Turma MP341 - Canto na Música Popular III - Turma A
MP341 A
Canto na Música Popular III
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Newton da Silva
A disciplina será oferecida presencialmente.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas da época dos festivais, jovem guarda e tropicália.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Escuta das vozes da canção popular brasielira midiatizada, no período que vai do início dos anos 1960 ao início dos anos 1970.
Análise do comportamento vocal
Análise cancional a partir dos pressupostos da Semiótica da Canção.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Campos, Augusto de . Balanço da bossa e outras bossas. 1968(1a edição). Editora Perspectiva. São Paulo.
Machado, Regina. Da intenção ao gesto interpretativo - análise semiótica do canto popular brasileiro - Tese de doutorado FFLCH - USP 2012
Mello, Zuza H. e Severiano, Jairo. A canção no tempo Vol. 2: 1958-1985. 1998. Editora 34. São Paulo.
Mello, Zuza Homem de. A era dos Festivais – uma parábola. 2003. Editora 34. São Paulo.
Napolitano, Marcos. Seguindo a canção – engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). 2001. FAPESP/Annablume. São Paulo.
Zé, Tom. Tropicalista, lenta luta. 2003. Publifolha.
Favaretto, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. 1996. Ateliê Editorial. São Paulo.
Suckman, Hugo. O samba da resistência à reconquista In Historias paralelas – 50 anos de Música Popular Brasileira. Pag 27 a 48. Casa da Palavra 2011
Tatit, Luiz . O cancionista - composição de canções no Brasil. EDUSP. São Paulo.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar o conhecimento das principais vozes que construíram a história do canto na música popular brasileira, compreendendo as referências estéticas da voz, o universo autoral e o diálogo estabelecido entre a música brasileira urbana e a música mundial.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.
Apresentação de seminários em grupos que serão definidos no início do semestre. Os seminários deverão se desenvolver a partir da escolha de um LP relevante para compreensão das vocalidades no período estudado.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
A música popular midiatizada nos anos 1960 - a televisão como veiculo da diversidade vocal e cancional
AULA 2
A diversidade cancional nos Festivais da Canção
AULA 3
Vocalidades na Jovem Guarda
AULA 4
Taiguara - o artista, a censura, a indústria
Aula 5
Panis et Circenses 1968
- Tropicalismo e contracultura
AULA 6
Gal Costa - nas décadas de 1960 e 1970
Fa-tal Gal a todo vapor
AULA 7
Elis Regina - nas décadas de 1960 e 1970
Falso Brilhante
AULA 8
Maria Bethânia – nas décadas de 1960 e 1970
Rosa dos ventos - o show encantado
AULA 9
O teatro musical brasileiro nos anos 1960
Augusto Boal e o Teatro de Arena
AULA 10
Paulinho da Viola – a tradição vocal no samba após a bossa nova
AULA 11
Tom Zé - Estudando o samba e Correio da Estação do Brás
Caetano Veloso - Araça azul
AULA 12
Cantautoras - Joyce, Sueli Costa, Rita Lee e Fátima Guedes
AULA 13
Seminários
AULA 14
Seminários
Metodologia (Plano de Aula)
A partir da escuta de fonogramas, observar a realização vocal na canção brasileira segundo aspectos técnicos e interpretativos. Para possibilitar essas análises, trabalharemos segundo a perspectiva da Semiótica da Canção e das Qualidades Emotivas da Voz (MACHADO, 2012).
Observação (Plano de Aula)
O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos tratados.