Turma MU371 - Composição III - Turma A
MU371 A
Composição III
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
EMENTA: Exercícios composicionais em diferentes estilos musicais e/ou formações, observando os processos cognitivos envolvidos na criação artística desencadeados a partir de diversas operações de mimese sobre estruturas referenciais musicais e extramusicais.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
•SILVA, Júlia L. O. Albano da. Rádio: oralidade medialtizada. São Paulo: Annablume, 1999.
•ESSLIN, Martin. Anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
•CAESAR, Rodolfo. A escuta como objeto de pesquisa. Disponível em: < (99+) (DOC) A escuta como objeto de pesquisa | Rodolfo Caesar - Academia.edu > Acesso em: 08 de janeiro de 2021.
•_______. A espessura da sonoridade. Disponível em: < (99+) (PDF) A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem | Rodolfo Caesar - Academia.edu > Acesso em: 08 de janeiro de 2021.
•_______. O som como imagem. In: Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas, 4. São Paulo, 2012. Disponível em: < https://www.academia.edu/1773146/O_som_como_imagem >. Acesso em: 08 de janeiro de 2021.
•EL HAOULI, J.; MANNIS, J. A. Sound piece: in memoriam Decio Pignatari. In.: MuK 195/196 Massenmedien und Kommunikation universi. Org. Hans Ulrich Werner, Hochschule Offenburg Paulo C Chagas, UCRiverside, Siegen: MuK, 2014.
•_______. Abertura para o silêncio. In.: ANPPOM, 21. Uberlândia, 2011. Anais... Org. Sonia Ray. Uberlândia: UFG, 2011. p. 1579 – 1584.
•MANNIS, J. A. Ensaio sobre Gesto, Principio e Ideia musical. In.: Seminário Música Ciência e Sonologia, 3. Anais... São Paulo: USP, 2011. p. 23–33.
•_______. Processo criativo: do material à concretização, compreendendo interpretação-performance. In.: Teoria, crítica e música na atualidade. Org. Maria Alice Volpe. Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. p. 231–242.
•_______. Processos cognitivos de percepção, nálise e síntese atuando no processo criativo: mimesis de mimesis. Org. Tadeu Taffarello. In.: Encontro Nacional de Composição de Londrina, 2014. Londrina: UEL, 2014. p. 198–225.
•FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: Educ / FAPESP, 1998. Disponível em: < http://sferraz.mus.br/musrep.pdf >. Acesso em: 08 de janeiro de 2021.
•MANOURY, Philippe. Temps et musique III : Les Grammaires Génératives Musicales. Disponível en: < Temps et musique III : Les Grammaires Génératives Musicales - Création artistique (2016-2017) - Collège de France - 09 juin 2017 14:00 (college-de-france.fr) > Acesso em: 08 de janeiro de 2021.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Fornecer ao estudante elementos para o desenvolvimento de processos de criação a partir de material composicional pré-estabelecido. Exercício da prática de escritura musical a partir de modelos estruturais observados, seja na análise de obras do repertorio, seja em desdobramento e adaptação de modelos referenciais extramusicais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
APRESENTAÇÃO | COERÊNCIA | TÉCNICA | EFICIÊNCIA = 10,00
•Apresentação : Documentação impressa, sonora e performance: Encadernação, caligrafia, definição do conteúdo, indicações claras de título, compositor, data, disciplina, instrumentos, efetivo, bula de apresentação de notação especial, observações diversas, implantação de palco, descrição de instrumentos quando necessário, dinâmica da performance.
•Coerência e suficiência : Equilíbrio entre unidade e variedade.
•Técnica : Técnicas de escrita, instrumentação, orquestração, processamento de áudio, tecnicidade do projeto e eventuais dispositivos empregados no processo criativo.
•Eficiência : Clareza das idéias e da construção, inteligibilidade da condução, incluindo : elegância, equilíbrio, proporções, dimensionamentos.
1.TRABALHO 1 | TRABALHO 2
Media = (N1 + N2)/2
•Se Media ³ 5,0 => APROVADO Se MP < 5,0 => EXAME
2. EXAME - E = (0,0 a 10,0)
Cronograma (Plano de Aula)
1.Análise da obra Variações op. 27, para piano, de Anton Webern;
2.Realização de uma composição individual para piano solo a partir da mesma estrutura da obra analisada;
3.Realização de uma composição individual original a partir de uma estrutura desenvolvida a partir da estrutura da obra analisada;
4.Estudo do oráculo chinês I Ching;
5.Exercícios de Processos Criativos aplicados sobre os Trigramas básicos do I Ching
6.Realização de uma composição individual a partir do material criado, aplicando para isso o sorteio de hexagramas integrado a uma estrutura musical estabelecida;
7.Estudo de Matrizes de Markov;
8.Exercícios de Processos Criativos aplicados sobre Matrizes de Markov;
9.Realização de uma composição individual a partir da construção individual de matrizes, aplicando para isso sorteio em processo de simulação estatística;
10.Realização de uma composição coletiva a partir de improvisação com jogos musicais;
11.Práticas de improvisação musical durante todo o semestre;
12.Práticas de escuta durante todo o semestre;
13.Desenvolvimento de reflexão crítica durante todo o semestre.
Metodologia (Plano de Aula)
A base metodológica é a aquisição de conhecimentos através de processos construtivos. Aulas expositivas (análise de obras do repertório e apresentação de técnicas de escritura musical desde a segunda metade do séc. XX até recentes). Acompanhamento e orientação individual de cada estudante. - Laboratório de criação musical com acompanhamento de trabalhos realizados em sala de aula - Laboratório de improvisação quando houver possibilidade de sessões presenciais.