Turma MU393 - Percepção Musical III - Turma A

Código / Turma

MU393 A

Nome

Percepção Musical III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Aulas semanais com aplicação teórico-prática de ditados harmônicos e melódicos, solfejos, leituras, conhecimento de timbres em estilos musicais variados, compositores e intérpretes e instrumentações diversas. Avaliações periódicas com reprovação por quantidade de faltas (frequência em sala de aula).

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU293.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico, supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:

1.    Ditados melódicos

2.    Solfejos tonais

3.    Leitura à primeira vista

4.    Exercicios de discriminação

5.    Exercicios de memorização

6.    Estudo dos intervalos

7.    Exercicios harmônicos

8.    “Audiação”

9.     Reconhecimento de timbres (de instrumentos e de sons diversos)

10.   Reconhecimento de pulsações rítmicas

Além disso, os alunos terão contato com o fazer musical de culturas geralmente menos abordadas e estilos musicais clássicos, folclóricos e populares.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

A BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Percepção Musical – leitura cantada à primeira vista. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.

BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2009.

CANONS FROM FLANDERS. Disponível em http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em: 28 jan. 2013.

Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music Budapest, 1971.

EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.

Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.

MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em: http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.

PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.

Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 15
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 15
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 2
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal. Fazer com que os alunos tenham treinamento em ditados harmônicos e melódicos, prática de solfejos melódicos e ritmicos, conhecimentos de timbres a partir de instrumentações variadas, utilização de músicas de diferentes estilos e épocas e discussões a respeito do fazer musical baseado em sonoridades. As avaliações serão periódicas e haverá reprovação por quantidade de faltas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Serão mescladas Avaliações em semanas específicas e aplicações de avaliações pontuais, sendo que os próprios alunos irão construir suas médias finais através da somatória dessas notas. Haverá repetição por faltas em aula (frequência).

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MARÇO: 03 (apresentação do conteúdo do semestre),10,17, 24 e 31 

ABRIL: 14 e 28

MAIO: 05, 12, 19 (Avaliação de Curso) e 26

JUNHO: 02, 16, 23 (Avaliação) e 30 (Exame Final)

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática, com explicação teórica e discussão com os alunos em sala de aula e ambiente virtual. Exercicios do conteúdo programático são analisados e resolvidos em sala de aula. O professor apresentará o conteúdo da aula específica no início, explicitando o material a ser abordado, com posterior discussão com a sala, aplicando-se o exercício em seguida. A resolução do problema será mostrada ao final da aula, para que os alunos observem onde porventura se equivocaram.

Observação (Plano de Aula)

em branco