Turma MU389 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos III - Turma A

Código / Turma

MU389 A

Nome

Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Os alunos utilizarão o ambiente de programação Pure Data (software livre) para desenvolver seus projetos criativos.

 

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Tadeu Moraes Taffarello

Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo teórico e prático de recursos recentes para a criação musical com auxílio de computador e tecnologias eletrônicas. Estudo de estruturas generativas algorítmicas, síntese, análise e processos interativos que sirvam de suporte para a realização de projetos criativos com suporte computacional como instalações, sonoficação de ambientes, performance de música mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real, entre outros.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FARNELL, A. Designing Sound. MIT Press, 2010. ISBN: 278-0-262-01441-0

MANZOLLI, J. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie, v. 13, p. 48-63, 2013.

MIRANDA, E.R. and M. M. Wanderley. (2006) "New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard

NIERHAUS, Gerhard. Algorithmic Composition: Paradigms of Automates Music Generation. SpringerWienNewYork, Germany. 2009.

ROWE, R. Interactive Music System. MIT Press. 1993.

Referências na Internet:

PURE DATA COURSE: Série de tutoriais sobre Pure Data (Pd) do Dr. Rafael Hernandez. Primeiro tutorial: https://youtu.be/rtgGol-I4gA

Miller Puckete. The Theory and Technique of Electroic Music. 2006
http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 2

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas: 

Utilizem técnicas composicionais vinculadas ao uso de suporte tecnológico.

Desenvolvam programas com a linguagem Pure Data ou outro ambiente de suporte computacional à composição.

Utilizem técnicas de síntese sonora, composição e tratamento para música mista e instalações sonoras. 

Tenham a capacidade de realizar projetos criativos autorais individuais ou colaborativos com suporte computacional.

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Realização dos exercícios de fixação dos módulos (20%), realização da prova  individual (30%) e realização e apresentação do projeto de criação final (50%).

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em 02 módulos, avaliação e projeto criativo final da seguinte forma:  

Módulo 1: Recapitulação de Técnicas de Programação (4 aulas)

Módulo 2: Controle de Processos e Síntese Sonora com Cadeias de Markov  (07 aulas)

Cada módulo contém três aspectos: 

1) Apresentação geral das técnicas envolvidas 

2) Oficinas de criação e exploração com atividades em grupo

3) Exercício de fixação com atividades em grupo

Prova Aberta ou avaliação como estudo dirigido (01 aula)

Orientação de Projetos Criativos Individuais ou Coletivos (03 aulas)

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas Expositivas ancoradas em Oficinas de desenvolvimento prático dos módulos, orientação e acompanhamento dos projetos individuais.

Observação (Plano de Aula)

em branco