Turma MP541 - Canto na Música Popular V - Turma A
MP541 A
Canto na Música Popular V
Outro, WhatsApp
Newton da Silva
A disciplina será oferecida presencialmente.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo e sistemático do repertório referente à música caipira e ao samba paulista.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Escuta de fonogramas e análise cancional e das vozes nos universos da música caipira e do samba paulista.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Marchezini, Lucas T Nas quebradas do mundaréu: uma história do samba paulistano na voz de Plínio Marcos, Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro . Dissertação de Mestrado apresentado ao IEB-USP.
Nepomuceno, Rosa. Música Caipira – da roça ao rodeio. Editora 34.1999
Prado, Bruna Q. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada no IFCH. 2014
Tinhorão, Jose Ramos. Pequena História da Música Popular. Editora Vozes. 1974. Pág. 183 a 205 Os gêneros rurais urbanizados.
Vilela, Ivan. Cantando a própria história – música caipira e enraizamento. 2015. EDUSP. São Paulo
Werá, Kaká O trovão e o vento - um caminho de evolução pelo xamanismo tupi-guarani , Instituto arapoty e Editora Polar. 2017
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar o contato com o universo da música caipira e do samba paulista, compreendendo os referenciais estéticos que vigoram no comportamento vocal e no contexto autoral.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação contínua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.
Trabalho: Escrever um artigo tendo como foco o samba paulista ou a música caipira. A partir da escolha do tema, definir um artista e obra que configurarão o eixo central da reflexão que deve contemplar não apenas a contextualização histórica, mas , principalmente os aspectos cancionais e vocais. Apresentção do artigo no formato Comunicação, acontecerá nas duas ultimas aulas do semestre.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
Escuta da tradição – festas religiosas e gêneros populares do interior paulista
São Paulo de corpo e alma (grupo cachoeira)
AULA 2
O canto dos guarani
AULA 3
Cornélio Pires - a música caipira e os primeiros registros fonográficos
AULA 4
Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantador João Pacífico
AULA 5
Escuta: O canto dos escravos (selo Eldorado)
AULA 6
Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantor Geraldo Filme
AULA 7
Escuta analítica de fonogramas da dupla Tião Carreiro e Pardinho
AULA 8
Escuta analítica de fonogramas do compositor Paulo Vanzolini
AULA 9
Escuta analítica de fonogramas da dupla Cascatinha e Inhana
AULA 10
Escuta analítica de fonogramas do cantor e compositor Adoniran Barbosa
AULA 11
Escuta analítica de fonogramas da dupla Tonico e Tinoco
AULA 12
Escuta analítica de fonogramas da cantora Inezita Barroso
AULA 13
Apresentação de trabalhos e discussões
AULA 14
Apresentações de trabalhos e discussões
Metodologia (Plano de Aula)
Através da escuta, análise cancional e do comportamento vocal, compreender os dois universos musicais e suas possíveis relações de conteúdo.
Observação (Plano de Aula)
O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos apresentados.