Turma MU314 - Análise III - Turma A

Código / Turma

MU314 A

Nome

Análise III

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Ementa (Catálogo da DAC)

Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O modelo de Delalande: música enquanto conduta

O modelo de Lévi-Strauss: arte enquanto forma de conhecimento

Relação texto/música em música vocal do século XIX (incluindo, possivelmente início do século XX), com Schubert, Schumann e possivelmente Wagner, H. Wolf., Mahler, R. Strauss etc. (repertório específico a ser definido ao longo do curso, conforme rumos das discussões em sala e interesses manifestos pela turma)

Havendo espaço e pertinência: relação texto/música em outras práticas musicais (como, e. g., em Monteverdi, em música popular brasileira do séc. XX etc.)

Tensionamento, expansão e dissolução da tonalidade, provavelmente com Chopin, Wagner e Mussorgsky, possivelmente com Wolf, Mahler, R. Strauss, Scriabin etc. (repertório específico a ser definido ao longo do curso, conforme rumos das discussões em sala e interesses manifestos pela turma)

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DELALANDE, F. A música é um jogo de criança. Trad. Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis,2019[1984].
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012[1962].

ROSEN, C. The Romantic Generation. Harvard University Press, 1995.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral:

Desenvolver nos alunos uma inteligência analítica, uma capacidade de encontrar nas próprias obras respostas a seus interesses e desafios enquanto futuros professores, compositores ou intérpretes.

Objetivos específicos:

Estender o olhar analítico para além dos aspectos construtivos, rumo, também, aos aspectos sonoros, idiomáticos e expressivos;

Desenvolver familiaridade com dois núcleos problemáticos centrais (mas não exclusivos) à música do século XIX: uma nova primazia do texto e; as forças de tensionamento da tonalidade funcional;

Sensibilizar o olhar analítico às singularidades das obras;

Desenvolver nos alunos a capacidade de expressar (textualmente, musicalmente ou didaticamente, conforme o caso) suas compreensões sobre as obras em questão.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em aulas (30%)

Desempenho em dois trabalhos (35%+35%)

 

Cronograma (Plano de Aula)

08/03: Introdução ao curso

15/03 a 19/04: Música vocal

26/04: Entrega de 1o trabalho

03/05 a 07/06: Tensionamento da tonalidade funcional

14/06 a 28/06: Entrega/apresentação do 2o trabalho

05/07: Exame

 

Metodologia (Plano de Aula)

Análises (auditivas e com partituras)

Discussões coletivas

Aulas expositivas

Leitura de textos

Orientação de trabalhos

Observação (Plano de Aula)

em branco