Turma MP340 - História e Linguagem da Música Popular III - Turma A
MP340 A
História e Linguagem da Música Popular III
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da história da música popular brasileira das origens aos dias de hoje. Gêneros, estilos, artistas e movimentos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Formação de conceitos centrais para o estudo da música popular;
- Introdução a algumas propostas de análise da música popular;
- Estudo de esferas da cultura popular brasileira centradas na performance musical;
- Estudos de caso de gêneros da música popular de diferentes partes do mundo;
- Música, identidade e identidades musicais.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A festa do santo preto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
CARVALHO, João Soeiro de. “Makwayela: choral performance and nation building in Mozambique”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 145-182, out.
CAVALCANTI, Rodrigo. “A trajetória da reconfiguração digital na indústria nacional de música”. Canoas, 7 (3): 2 7-44, 2018.
FARIA, Cleide Nogueira de. “Puxando a sanfona e rasgando o nordeste: relações de gênero na música popular nordestina (1950-1990)”. MNEME: Revista de Humanidades, vol. 3, n. 5: 1-35, 2002.
GIESBRECHT, Érica. “Jongos, batuques e sambas de bumbo: dançando a memória negra de Campinas”. Música e cultura, v. 8, n. 2, 2014.
HIKIJI, R. S. G., & Chalcraft, J. “Gringos, nômades, pretos – políticas do musicar africano em São Paulo”. Revista De Antropologia, 65(2), 2022. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.198226
LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte, Editoria UFMG, 2002.
NEDER, Alvaro. “O estudo cultural da música popular brasileira”. Per Musi, Belo Horizonte, n.22, p.181-195, 2010.
REILY, S. A. “O congado não é escola de samba: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro”. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 135–152, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13092. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13092.
REILY, Suzel Ana. “To Remember Captivity: the Congados of Southern Minas Gerais”. Latin American Music Review, v. 22, n.1, p. 4-30, 2001. DOI: https://doi.org/10.1353/lat.2001.0009
REILY, Suzel. “As Vozes das Folias: um tributo a Elizabeth Travassos Lins”. Debates, 12, 2014.
Reily, Suzel Ana. 2021. “O Musicar Local e a produção musical da localidade”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil:e-185341. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341.
SANTOS, Marcos dos Santos; LÜHNING, Angela. E. “Perspectivas descoloniais e os estudos da música de matriz africana: aproximações possíveis”. In: Anais do I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017.
SILAMBO, Micas Orlando. “Xigubu: um ‘microscópio’ para entender músicas e lutas de matizes africanos”. Revista Claves, 9 (14): 43-78, 2020. ISSN: 1983-3709
TRAVASSOS LINS, Elizabeth. Dramatization and Antagonism in the Brazilian Congadas. In: ROBERTSON, Carol, Org. Musical Repercussions of 1492. Encounters in Text and Performance. Washington: Smithsonian Institution Press, 1992, p. 219-36.
TRAVASSOS, Elizabeth. “Pontos de escuta da música popular no Brasil”. In: Música popular na América Latina – pontos de escuta, editado por Martha Ulhoa e Ana Maria Ochoa, pp., 94-111. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Travassos, E. (2010). Palavras que consomem: contribuição à análise dos cocos-de-embolada . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (51), 13-40. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i51p13-40
TRAVASSOS, Elizabeth. “Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 119-144, out. 1999
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
a) Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre conceito de cultura popular e música popular num contexto transcultural;
b) Identificar metodologias de análise para a música popular;
c) estimular a leitura de textos em diversas áreas das ciências humanas e sociais que contribuam para a compreensão dessa manifestação cultural.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Prova escrita (45%);
Ensaio de 1500 - 2000 palavras (55%). O tema do ensaio será definido após a prova escrita.
Cronograma (Plano de Aula)
Introdução aos conceitos de cultura popular/música popular;
Esferas musicais participativas da cultura popular brasileira;
Espetacularização da cultura popular;
Cosmopolitanismo na música popular;
World Music.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, leitura de textos sobre cultura popular, música popular e escuta e análise de fonogramas.