Turma MU119 - Pedagogia e Didática Musical I - Turma A
MU119 A
Pedagogia e Didática Musical I
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
a) Música e conhecimento musical: a perspectiva da linguagem;
b) Música e desenvolvimento humano;
c) Música e cultura;
d) A educação musical considerando diferentes contextos e ciclos de escolaridade.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARROYO, Margarete. Música popular em um Conservatório de Música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 6, 59-67, set. 2001.
QUEIROZ, Luiz Ricardo. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In: MARINHO, V. M.; QUEIROZ, L. R. S. (orgs.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2005, p. 49-65.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Disponível em www.abemeducacaomusical.org.br
SUBTIL, Maria José Dozza. Mídias, músicas e escola: a articulação necessária. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, 75-82, mar. 2007.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
_________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 44-52, mar. 2009.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. Apreciação musical para não-musicistas - Uma proposta a partir das ideias do Círculo de Bakhtin. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.1, 2019, p.1-28
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral:
Estudar os fundamentos teóricos da Educação Musical de modo a permitir reflexões críticas sobre os conceitos que embasam as práticas docentes em música e, ao mesmo tempo, a elaboração de atividades educativas fundamentadas.
Objetivos específicos:
• Conhecer algumas premissas filosóficas, sociológicas e psicológicas da educação musical;
• Exercitar a capacidade de avaliação crítica em relação a propostas educativas com música;
• Elaborar propostas didáticas para diferentes contextos.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será feita com base em:
- Atividades remotas previamente agendadas
- Atividades de Prática de Ensino (Apresentação oral e trabalho escrito)
- Presença e participação nas aulas presenciais
Cronograma (Plano de Aula)
A ser entregue no primeiro dia de aula.
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida através de aulas presenciais e atividades remotas postadas no Google Classroom.
Todo o material da disciplina estará disponível no Google Classroom.
Observação (Plano de Aula)