Turma MU131 - Etnomusicologia I - Turma A
MU131 A
Etnomusicologia I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das manifestações musicais em diferentes culturas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Formação de um conceito etnomusicológico de “música”;
- Introdução a algumas “musicologias” não-ocidentais;
- Música/cultura/sociedade (A Merriam e J Blacking);
- Etnografia da performance musical (A Seeger);
- Música, identidade e identidades musicais;
- Metodologias na etnomusicologia.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973.
PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf] STOKES, Martin. “Music”. In Encyclopedia of social and cultural anthropology. 1996. (Google Drive)
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008, cps. 2 e 3. (Google Drive)
BECKER, Judith e Alton. “A musical icon: power and meaning in Javanese gamelan music”. In W. Steiner (Org.), The sign in music and literature. Austin: The University of Texas Press, pp1981, pp, 203-15.
GOLD, Lisa. Music in Bali. Oxford/New York: Oxford University Press. 2005, cp. 2.
KUBIK, Gerhard. “Pesquisa musical africana dos dois lados do Atlântico: algumas experiências e reflexes pessoais”. Revista USP, 77, 2008, pp. 90-97. [http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13658/15476]
REYNA, Carlos. “Ritual e música: algumas funções simbólicas e sociais das músicas do ritual Santiago nos Andes Centrais do Peru”. Trans, 17, 2013. [http://www.sibetrans.com/trans/articulo/447/ritual-musica-algumas-funcoes-simbolicas-e sociais-das-musicas-do-ritual-santiago-nos-andes-centrais-do-peru]
MENDOZA, Zoila. “La danza de "Los Avelinos", sus orígenes y sus múltiples significados”. Revista Andina, 7(2), 1989, pp. 501-21.
MENDOZA, Zoila. “La fuerza de los caminos sonoros: caminata y música en Qoyllurit’i.” ANTHROPOLOGICA, Nº 28, 2010, pp. 15-38.
TURINO. Thomas. “Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical”. Horizontes Antropológicos, 11,1999, pp. 13-28.
PIEDADE, Acácio Tadeu de C. “Flautas e trompetes sagrados do noroeste amazônico: sobre gênero e música do Jurupari. Horizontes antropológicos, 5(11): 93-118, 1999. [http://www.scielo.br/pdf/ha/v5n11/0104-7183-ha-5-11-0093.pdf]
SEEGER, Anthony. “Etnografia da música”. Cadernos de pesquisa, 17, 2008, pp. 237-59. [http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47695]
SEEGER, Anthony. “O que podemos aprender quando eles cantam? Gêneros vocais do Brasil Central”. In Os índios e nós: estudos sobre sociedades tribais brasileiras, pp. 83-104. Rio de Janeiro: Campus. (Google Drive)
BONI, Valdete; QUARESMA, Jurema Sílvia. “Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais”. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Vol. 2 nº 1 (3): 68-80, 2005.
CAMBRIA, Vincenzo. “Etnomusicologia aplicada e ‘pesquisa ação participativa’. Reflexões teóricas iniciais para uma experiência de pesquisa comunitária no Rio de Janeiro”. Mimeo. GOMES, Mércio Pereira. Antropologia. São Paulo: Contexto, 2008. (“Metodologia”), p. 53-67 PRASS, Luciana. “‘Tem que vir aqui prá saber’: o fazer de uma etnografia musical em três comunidades quilombolas gaúchas”. In LUCAS, Maria Elizabeth (org.), Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: Marcavisual, p. 285-301, 2013
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. “Pesquisa quantitative e pesquisa qualitative: Perspectivas para o campo da etnomusicologia”. Claves, 2, 2006, pp. 87-98. [http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/claves/article/view/2719]
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Criar oportunidades para se ouvir uma variedade de estilos musicais do mundo;
- Introduzir diferentes sistemas musicológicos;
- Proporcionar noções básicas sobre as abordagens analíticas utilizadas na etnomusicologia;
- Proporcionar noções básicas das metodologias de pesquisa utilizadas na etnomusicologia;
- Motivar reflexões e debate sobre impasses e perspectivas da disciplina no contexto contemporâneo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Prova escrita (45%);
Ensaio de 1500 - 2000 palavras (55%). O tema do ensaio será definido após a prova escrita.
Cronograma (Plano de Aula)
- Formação de um conceito etnomusicológico de “música”;
- Introdução a algumas “musicologias” não-ocidentais;
- Música/cultura/sociedade (A Merriam e J Blacking);
- Etnografia da performance musical (A Seeger);
- Música, identidade e identidades musicais;
- Metodologias na etnomusicologia.
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas expositivas;
- Leitura individual;
- Oficinas práticas;
- Prova escrita;
- Ensaio.