Turma MU140 - Instrumentação I - Turma A
MU140 A
Instrumentação I
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo de instrumentação: instrumentos de percussão e de cordas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ADLER, Samuel. Study of Orchestration, Third Edition. Third Edition ed. [s.l.] : W. W. Norton & Company, 2002.
BERLIOZ, Hector; STRAUSS, Richard. Treatise on Instrumentation. [s.l.] : Dover Publications, 1991.
BLATTER, Alfred. Instrumentation and Orchestration. 2. ed. [s.l.] : Schirmer, 1997.
CASELLA, Alfredo; MORTARI, Virgilio. Alfredo Casella/Virgilio Mortari - The Technique of Contemporary Orchestration: Second Revised Edition. 2 Revised ed. [s.l.] : Ricordi, 2004.
FORSYTH, Cecil. Orchestration, 2nd Edition. [s.l.] : Macmillan Company, 1946.
JACOB, Gordon. Orchestral Technique: A Manual for Students. 3. ed. [s.l.] : Oxford University Press, USA, 1983.
JACOB, Gordon Percival Septimus. Elements of Orchestration. [s.l.] : October House, 1965.
LEIBOWITZ, Rene and Jan Maguire. Thinking for Orchestra : Practical Exercises in Orchestration. 1ST. ed. [s.l.] : G. Schirmer, Inc., 1960.
PISTON, Walter. Orchestration. First Edition. states ed. [s.l.] : W. W. Norton & Company, 1955.
RIMSKY-KORSAKOV, Nikolay. Principles of Orchestration. New edition ed. [s.l.] : Dover Publications, 1964.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:
• conheçam as características gerais dos instrumentos de cordas friccionadas, madeiras, metais e percussão compreendendo suas especificidades sonoras, gestuais e organológicas na escrita individualizada e em grupos de câmara;
• saibam utilizar seu conhecimento teórico na composição de obras camerísticas relacionadas aos quatro módulos da disciplina.
• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada à escrita para os instrumentos em questão.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Será realizada a partir de exercícios de fixação nos quatro módulos da disciplina (40% da nota final) e 01 trabalho voltado à escrita camerística para uma das seguintes formações: a) quarteto de cordas, b) quinteto de metais, c) quarteto de madeiras e percussão ou d) formação livre com pelo menos 1 instrumentos de cada módulo estudado (60% da nota final).
Cronograma (Plano de Aula)
- Aulas dadas em 4 módulos por grupo instrumental:
1) Madeiras
2) Percussão
3) Cordas
4) Metais
- Cada módulo contém três aspectos:
1) Elementos gerais da Escrita para o grupo instrumental
2) oficina(s) com instrumentista(s)
3) Análise e Processo de escrita com proposta de exercício de fixação.
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será conduzida a partir das seguintes atividades:
a) aulas expositivas apresentando as especificidades acústica, técnicas e de escrita dos instrumentos elencados nos quatro módulos da disciplina.
b) prática de escritura e criação baseada na escrita para determinados instrumentos a partir de exercícios de fixação;
c) seminários/workshops com instrumentistas voltados a expor especificidades dos instrumentos musicais e do repertório e a comentar exercícios de escrita feitos pelos/as alunos/as
d) Escuta de Repertório: Lista para escuta crítica com exemplos musicais disponíveis online.