Turma MP541 - Canto na Música Popular V - Turma A

Código / Turma

MP541 A

Nome

Canto na Música Popular V

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida presencialmente.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo progressivo e sistemático do repertório referente à música caipira e ao samba paulista.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Escuta de fonogramas e análise cancional e das vozes nos universos da música caipira e do samba paulista.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

Marchezini, Lucas T     Nas quebradas do mundaréu: uma história do samba paulistano na voz de Plínio Marcos, Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro . Dissertação de Mestrado apresentado ao IEB-USP.

Nepomuceno, Rosa. Música Caipira – da roça ao rodeio. Editora 34.1999

Prado, Bruna Q. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada no IFCH. 2014

Tinhorão, Jose Ramos. Pequena História da Música Popular. Editora Vozes. 1974. Pág. 183 a 205 Os gêneros rurais urbanizados.

Vilela, Ivan.             Cantando a própria história – música caipira e enraizamento. 2015. EDUSP. São Paulo

Werá, Kaká      O trovão e o vento - um caminho de evolução pelo xamanismo tupi-guarani , Instituto arapoty e Editora Polar. 2017

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar o contato com o universo da música caipira e do samba paulista, compreendendo os referenciais estéticos que vigoram no comportamento vocal e no contexto autoral.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação contínua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.

Trabalho: Escrever um artigo tendo como foco o samba paulista ou a música caipira. A partir da escolha do tema, definir um artista e obra que configurarão o eixo central da reflexão que deve contemplar não apenas a contextualização histórica, mas , principalmente os aspectos cancionais e vocais. Apresentção do artigo no formato Comunicação, acontecerá nas duas ultimas aulas do semestre.

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1                                                                                                                                                    

Escuta da tradição – festas religiosas e gêneros populares do interior paulista

São Paulo de corpo e alma (grupo cachoeira)                   

AULA 2

O canto dos guarani 

AULA 3

Cornélio Pires - a música caipira e os primeiros registros fonográficos

AULA 4                                                           

Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantador João Pacífico

AULA 5                                                                          

Escuta: O canto dos escravos (selo Eldorado)

AULA 6                                                           

Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantor Geraldo Filme

AULA 7                                                                          

Escuta analítica de fonogramas da dupla Tião Carreiro e Pardinho

AULA 8                                                                                         

Escuta analítica de fonogramas do compositor Paulo Vanzolini

AULA 9                                                                          

Escuta analítica de fonogramas da dupla Cascatinha e Inhana

AULA 10

Escuta analítica de fonogramas do cantor e compositor Adoniran Barbosa

AULA 11                                                                                       

Escuta analítica de fonogramas da dupla Tonico e Tinoco

AULA 12                                                                                      

Escuta analítica de fonogramas da cantora Inezita Barroso

AULA 13

Apresentação de trabalhos e discussões

AULA 14

Apresentações de trabalhos e discussões

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Através da escuta, análise cancional e do comportamento vocal, compreender os dois universos musicais e suas possíveis  relações de conteúdo.

Observação (Plano de Aula)

O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos apresentados.