Turma MU114 - Análise I - Turma A

Código / Turma

MU114 A

Nome

Análise I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Ementa (Catálogo da DAC)

Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O que entendemos por análise musical? Por que analisamos e qual seu papel na formação e na vida profissional do músico?

Perseguição de estruturas, procedimentos, ideias, expressividade, relação música/texto, idiomatismo etc. em repertórios diversos (música ocidental de tradição escrita, música popular brasileira, músicas de povos não ocidentais etc.)

Panorama de abordagens e ferramentas analíticas

(Repertório específico a ser definido ao longo do curso, conforme rumos das discussões em sala e interesses manifestos pela turma)

Bibliografia (Catálogo da DAC)

COOK, N. A Guide to Musical Analysis. New York: W. W. Norton & Company, 1987.
DELALANDE, F. A música é um jogo de criança. Trad. Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis,2019[1984].
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012[1962].

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral:

Desenvolver nos alunos uma inteligência analítica, uma capacidade de encontrar nas próprias obras respostas a seus interesses e desafios enquanto futuros professores, compositores ou intérpretes.

Objetivos específicos:

Treinar o olhar analítico para perseguir, a partir da obra (escrita ou executada), suas virtualidades: estruturas, modelos, procedimentos, ideias etc.;

Desenvolver um olhar analítico rumo a aspectos construtivos, expressivos, sonoros e idiomáticos das obras;

Introduzir panoramicamente os alunos à diversidade de abordagens e ferramentas analíticas possíveis;

Sensibilizar o olhar analítico às singularidades das obras;

Estimular nos alunos a capacidade de expressar (oralmente, textualmente, musicalmente ou didaticamente, conforme o caso) suas compreensões sobre as obras em questão.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em aulas (30%)

Desempenho em dois trabalhos (35%+35%)

Cronograma (Plano de Aula)

02/03: Introdução ao curso

09/03 a 13/04: Sensibilização às virtualidades das obras: suas estruturas, modelos, procedimentos, ideias etc.

20 e 27/04: Entrega/apresentação do 1o trabalho

04/05 a 15/06: Panorama de abordagens e ferramentas analíticas

22 e 29/06: Entrega/apresentação do 1o trabalho

06/07: Exame

Metodologia (Plano de Aula)

Análises (auditivas e com partituras)

Discussões coletivas

Aulas expositivas

Leitura de textos

Orientação de trabalhos

Observação (Plano de Aula)

em branco