Turma MU355 - Contraponto I - Turma A
MU355 A
Contraponto I
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
EMENTA: Contraponto Modal a Quatro vozes em 5 espécies. Contraponto Tonal a Quatro Vozes: Choral. Utilização das claves tradicionais (Dó 1a linha, Dó 3a linha, Dó 4a linha e Fá 4a linha).
DINAMICA: Atividades Coletivas: Elementos teóricos; Exercícios realizados em aula; Entonação de contrapontos. | Atividades Individuais: Trabalho diário de contraponto (mínimo 15 a 20 min por dia); Realização de duas listas de exercícios; Correção de exercícios em aula, em função do tempo disponível e da quantidade de alunos; Os exercícios a serem corrigidos em aula devem ser digitalizados e enviados (upload) ao GoogleClassroom no dia anterior à aula.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da técnica polifônica da música ocidental. Prática de escrita contrapontística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
•FUX, Johann Joseph. The study of counterpoint from Johann Joseph Fux's Gradus ad Parnassum. EUA: J.M. Dent, 1965. 156p.
•FOX, Charles Warren. Modern Counterpoint: a phenomenological approach. In.: Notes, Second Series, Vol. 6, No. 1 (Dec., 1948), pp. 46-57
•KENNAN, Kent. Counterpoint. 4th ed. New Jersey: Prentice e Hall, 1999.
•KOELLREUTTER, Hans J. Contraponto Modal Do Século XVI: Palestrina. Brasília: Musimed, 1996.
•MOTTE, Diether de la. Contrapunto. Tradução: Miguel Angel Centenero Gallego. Barcelona : Idea Books, 1998. 420.p.
•OWEN, Harold. Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. New York: Schirmer Books ; Maxwell Macmillan International, 1992.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:
• compreendam os princípios estruturais da música instrumental barroca e do pensa mento contrapontístico do período;
• sejam capazes de analisar e criar pequenas peças contrapontísticas a duas e três vozes acompanhadas ou não por baixo-contínuo a partir de modelos estilísticos dados por peças de Johann Sebastian Bach e Arcangelo Corelli (dentre outros);
• sejam capazes de extrapolar o contexto específico do pensamento contrapontístico barroco para aplicar o conteúdo visto em propostas criativas, arranjos, processos improvisatórios ou atividades pedagógicas que trabalhem com noções contrapontísticas como objeto central ou como recurso estruturador.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Criterios de Correção: Nota Max 10,0; C = quant. Compassos nos exercícios; Cada compasso sem erros vale 10,0/C
Desempenho
Prova (N): 10,0
Cronograma (Plano de Aula)
1.Contraponto a quatro vozes, 1ª e 2ª espécies. Cantus firmus em todas as vozes.
2.Contraponto a quatro vozes, 3ª e 4ª espécies. Cantus firmus em todas as vozes.
3.Contraponto a quatro vozes, 5a espécie (Florido). Cantus firmus em todas as vozes.
4.Correção de exercícios
5.Contraponto a quatro vozes, Mistura 1ª parte. Cantus firmus em todas as vozes.
6.Contraponto a quatro vozes, Mistura 2ª parte e Correção de exercícios.
7.Coral Aula 1
8.Correção de exercícios
9.Coral Aula 2
10.Correção de exercícios
11.Coral Aula 3
12.Coral Aula 4
13.Correção de exercícios
14.Avaliação
Metodologia (Plano de Aula)
•Exposição de elementos teóricos e principios musicais.
•Exercícios realizados em aula pelo professor.
•Exercicios realizados em aula com a participação de alunos.
•Exercícios realizados individualmente pelos alunos (em listas)
•Correção de exercícios: em aula e na avaliação;
•É imprescindível que o(a) aluno(a) pratique pelo menos 15min/dia de contraponto para bom aproveitamento e para executar a prova em 2 horas e o exame em 4 horas. Sem essa prática não conseguirá concluir as avaliações.