Turma MU512 - Dicção I - Turma A

Código / Turma

MU512 A

Nome

Dicção I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Angelo José Fernandes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo do alfabeto fonético internacional para o canto e sua utilização no aprendizado das regras de pronúncia de diversas línguas estrangeiras: Latim, Italiano e Alemão.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. Introdução ao Alfabeto fonético Internacional e à dicção para o canto; 2. Noções fonéticas: vogais e consoantes; 3. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Português Brasileiro; 4. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Latim Eclesiástico; 5. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Italiano; 6. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Espanhol.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADAMS, David. A Handbook of Diction for Singers: Italian, German, French. New York: Oxford University Press, 1999.

CALDWELL, Robert, ed. Diction for Singers: a concise reference for English, Italian, Latin, German, French and Spanish pronunciation. Dallas: Pst...Inc., 1990.

HANNUCH, Sheila Minatti. A nasalidade do português brasileiro no canto: da representação à aplicação na prática vocal. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2017.

KAYAMA, Adriana; CARVALHO, Flávio; CASTRO. Luciana Monteiro de; HERR, Martha; RUBIM, Mirna; PÁDUA, Mônica Pedrosa de; MATTOS, Wladimir. “PB Canto: Normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito”; in OPUS; ISSN: 1517-7017; V. 13, n.2, dez. 2007; p. 16-38.

MORIARTY, John. Diction: Italian, Latin, French, German...the Sounds and 81 Exercises for Singing Them. Boston: E.C. Schirmer Music, Co., 1975.

RETZLAFF, Jonathan; MONTGOMERY, Cheri. Exploring Ars Song Lyrics: translation and pronunciation of the Italian, German, and French repertoire. New York: Oxford University Press, 2012.

SANTOS, Lenine Alves dos. O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2011.

SILVA, Sri. Latin Pronunciations for Singers: a comprehensive guide to the Classical, Italian, German, English, French, and Franco-Flemish pronunciations of Latin. New York: Liyanarallage, 2017.

SILVA, Tahïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

STARLING, Juliana de Carvalho. Junturas de palavras no português brasileiro cantado: estratégias para a execução e suas relações com a interpretação da canção. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2018.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Dar ao cantor subsídios para que possa pronunciar corretamente textos cantados em diversas línguas estrangeiras.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos escritos de transcrição fonética de textos em português, latim e italiano. 

Avaliação oral de leitura de textos nos idiomas estudados segundo as normas da dicção lírica.

Cronograma (Plano de Aula)

O cronograma será apresentado aos alunos na primeira aula do semestre. 

Metodologia (Plano de Aula)

Transcrições fonéticas de textos poéticos nas diferentes línguas, de acordo com as regras de pronúncia de cada uma. Leitura e performance de textos poéticos nas diferentes línguas, de acordo com as regras de pronúncia de cada uma.

Aulas expositivas sobre o conteúdo

Observação (Plano de Aula)

em branco