Turma MU140 - Instrumentação I - Turma A

Código / Turma

MU140 A

Nome

Instrumentação I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

 

 

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Mario Jose Mariano de Campos

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo de instrumentação: instrumentos de percussão e de cordas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADLER, Samuel. Study of Orchestration, Third Edition. Third Edition ed. [s.l.] : W. W. Norton & Company, 2002. 
BERLIOZ, Hector; STRAUSS, Richard. Treatise on Instrumentation. [s.l.] : Dover Publications, 1991. 
BLATTER, Alfred. Instrumentation and Orchestration. 2. ed. [s.l.] : Schirmer, 1997. 
CASELLA, Alfredo; MORTARI, Virgilio. Alfredo Casella/Virgilio Mortari - The Technique of Contemporary Orchestration: Second Revised Edition. 2 Revised ed. [s.l.] : Ricordi, 2004. 
FORSYTH, Cecil. Orchestration, 2nd Edition. [s.l.] : Macmillan Company, 1946. 
JACOB, Gordon. Orchestral Technique: A Manual for Students. 3. ed. [s.l.] : Oxford University Press, USA, 1983. 
JACOB, Gordon Percival Septimus. Elements of Orchestration. [s.l.] : October House, 1965. 
LEIBOWITZ, Rene and Jan Maguire. Thinking for Orchestra : Practical Exercises in Orchestration. 1ST. ed. [s.l.] : G. Schirmer, Inc., 1960. 
PISTON, Walter. Orchestration. First Edition. states ed. [s.l.] : W. W. Norton & Company, 1955. 
RIMSKY-KORSAKOV, Nikolay. Principles of Orchestration. New edition ed. [s.l.] : Dover Publications, 1964. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas: 

• conheçam as características gerais dos instrumentos de cordas friccionadas, madeiras, metais e percussão compreendendo suas especificidades sonoras, gestuais e organológicas na escrita individualizada e em grupos de câmara; 

• saibam utilizar seu conhecimento teórico na composição de obras camerísticas relacionadas aos quatro módulos da disciplina. 

• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada à escrita para os instrumentos em questão. 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Será realizada a partir de exercícios de fixação nos quatro módulos da disciplina (40% da nota final) e 01 trabalho voltado à escrita camerística para uma das seguintes formações: a) quarteto de cordas, b) quinteto de metais, c) quarteto de madeiras e percussão ou d) formação livre com pelo menos 1 instrumentos de cada módulo estudado (60% da nota final).

 

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Aulas dadas em 4 módulos por grupo instrumental: 

1) Madeiras

2) Percussão 

3) Cordas

4) Metais

  1. Cada módulo contém três aspectos: 

1) Elementos gerais da Escrita para o grupo instrumental

2) oficina(s) com instrumentista(s)

3) Análise e Processo de escrita com proposta de exercício de fixação.

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será conduzida a partir das seguintes atividades: 

a) aulas expositivas apresentando as especificidades acústica, técnicas e de escrita dos instrumentos elencados nos quatro módulos da disciplina. 

b) prática de escritura e criação baseada na escrita para determinados instrumentos a partir de exercícios de fixação; 

c) seminários/workshops com instrumentistas voltados a expor especificidades dos instrumentos musicais e do repertório e a comentar exercícios de escrita feitos pelos/as alunos/as

d) Escuta de Repertório: Lista para escuta crítica com exemplos musicais disponíveis online.

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco