Turma MU360 - História da Música I - Turma A

Código / Turma

MU360 A

Nome

História da Música I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Turma reservada para calouros.

O curso será totalmente presencial, exceto se houver alguma determinação em contrário pela reitoria.

 

 

 

 

 

 

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O curso será dividido em quatro módulos, iniciando-se com as primeiras manifestações musicais; na sequência a Música na Antiguidade, a Música Medieval, concluindo com a Música na Renascença. Estes módulos incluem uma introdução à história da música ocidental; suas primeiras manifestações; organização do material sonoro, desenvolvimento da música vocal e instrumental; características da música na Idade Média e Renascimento. Além da bibliografia apresentada, serão exploradas teses e dissertações, além de sites de conteúdo comprovadamente idôneos, bem como vídeos e gravações disponíveis na internet. Haverá sessões de audição crítica, de modo que a turma possa perceber como a técnica musical e os conceitos estético-filosóficos se configuram na música, visando também incentivar uma audição musical mais apurada.

 

 

 

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984

BURKHOLDER, P., GROUT, D. & PALISCA, C. A History of Western Music. New York: WWNorton, 2005, 7ª ed.

CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)

CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966

GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2005.

DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. Cambridge University Press. Cambridge, s.d.

JEPPESEN, Knud. The Style of Palestrina and the dissonance. New York: Dover, 1970

KNIGHTON, T. & FALLOWS, D. (ed). Companion to Medieval & Renaissance Music. New York: Schirmer, 1992.

LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London: W. W. Norton, 1997. 

LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.

MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.

MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo: Melhoramentos, 1963

REESE, Gustav. Music in the Middle Ages, with an introduction on the music of ancient times. New York: W. W. Norton, 1968

______. La Musica en el Renascimiento. Madrid: Alianza Editorial, 2006. 2v.

______. Music in the Renaissance. New York: W. W. Norton, 1959.

STEHMAN, J. História da Música Europeia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979.

SADIE, S. (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, New York: Mc Millan, 2001. 22v. 

ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963. 

 

 

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 30
Carga Horária Atividades Orientadas 4
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 2
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar as características e a transformação da música desde a Antiguidade até o Renascimento, bem como reconhecer as mudanças que ocorreram na música a partir da evolução das técnicas de notação musical, da criação de instrumentos musicais e do pensamento estético-filosófico do período.

 

 

 

 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos apresentados pelos alunos em conjunto, avaliação individual e outras tarefas

 

 

 

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

Calcula-se que cada um dos quatro módulos do curso (Primeiras manifestações musicais,Música na Antigidade, Música Medivel e  Música na Renascença) será apresentado durante um mês. Entretanto, Isso pode variar de acordo com o desenvolvimento do curso e o interesse dos alunos.

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Mediação entre aulas expositivas acompanhadas de documentação musical e sonora e seminários, pesquisas e outros trabalhos realizados pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)