Turma MP341 - Canto na Música Popular III - Turma A

Código / Turma

MP341 A

Nome

Canto na Música Popular III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida presencialmente.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas da época dos festivais, jovem guarda e tropicália.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Escuta das vozes da canção popular brasielira midiatizada, no período que vai do início dos anos 1960 ao início dos anos 1970.

Análise do comportamento vocal

Análise cancional a partir dos pressupostos da Semiótica da Canção.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Campos, Augusto de . Balanço da bossa e outras bossas. 1968(1a edição). Editora Perspectiva. São Paulo.

Machado, Regina. Da intenção ao gesto interpretativo - análise semiótica do canto popular brasileiro - Tese de doutorado FFLCH - USP 2012

Mello, Zuza H. e Severiano, Jairo. A canção no tempo Vol. 2: 1958-1985. 1998. Editora 34. São Paulo.

Mello, Zuza Homem de. A era dos Festivais – uma parábola. 2003. Editora 34. São Paulo.

Napolitano, Marcos. Seguindo a canção – engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). 2001. FAPESP/Annablume. São Paulo.

Zé, Tom. Tropicalista, lenta luta. 2003. Publifolha.

Favaretto, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. 1996. Ateliê Editorial. São Paulo.

Suckman, Hugo. O samba da resistência à reconquista In Historias paralelas – 50 anos de Música Popular Brasileira.  Pag 27 a 48. Casa da Palavra 2011

Tatit, Luiz .  O cancionista - composição de canções no Brasil. EDUSP. São Paulo.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar o conhecimento das principais vozes que construíram a história do canto na música popular brasileira, compreendendo as referências estéticas da voz, o universo autoral e o diálogo estabelecido entre a música brasileira urbana e a música mundial.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação continua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.

Apresentação de seminários em grupos que serão definidos no início do semestre. Os seminários deverão se desenvolver a partir da escolha de um LP relevante para compreensão das vocalidades no período estudado.

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1                                                                     

A música popular midiatizada nos anos 1960 - a televisão como veiculo da diversidade vocal e cancional

AULA 2                                                                     

A diversidade cancional nos Festivais da Canção

AULA 3                                                                     

Vocalidades na Jovem Guarda

AULA 4                                                                                                        

Taiguara  - o artista, a censura, a indústria

Aula 5                                                                                                                                  

Panis et Circenses 1968

- Tropicalismo e contracultura

AULA 6                                                                                 

Gal Costa  - nas décadas de 1960 e 1970

Fa-tal Gal a todo vapor

AULA 7                                                                                            

Elis Regina  - nas décadas de 1960 e 1970

Falso Brilhante

AULA 8                                                                                 

Maria Bethânia – nas décadas de 1960 e 1970

Rosa dos ventos - o show encantado

AULA 9

O teatro musical brasileiro nos anos 1960

Augusto Boal e o Teatro de Arena                                                                         

AULA 10                                                                               

Paulinho da Viola – a tradição vocal no samba após a bossa nova

AULA 11

Tom Zé  - Estudando o samba  e Correio da Estação do Brás                                                                          

Caetano Veloso - Araça azul

AULA 12                                                                   

Cantautoras  - Joyce, Sueli Costa, Rita Lee e Fátima Guedes

 AULA 13                                          

Seminários

AULA 14

Seminários

 

Metodologia (Plano de Aula)

A partir da escuta de fonogramas, observar a realização vocal na canção brasileira segundo aspectos técnicos e interpretativos. Para possibilitar essas análises, trabalharemos segundo a perspectiva da Semiótica da Canção e das Qualidades Emotivas da Voz (MACHADO, 2012).

Observação (Plano de Aula)

O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos tratados.