Turma MU360 - História da Música I - Turma A
MU360 A
História da Música I
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
Turma reservada para calouros.
O curso será totalmente presencial, exceto se houver alguma determinação em contrário pela reitoria.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O curso será dividido em quatro módulos, iniciando-se com as primeiras manifestações musicais; na sequência a Música na Antiguidade, a Música Medieval, concluindo com a Música na Renascença. Estes módulos incluem uma introdução à história da música ocidental; suas primeiras manifestações; organização do material sonoro, desenvolvimento da música vocal e instrumental; características da música na Idade Média e Renascimento. Além da bibliografia apresentada, serão exploradas teses e dissertações, além de sites de conteúdo comprovadamente idôneos, bem como vídeos e gravações disponíveis na internet. Haverá sessões de audição crítica, de modo que a turma possa perceber como a técnica musical e os conceitos estético-filosóficos se configuram na música, visando também incentivar uma audição musical mais apurada.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984
BURKHOLDER, P., GROUT, D. & PALISCA, C. A History of Western Music. New York: WWNorton, 2005, 7ª ed.
CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)
CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966
GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2005.
DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. Cambridge University Press. Cambridge, s.d.
JEPPESEN, Knud. The Style of Palestrina and the dissonance. New York: Dover, 1970
KNIGHTON, T. & FALLOWS, D. (ed). Companion to Medieval & Renaissance Music. New York: Schirmer, 1992.
LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London: W. W. Norton, 1997.
LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.
MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.
MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo: Melhoramentos, 1963
REESE, Gustav. Music in the Middle Ages, with an introduction on the music of ancient times. New York: W. W. Norton, 1968
______. La Musica en el Renascimiento. Madrid: Alianza Editorial, 2006. 2v.
______. Music in the Renaissance. New York: W. W. Norton, 1959.
STEHMAN, J. História da Música Europeia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979.
SADIE, S. (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, New York: Mc Millan, 2001. 22v.
ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar as características e a transformação da música desde a Antiguidade até o Renascimento, bem como reconhecer as mudanças que ocorreram na música a partir da evolução das técnicas de notação musical, da criação de instrumentos musicais e do pensamento estético-filosófico do período.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Trabalhos apresentados pelos alunos em conjunto, avaliação individual e outras tarefas
Cronograma (Plano de Aula)
Calcula-se que cada um dos quatro módulos do curso (Primeiras manifestações musicais,Música na Antigidade, Música Medivel e Música na Renascença) será apresentado durante um mês. Entretanto, Isso pode variar de acordo com o desenvolvimento do curso e o interesse dos alunos.
Metodologia (Plano de Aula)
Mediação entre aulas expositivas acompanhadas de documentação musical e sonora e seminários, pesquisas e outros trabalhos realizados pelos alunos.
Observação (Plano de Aula)