Turma MU119 - Pedagogia e Didática Musical I - Turma A

Código / Turma

MU119 A

Nome

Pedagogia e Didática Musical I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Cordeiro Nassif

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

a) Música e conhecimento musical: a perspectiva da linguagem;

b) Música e desenvolvimento humano;

c) Música e cultura;

d) A educação musical considerando diferentes contextos e ciclos de escolaridade.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

ARROYO, Margarete. Música popular em um Conservatório de Música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 6, 59-67, set. 2001.

QUEIROZ, Luiz Ricardo. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In: MARINHO, V. M.; QUEIROZ, L. R. S. (orgs.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2005, p. 49-65.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Disponível em www.abemeducacaomusical.org.br

SUBTIL, Maria José Dozza. Mídias, músicas e escola: a articulação necessária. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, 75-82, mar. 2007.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

_________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 44-52, mar. 2009.

NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. Apreciação musical para não-musicistas - Uma proposta a partir das ideias do Círculo de Bakhtin.  Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.1, 2019, p.1-28

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral:

Estudar os fundamentos teóricos da Educação Musical de modo a permitir reflexões críticas sobre os conceitos que embasam as práticas docentes em música e, ao mesmo tempo, a elaboração de atividades educativas fundamentadas.

Objetivos específicos:

• Conhecer algumas premissas filosóficas, sociológicas e psicológicas da educação musical;

• Exercitar a capacidade de avaliação crítica em relação a propostas educativas com música;

• Elaborar propostas didáticas para diferentes contextos.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será feita com base em:

- Atividades remotas previamente agendadas

- Atividades de Prática de Ensino (Apresentação oral e trabalho escrito) 

- Presença e participação nas aulas presenciais

 

Cronograma (Plano de Aula)

A ser entregue no primeiro dia de aula.

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida através de aulas presenciais e atividades remotas postadas no Google Classroom. 

Todo o material da disciplina  estará disponível no Google Classroom.

Observação (Plano de Aula)