Turma MU319 - Pedagogia e Didática Musical III - Turma A
MU319 A
Pedagogia e Didática Musical III
Google Classroom
Newton da Silva
A disciplina será realizada de maneira presencial, com o apoio do Google Classroom.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada à música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Propostas de educadores musicais brasileiros do século XX e XXI:
-
Educação musical através do teclado de Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves e Cacilda Borges Barbosa;
-
Proposta de Villa-Lobos;
-
Proposta de Hans Joaquim Koeullreuter;
-
Oficinas de música;
-
Jogos pedagógicos para educação musical de Rosa Lúcia M. Guia e Cecília Cavalieri França;
-
Cultura da Infância Brasileira- Lydia Hortélio e Lucilene Silva.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRITO, Teca Alencar de. Koellreuter educador- o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Peirópolis, 2001.
FERNANDES, José Nunes. Oficinas de música no Brasil- história e metodologia. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias, 1997.
________. Mil e uma atividades de Oficina de Música. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 2015.
GUIA, Rosa Lúcia M.; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para educação musical. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX- metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral:
Fornecer ao aluno conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensino musical, priorizando o trabalho que músicos-instrumentistas e pedagogos musicais atuantes têm desenvolvido no Brasil.
Objetivos específicos:
-
Estudar propostas específicas de educadores musicais brasileiros do século XX;
-
Estudar concepções pedagógicas e subsídios que deem suporte ao ensino coletivo de instrumentos musicais (ECIM);
-
Conhecer jogos e brincadeiras da cultura da infância brasileira;
-
Confeccionar material didático e arranjos musicais para o ECIM, embasados no material estudado.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Os alunos deverão realizar as leituras propostas, apresentar um seminário em grupo, confeccionar material didático-pedagógico musical e preparar um arranjo de uma peça tradicional da cultura brasileira.
Cronograma (Plano de Aula)
Unidade I- propostas de educadores musicais brasileiros
Unidade II- Pedagogias do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM)
Unidade III- Jogos e brincadeiras da Cultura Tradicional da Infância
Unidade IV- Arranjos musicais para o ECIM
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas, interativas e vivências, com a utilização de recursos multimídia, partituras e instrumentos.