Turma AD019 - Técnica X: Estudos Técnicos de Dança Clássica II: Tradição e contemporaneidade - Turma A
AD019 A
Técnica X: Estudos Técnicos de Dança Clássica II: Tradição e contemporaneidade
Outro
Newton da Silva
Obs: Conforme listado ao lado, mesmo retomando o ensino presencial, esperamos continuar o uso de algumas ferramentas virtuais, mostra de vídeos etc
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Ampliar as dinâmicas de uma aula de Técnica Clássica (exercícios de barra e centro), visando maior coordenação motora em sequências estruturadas. Controle, transferências de peso e deslocamentos no espaço. Abordar modos de ensino aprofundando a função dos exercícios. Refletir acerca dos elementos técnicos da dança direcionando-os para uma expressão individualizada e saudável. Aumento de complexidade nas sequências de movimentos, direções no espaço, musicalidade e fluidez. Reflexão teórica e prática acerca dos elementos tradicionais da linguagem e suas possíveis transformações na contemporaneidade, artísticas e pedagógicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aulas práticas de Técnica de Dança Clássica abordando: Aquecimento, Barra Solo, Barra e Trabalho de Centro.
Para melhor atender a progressão de cada aluno, os exercícios de centro serão abordados em blocos, mediante a divisão de grupos. Transferências no espaço, estabilidade, tônus, maior mobilidade, dinâmica e complexidade nas variações.
Dando continuidade ao semestre anterior, esperamos aprofundar os temas já selecionados durante os seminários: a) Improvisação e o Balé Clássico, b) Releitura de obras, c) Técnica possível para todos os corpos, d) Balé e suas faces.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
MORAES, Juliana. Sobre cavalos e tutus. In: Conectedance. 27/09/2015. https://conectedance.com.br/danca/sobre-cavalos-e-tutus/
PEREIRA, Roberto. A Formação do balé brasileiro: nacionalismo e estilização, Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2003.
SAMPAIO, Flávio. Balé Passo a Passo – História, Técnicas, Terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Desenvolvimento dos conteúdos da dança clássica, com o uso de dinâmicas e seqüências estruturadas. Trabalhos relacionados a independência articular visando a qualidade do movimento e coordenação motora. Práticas variadas de movimentos com ênfase em deslocamentos no espaço, uso dos eixos, saltos e giros. Pensamento técnico aliado aos conhecimentos anatômicos para execução saudável e longevidade na dança. Amadurecimento de vocabulário dos passos do balé. Reflexão e vivência prática sobre possibilidades de atualização da linguagem para necessidades contemporâneas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação prática.
Aspectos atitudinais: participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas.
Reflexões conceituais em textos escritos.
Cronograma (Plano de Aula)
Conteúdo Programático
-
Aspectos estruturais e funcionais do movimento: diferenciação funcional das estruturas anatômicas e cuidados para uma prática saudável
-
Princípios e conceitos básicos da técnica do balé clássico: exercícios de barra, barra-solo e centro
-
Verticalidade para a técnica do balé clássico e suas implicações sobre os movimentos do corpo e as consequências políticas dessa forma de corporeidade
-
Diferenças de conteúdo e forma entre a técnica do balé clássico e as técnicas contemporâneas
-
Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência à técnica do balé clássico; memorização e coordenação motora complexas
-
Nomenclatura e vocabulário da técnica do balé clássico
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
-
Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e teoria durante a aplicação dos exercícios.
-
Leitura de textos, pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.
-
Observação, análise e vivência de práticas artísticas, com enfoque nos conteúdos estudados.