Turma MU131 - Etnomusicologia I - Turma A

Código / Turma

MU131 A

Nome

Etnomusicologia I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Suzel Ana Reily

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das manifestações musicais em diferentes culturas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 

  • Formação de um conceito etnomusicológico de “música”;
  • Introdução a algumas “musicologias” não-ocidentais; 
  • Música/cultura/sociedade (A Merriam e J Blacking);
  • Etnografia da performance musical (A Seeger);
  • Música, identidade e identidades musicais;
  • Metodologias na etnomusicologia.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press,  1973. 

PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de  antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf] STOKES, Martin. “Music”. In Encyclopedia of social and cultural anthropology. 1996. (Google Drive) 

TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of  Chicago Press, 2008, cps. 2 e 3. (Google Drive) 

BECKER, Judith e Alton. “A musical icon: power and meaning in Javanese gamelan music”. In  W. Steiner (Org.), The sign in music and literature. Austin: The University of Texas Press,  pp1981, pp, 203-15. 

GOLD, Lisa. Music in Bali. Oxford/New York: Oxford University Press. 2005, cp. 2. 

KUBIK, Gerhard. “Pesquisa musical africana dos dois lados do Atlântico: algumas experiências e  reflexes pessoais”. Revista USP, 77, 2008, pp. 90-97.  [http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13658/15476] 

REYNA, Carlos. “Ritual e música: algumas funções simbólicas e sociais das músicas do ritual  Santiago nos Andes Centrais do Peru”. Trans, 17, 2013.  [http://www.sibetrans.com/trans/articulo/447/ritual-musica-algumas-funcoes-simbolicas-e sociais-das-musicas-do-ritual-santiago-nos-andes-centrais-do-peru] 

MENDOZA, Zoila. “La danza de "Los Avelinos", sus orígenes y sus múltiples significados”.  Revista Andina, 7(2), 1989, pp. 501-21. 

MENDOZA, Zoila. “La fuerza de los caminos sonoros: caminata y música en Qoyllurit’i.”  ANTHROPOLOGICA, Nº 28, 2010, pp. 15-38. 

TURINO. Thomas. “Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical”. Horizontes  Antropológicos, 11,1999, pp. 13-28. 

PIEDADE, Acácio Tadeu de C. “Flautas e trompetes sagrados do noroeste amazônico: sobre  gênero e música do Jurupari. Horizontes antropológicos, 5(11): 93-118, 1999.  [http://www.scielo.br/pdf/ha/v5n11/0104-7183-ha-5-11-0093.pdf] 

SEEGER, Anthony. “Etnografia da música”. Cadernos de pesquisa, 17, 2008, pp. 237-59.  [http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47695] 

SEEGER, Anthony. “O que podemos aprender quando eles cantam? Gêneros vocais do Brasil  Central”. In Os índios e nós: estudos sobre sociedades tribais brasileiras, pp. 83-104. Rio de  Janeiro: Campus. (Google Drive) 

BONI, Valdete; QUARESMA, Jurema Sílvia. “Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas  em ciências sociais”. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da  UFSC, Vol. 2 nº 1 (3): 68-80, 2005. 

CAMBRIA, Vincenzo. “Etnomusicologia aplicada e ‘pesquisa ação participativa’. Reflexões  teóricas iniciais para uma experiência de pesquisa comunitária no Rio de Janeiro”. Mimeo. GOMES, Mércio Pereira. Antropologia. São Paulo: Contexto, 2008. (“Metodologia”), p. 53-67 PRASS, Luciana. “‘Tem que vir aqui prá saber’: o fazer de uma etnografia musical em três  comunidades quilombolas gaúchas”. In LUCAS, Maria Elizabeth (org.), Mixagens em  campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: Marcavisual, p.  285-301, 2013 

QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. “Pesquisa quantitative e pesquisa qualitative: Perspectivas para o  campo da etnomusicologia”. Claves, 2, 2006, pp. 87-98.  [http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/claves/article/view/2719]

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Criar oportunidades para se ouvir uma variedade de estilos musicais do mundo;
  • Introduzir diferentes sistemas musicológicos;
  • Proporcionar noções básicas sobre as abordagens analíticas utilizadas na etnomusicologia;
  • Proporcionar noções básicas das metodologias de pesquisa utilizadas na etnomusicologia;
  • Motivar reflexões e debate sobre impasses e perspectivas da disciplina no contexto contemporâneo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova escrita (45%);

Ensaio de 1500 - 2000 palavras (55%). O tema do ensaio será definido após a prova escrita.

Cronograma (Plano de Aula)

  • Formação de um conceito etnomusicológico de “música”;
  • Introdução a algumas “musicologias” não-ocidentais; 
  • Música/cultura/sociedade (A Merriam e J Blacking);
  • Etnografia da performance musical (A Seeger);
  • Música, identidade e identidades musicais;
  • Metodologias na etnomusicologia.

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas;
  • Leitura individual;
  • Oficinas práticas; 
  • Prova escrita;
  • Ensaio.

Observação (Plano de Aula)

em branco