para a compreensão dessa manifestação cultural.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova escrita (45%);

Ensaio de 1500 - 2000 palavras (55%). O tema do ensaio será definido após a prova escrita.

Cronograma (Plano de Aula)

Introdução aos conceitos de cultura popular/música popular;

Esferas musicais participativas da cultura popular brasileira;

Espetacularização da cultura popular;

Cosmopolitanismo na música popular;

World Music.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, leitura de textos sobre cultura popular, música popular e escuta e análise de fonogramas.

Observação (Plano de Aula)

em branco