Turma MU189 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos I - Turma A

Código / Turma

MU189 A

Nome

Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

 

 

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Tadeu Moraes Taffarello

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo teórico e prático de recursos recentes para a criação musical com auxílio de computador e tecnologias eletrônicas. Estudo de estruturas generativas algorítmicas, síntese, análise e processos interativos que sirvam de suporte para a realização de projetos criativos com suporte computacional como instalações, sonoficação de ambientes, performance de musica mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real, entre outros.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FARNELL, A. Designing Sound. MIT Press, 2010. ISBN: 278-0-262-01441-0

MANZOLLI, J. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie, v. 13, p. 48-63, 2013.

MIRANDA, E.R. and M. M. Wanderley. (2006) "New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard

NIERHAUS, Gerhard. Algorithmic Composition: Paradigms of Automates Music Generation. SpringerWienNewYork, Germany. 2009.

ROWE, R. Interactive Music System. MIT Press. 1993.

 

Referências na Internet

PURE DATA COURSE: Série de tutoriais sobre Pure Data (Pd) do Dr. Rafael Hernandez. Primeiro tutorial: https://youtu.be/rtgGol-I4gA

Miller Puckete. The Theory and Technique of Electroic Music. 2006
http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas: 

Sejam introduzidos às novas técnicas composicionais vinculadas ao uso de suporte tecnológico.

Aprendam a programar com a linguagem Pure Data.

Conheçam técnicas de síntese sonora, composição e tratamento para música mista e instalações sonoras. 

Tenham a capacidade de realizar projetos criativos autorais individuais ou colaborativos com suporte computacional.

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Realização dos exercícios de fixação dos módulos (20%), realização da prova  individual (30%) e realização e apresentação do projeto de criação final (50%).

 

Cronograma (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em 02 módulos, avaliação e projeto criativo final da seguinte forma:  

Módulo 1: Recapitulação de Técnicas de Programação (4 aulas)

Módulo 2: Controle de Processos e Síntese Sonora com Cadeias de Markov  (07 aulas)

Cada módulo contém três aspectos: 

1) Apresentação geral das técnicas envolvidas 

2) Oficinas de criação e exploração com atividades em grupo

3) Exercício de fixação com atividades em grupo

Prova Aberta ou avaliação como estudo dirigido (01 aula)

Orientação de Projetos Criativos Individuais ou Coletivos (03 aulas)

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas ancoradas em oficinas de desenvolvimento prático com auxílio do computador dos dois módulos temáticos. Como apoio didático haverá a orientação individual com plantão de dúvidas e acompanhamento dos projetos  criativos individuais ou coletivos.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco