Turma MU190 - História da Música Brasileira I - Turma A
MU190 A
História da Música Brasileira I
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
História da música de concerto e de outras manifestações musicais no Brasil do período colonial aos dias de hoje.Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: indígenas e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; O movimento romântico; Ópera nacional, Carlos Gomes; nacionalismo; introdução à musicologia e trabalhos de pesquisa. Além da bibliografia apresentada, serão exploradas teses e dissertações, além de sites de conteúdo comprovadamente idôneos, bem como vídeos e gravações disponíveis na internet.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALEGRIA, José Augusto. Um teórico musical brasileiro do s. XVIII. Braga: Bracara Augusta, 1974.
ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro. F. Briguiet, 1942. 2ª ed.
ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel e seu tempo: 1808-1865. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 1967. 2v.
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_________. Música, Doce Música. Itatiaia
_________. Padre Jesuíno do Monte Carmelo, São Paulo, Martins, 1945.
ARAÚJO, Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII. São Paulo. Ricordi, 1963.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Bibliografia Musical Brasileira. Colab. Cleofe Person de Matos e Mercedes Moura Reis. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro, 1952.
_________. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro. José Olympio, 1956.
_________. Sigismund Neukomm, Austrian Composer in the New World. The Musical Quartely. Oxford, vol. 45, n.4, p. 473-483, 1959.
BATISTA, Siqueira. Do conservatório à escola de Música: ensaio histórico. Rio de Janeiro. UFRJ, 1972.
BEHAGUE, Gerard. Popular musical currents in the art music of the early nationalist period in Brazil circa 1870-1920. (Tese de doutorado). St. Louis, Tulane University. 1966.
_________. Music in Latin American. New Jersey.Prentice Hall, 1979.
BELUZZO, Ana Maria de Morais. O Brasil dos viajantes. São Paulo, Rio de Janeiro: Metalivros, Odebrecht, 1993. 3v.
CAMARGO, Ana Maria de; Moraes, Rubens Borba. Bibliografia da Impressão Régia do Rio de Janeiro. São Paulo: Edusp, Kosmos, 1993.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della musica in Brasile (1549-1925). Milão: Fratelli Riccioni, 1926.
DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo, Brasília: Martins Fontes, INL, 1975, 2 vol., 6.ed. (Biblioteca Histórica Brasileira)
DEL PRIORE, Mary. Festas e utopias no Brasil Colonial. São Pauli: Ed. Brasiliense, 2000.
DINIZ, Jaime. Músicos pernambucanos do passado. Recife: UFP, 1979.
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DUPRAT, Régis. Música na Sé de São Paulo Colonial. Paulus, 1995.
_________. Garimpo Musical. S. Paulo, Novas Metas, 1985.
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ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. São Paulo. Art Editora, 1998.2a edição.
ENDER, Thomas; Wagner, Robert; Bandeira, Júlio. Viagem ao Brasil nas aquarelas de Thomas Ender: 1817-1818. Petrópolis: Kapa editorial, 2000.
FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte de Jose Mauricio. Relume Dumará.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel.
HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira dos primórdios ao início do Século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976.
LAMEGO, Alberto. A Academia Brasílica dos Renascidos. Paris/Bruxelas, s.d.
LANGE, Curt. História das Irmandades de Vila Rica. Belo Horizonte. Arquivo Público Mineiro, 1979.
MACEDO, Joaquim Manuel de. Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro. Garnier, 2000.
MORAES, G. V. & Saliba, E. T. História e Música no Brasil. Ed. Alameda.
MARIZ, Vasco. Dicionário bio-bibliográfico musical. Rio de Janeiro. Kosmos, 1948.
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_________. A Canção de Câmara no Brasil. Porto. Progredidor, 1948.
MELO, Guilherme Teodoro Pereira. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. Bahia.Tipografia de São Joaquim, 1908.
NOGUEIRA, Lenita W. M. Maneco Músico, pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo. Pontes Editores, 2018. 2ª. ed.
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_________. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas. Editora da UNICAMP, 2000.
PREIS, Jorge Hirt. A música nas Missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII. Porto Alegre, Martins, 1988.
REZENDE, Carlos Penteado de. Cronologia Musical de São Paulo. In São Paulo em quatro séculos. São Paulo. Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1954. 2v. 2 : 233-68.
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REZENDE, Maria Conceição. A música na história de Minas Colonial. Belo Horizonte.
STEVENSON, Robert. Some portuguese sources for early Brazilian Music History. New Orleans: Tulane University Yearbook, 1968.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis. Vozes, 1972.
__________. As Festas no Brasil Colonial. São Paulo. Editora 34, 2000.
VIANA, Larissa. O idioma da mestiçagem: as irmandades de pretos na América Portuguesa. Campinas: Ed. Unicamp.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar as características da música produzida no Brasil desde o descobrimento até o século XIX, bem como reconhecer as mudanças que ocorreram na música durante este período, como a assimilação dos modelos europeus durante os séculos XVIII e XIX e as primeiras manifestações do nacionalismo musical no Brasil. Também deverá ter noções básicas de musicologia, com ênfase no repertório brasileiro.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Trabalhos apresentados pelos alunos em grupo e avaliação individual.
Cronograma (Plano de Aula)
Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: índios e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O movimento romântico, ópera nacional, compositores brasileiros, nacionalismo. As avaliações serão realizadas no decorrer do curso.
Metodologia (Plano de Aula)
Mediação entre aulas expositivas acompanhadas de documentação musical e sonora, seminários, pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos.
Observação (Plano de Aula)