Turma MU314 - Análise III - Turma A
MU314 A
Análise III
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O modelo de Delalande: música enquanto conduta
O modelo de Lévi-Strauss: arte enquanto forma de conhecimento
Relação texto/música em música vocal do século XIX (incluindo, possivelmente início do século XX), com Schubert, Schumann e possivelmente Wagner, H. Wolf., Mahler, R. Strauss etc. (repertório específico a ser definido ao longo do curso, conforme rumos das discussões em sala e interesses manifestos pela turma)
Havendo espaço e pertinência: relação texto/música em outras práticas musicais (como, e. g., em Monteverdi, em música popular brasileira do séc. XX etc.)
Tensionamento, expansão e dissolução da tonalidade, provavelmente com Chopin, Wagner e Mussorgsky, possivelmente com Wolf, Mahler, R. Strauss, Scriabin etc. (repertório específico a ser definido ao longo do curso, conforme rumos das discussões em sala e interesses manifestos pela turma)
Bibliografia (Catálogo da DAC)
DELALANDE, F. A música é um jogo de criança. Trad. Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis,2019[1984].
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012[1962].
ROSEN, C. The Romantic Generation. Harvard University Press, 1995.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral:
Desenvolver nos alunos uma inteligência analítica, uma capacidade de encontrar nas próprias obras respostas a seus interesses e desafios enquanto futuros professores, compositores ou intérpretes.
Objetivos específicos:
Estender o olhar analítico para além dos aspectos construtivos, rumo, também, aos aspectos sonoros, idiomáticos e expressivos;
Desenvolver familiaridade com dois núcleos problemáticos centrais (mas não exclusivos) à música do século XIX: uma nova primazia do texto e; as forças de tensionamento da tonalidade funcional;
Sensibilizar o olhar analítico às singularidades das obras;
Desenvolver nos alunos a capacidade de expressar (textualmente, musicalmente ou didaticamente, conforme o caso) suas compreensões sobre as obras em questão.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em aulas (30%)
Desempenho em dois trabalhos (35%+35%)
Cronograma (Plano de Aula)
08/03: Introdução ao curso
15/03 a 19/04: Música vocal
26/04: Entrega de 1o trabalho
03/05 a 07/06: Tensionamento da tonalidade funcional
14/06 a 28/06: Entrega/apresentação do 2o trabalho
05/07: Exame
Metodologia (Plano de Aula)
Análises (auditivas e com partituras)
Discussões coletivas
Aulas expositivas
Leitura de textos
Orientação de trabalhos