Turma MU155 - Contraponto e Fuga I - Turma A

Código / Turma

MU155 A

Nome

Contraponto e Fuga I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

EMENTA: Contraponto a duas vozes em 5 espécies. Utilização das claves tradicionais (Dó 1a linha, Dó 3a linha, Dó 4a linha e Fá 4a linha).

DINÂMICA: Atividades Coletivas: Elementos teóricos;Exercícios realizados em aula; Entonação de contrapontos.| Atividades Individuais: Trabalho diário de contraponto (mínimo 15 a 20 min por dia); A correção de exercícios em aula, ocorrerá em função do tempo disponível e da quantidade de alunos; Os exercícios a serem corrigidos em aula devem ser digitalizados e enviados (upload) ao PORTFOLIO INDIVIDUAL de cada aluno no Google Clasroom até no máximo o dia anterior à aula.

ATIVIDADES: Sexta-feira de 08:00 às 10:00hs. | Elementos teóricos; Exercícios realizados em aula; Exercícios corrigidos em aula (digitalizados e enviados antecipadamente (no máx. na véspera de cada aula) ao Portfólio individual de cada aluno no Google Classroom); Entonação de exercícios em aula; Avaliação.

OBS: Esta disciplina MU155 é a primeira de um ciclo de quatro disciplinas dirigidas para contraponto: MU155, MU255, MU355 e MU455. Cada uma é pré-requisito da outra. Apesar de o nome da disciplina ser Contraponto e Fuga, o estudo da fuga, conforme planejamento prévio do Prof. José Augusto Mannis, ocorrerá somente em MU455 Contraponto 2, uma vez dominados conhecimentos em contraponto modal e tonal em MU155, 255 e 355.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo da técnica polifônica da música ocidental. Prática de escrita contrapontística.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Contraponto modal a duas vozes por espécies;

Cânon modal a duas vozes;

Composição vocal por contraponto modal a duas vozes.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

•FUX, Johann Joseph.The study of counterpoint from Johann Joseph Fux's Gradus ad Parnassum. EUA: J.M. Dent,  1965. 156p.  

•JEPPESEN, Knud. Counterpoint: The Polyphonic Vocal Style of the Sixteenth Century. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1939.

•MOTTE, Diether. Contrapunto. Barcelona: Idea Books, 1998.

•SCHOENBERG, Arnold. Exercícios Preliminares em Contraponto. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2001.

•OWEN, Harold. Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. New York: Schirmer Books ; Maxwell Macmillan International, 1992.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver nos alunos técnica de contraponto modal a duas vozes, em ambos seus aspectos melódico e harmônico;
Dar início a um progresso (o qual se estende aos demais semestres de Contraponto) de um raciocinio lógico orientado por regras rumo: (1) a uma intuição musical e a um pensamento polifônico in musica; (2) a uma compreensão do sentido das regras convencionadas e, assim, (2.1) a uma flexibilização criteriosa destas e (2.2) a uma sensibilização para os efeitos das fórmulas convencionadas, bem como de suas subversões;
Articular o pensamento polifônico à vocalidade e à expressão.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Entregas de exercícios: 30%
Avaliação: 30%

Trabalho final: 40%

Cronograma (Plano de Aula)

03/03: Introdução ao curso

10/03 a 28/04: 1a a 5a espécies a duas vozes, com cantus firmus (na voz superior e na voz inferior).

05/05: Avaliação

12/05 a 23/06: Canon a duas vozes; música vocal a duas vozes

30/06: Entrega do trabalho final (canon + composição vocal)

Metodologia (Plano de Aula)

•Exposição de elementos teóricos e princípios musicais.

•Exercícios realizados em aula coletivamente, sob orientação do professor

•Exercícios realizados individualmente pelos alunos

•Correção de exercícios: em aula e na avaliação

Orientação do trabalho final

Observação (Plano de Aula)

em branco