Turma MU055 - Tópicos Especiais em Música II - Turma TN

Código / Turma

MU055 TN

Nome

Tópicos Especiais em Música II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Thaís Lima Nicodemo

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O semestre em questão vai ter como enfoque o piano no choro, a partir do estudos de obras de diferentes períodos

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do Choro no piano brasileiro. 1999. 190 f. Diss. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.

de Moura Aragão, Pedro. "Dossiê temático sobre choro." Música Popular em Revista 6.1 (2019): 3-7.

de Oliveira, Luísa Camargo Mitre, and Clifford Hill Korman. "Elementos idiomáticos do cavaquinho acompanhador aplicados ao piano no choro.”

de Oliveira, Luísa Camargo Mitre. "Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas." (2017).

de Oliveira, Luísa Camargo Mitre. "O piano no grupo de choro: outras possibilidades." Música Popular em Revista 6.1 (2019): 8-30.

de Oliveira, Luísa Camargo Mitre. "Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas." (2017).

Gomes, Iara. "DO PIANO SOLO AO SOLO DE PIANO: A IMPROVISAÇÃO PIANÍSTICA NO GÊNERO DO CHORO.”

Marconato, Thiago Leme. "Considerações sobre a tradição musical pianeira no álbum No tempo da Chiquinha, de Hercules Gomes." Anais do SIMPOM 6 (2020).

Marques, André Repizo. "Ernesto Nazareth: a projeção dos grupos de choro ao piano." Revista Música 18.2 (2018): 46-65.

Sève, Mário. Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de recorrência. Irmãos Vitale, 2021.

Souza, Rafael Eugênio Ramos de. "O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa.”

Gomes, Rafael Tomazoni, and Antônio Rafael Carvalho dos Santos. "Elementos para o estudo do estilo pianístico de Cesar Camargo Mariano nos gêneros samba e choro." São Paulo, SP (2014). 2014.

Valente, Paula Veneziano. "OS CAMINHOS DO CHORO CONTEMPORÂNEO-Performance do Trio Corrente para o choro Murmurando.”

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Disciplina dedicada aos estudos de Piano Popular na área de Performance. Busca-se aliar reflexão crítica e fazer artístico através da escuta, análise, leituras, discussões, propostas criativas e interpretativas acerca de temáticas relevantes para o campo de estudos. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Apresentação de seminário e apresentação artística.

Cronograma (Plano de Aula)

Os seminários e apresentações artísticas serão distribuídos ao longo do semestre e a data de apresentação de cada aluno será definida na primeira aula do semestre.

Metodologia (Plano de Aula)

Leituras dos textos e debates; análise musical e interpretação de peças a serem definidas no início do semestre.

Observação (Plano de Aula)

em branco