Turma MU111 - Música Industrializada I - Turma A

Código / Turma

MU111 A

Nome

Música Industrializada I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Hermilson Garcia do Nascimento

Ementa (Catálogo da DAC)

Conceitos de industrialização em geral e o caso particular da industrialização do som. Conceitos musicais e de audição em linguagem física. A gravação sonora sob os aspectos histórico e técnico atual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Conceito de música industrializada;  

- Panorama geral da veiculação da música industrializada e suas consequências  sociais;  

- Formas de análise do significado da música industrializada; 

- A indústria musical na era digital.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADORNO, Theodor. “Sobre la música popular”. Guaraduao, 6(15), 2002 

BENJAMIN, Walter, "A obra de arte na época da sua reprodução mecânica”. 

BENNETT, Andy; SHANK, Barry; TOYNBEE, Jason. “Introduction” In The Popular Music Reader. London: Routledge, pp. 1-7, 2006. 

CHANEY, Damien. “The Music Industry in the Digital Age: Consumer Participation in Value  Creation”. International Journal of Arts Management, vol. 15 (1), 2012.

DiMAGGIO, Paul. "The Internet’s Influence on the Production and Consumption of  Culture: Creative Destruction and New Opportunities". Key Essays on How the  Internet is Changing our Lives. 

PETERSON, Richard. "The Production of Culture Perspective". Annual Review of Sociology, Vol. 30 (2004), pp. 311-334. 

RUIZ, Téo. A autoprodução musical ou navegando e carregando a banda nas costas com uns gigabytes a mais. São Paulo: Iliminuras, 2015.

SHUKER, Roy. “What’s goin on?: popular culture, popular music, and media lieracy”. Understanding Popular Music. London: Routledge, pp. 1-26, 2001.

WIKSTROM, Patrik. “The Music Industry in an age of Digital Distribution ”. Key Essays on  How the Internet is Changing our Lives. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir abordagens analíticas utilizadas no estudo da música industrializada;

Identificar processos de produção de significado na música industrializada;

Motivar reflexões e debate sobre os temas correntes no estudo da música popular.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1) Prova ministrada no meio do semestre (40%);

2) Apresentação de Ensaio (60%). Tema do ensaio a ser apresentado após a prova.

Cronograma (Plano de Aula)

- Conceito de música industrializada;  

- Panorama geral da veiculação da música industrializada e suas consequências  sociais;  

- Formas de análise do significado da música industrializada; 

- A indústria musical na era digital.

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, leitura e análise de textos sobre o tema.

Observação (Plano de Aula)

em branco