Turma AD027 - Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias - Turma A

Código / Turma

AD027 A

Nome

Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Toda  comunicação será feita através do google classroom 

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Daniela Gatti

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina amplia conteúdos abordados nos Ateliês de Criação anteriores. Orienta atividades prático-teóricas especializadas na interação da dança com as novas tecnologias e no conhecimento de formatos artísticos híbridos, como a videodança, o vídeo-cenário e a performance multimídia. Realiza análises, pautadas em uma abordagem historiográfica, de obras criadas neste campo estético interdisciplinar. Pesquisa novas perspectivas sobre o corpo, a criação do movimento e a concepção do espetáculo cênico, compondo com conceitos linguísticos e recursos tecnológicos provenientes do cinema, da fotografia e do vídeo. Culmina em um processo criativo, considerando que os processos artísticos carregam em si a dimensão prático-pedagógica. Integra atividades extensionistas a partir do compartilhamento público de resultados.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conceituação, artistas e obras (Dança e tecnologia)

  1. Hibridismo; multimodalidade e dança na relação com outras linguagens (Processos criativos em Redes de Saberes)
  2. A dança e o vídeo (Loie Fuller, Mercê Cunningham, Maya Deren, Hilary Harris, Eadweard Muybridge Analivia Cordeiro etc.)
  3. Artistas da dança experimentais contemporâneos (Philippe Decouflé, Cena 11, DV8 Physical Theatre, Pina Bausch, Ana therese de kersmaeker /Thierry De Mey, Wim Vandekeybus; entre outros)
  4. Realidade mista (Projeto jardim das cartas ) 
  5. Introdução à linguagem da vídeodança

(projeto 1) Laboratórios práticos em videodança

  1. Laboratórios experimentais individuais e em grupo em vídeodança com câmera e processos edição

-Elementos e conceitos do cinema/vídeo – tipos de movimento da câmera (parado, sequência, zoom); enquadramento, ângulos, planos e perspectivas.

-Localização da filmagem - prática de olhar e encontrar espaço que apoie projeto de filmagem.

-Impressão visual do espaço geográfico, relevância social do local.

-Cor, luz, focos, profundidade de campo.

-Elementos e conceitos do corpo – Tempo (repetição, aceleração/speed up e desaceleração/slow motion); Espaço (uso de níveis, uso do espaço ao redor do corpo, projeção e zonas de alcance, trajetórias); Esforço expressivo (qualidade do movimento, intensidade, energia, estados expressivos); Forma (forma enquanto estilo, forma enquanto relação)

-Enquadramento do corpo – corpo inteiro ou fragmentos

(projeto 2) Laboratórios instalações hibridas:  iluminação; som; movimento; projeção 

  1. Dança e ferramentas tecnológicas. Palestra: Guilherme Zamcheta
  2. Laboratórios de estudo e criação individuais e em grupo -  explorar instalações hibridas (Corpo – multimidia – iluminação; aplicativo Movie Guitar, software)

 

 

 

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança e Tecnologia. Dança em foco, v.1. Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006.

________________________________________________. Entre imagem e movimento. Dança em foco, v.3. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2008.

BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança na tela. Dança em foco, v.4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2009.

CALDAS, Paulo; BONITO, Eduardo; LEVY, Regina (Orgs.) Entre Imagem e Movimento: Dança em foco. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008. 168p. ISBN 8577400387, 9788577400386

CALDAS, P. (Org.) et al. Dança em foco: ensaios contemporâneos de videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. EDUFBA, Bahia , 2006 204 p ISBN:8523204156 DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209056

SPANGHERO, Maria. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 30
Carga Horária Prática 60
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 8
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 30
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 60

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

desenvolver processos de criação em dança em dialogo com o video, o vídeo-cenário e a perfofance multimídia.

  1. Introduzir a partir do panorama histórico e conceitual,  a dança como  linguagem híbrida na sua  relação com as Novas Mídias e tecnologias digitais
  2. Introduzir  os recursos tecnológicos como ferramentas  para exploração ao processo de  criação em videodanças
  3. Desenvolver  processos criativos tendo a  câmera como elemento de diálogo entre dança, vídeo, fotografia  e iluminação   
  4. Pesquisar obras e artistas de videodanças contemporâneos

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Participação e engajamento nas aulas e nas atividades em grupo

entrega do pré-projetos projeto 1 e 2 

 apresentação  trabalhos artísticos ( mostra)

 

Cronograma (Plano de Aula)

Março (13/03 – 20/03)

- início das aulas (apresentação disciplina e roda de conversa inicial)

Aula expositiva - Dança na relação com outras linguagens; hibridismo, novas linguagens, dança e tecnologia (cinema; fotografia; iluminação; vídeo; música; etc.)

- Pesquisa  artistas e videodanças

Abril  (27/03)  (03/04 -  10/04 – 17/04 – 24/04)

Aula expositiva  - multimodalidade (processos criativos em redes de saberes)

- produções núcleo de Dança Redes (dança e tecnologia)

- TCC ecoa (streaming)

- Pesquisa Virtualidades dançantes (iluminação e instalação)

- De uma margem a outra (dança e sensores e som)

- Jardim das Cartas projeção em realidade mista (Palestra Profa Mariana)

Aula Expositiva - Introdução à Linguagem Videodança (Palestra Diogo Angeli)

-Precursores da relação dança-video

-linguagem videodança

-técnicas e ferramentas da videodança

Aula expositiva - Iluminação como tecnologia (artistas estrangeiros e brasileiros)

- Laboratórios materiais iluminação (dança/ iluminação/celular/sombras/planos/leds/setlight etc.) (participação de Airton e Anderson)

Maio (08, 15, 22, 29/ 05)

- (projeto 1) Laboratórios videodança ferramentas técnicas do vídeo

Junho (05, 12, 19, 26 /06)

- (Projeto 2) Laboratório de criação instalação dança-tecnologia

Julho (03/07)

–(mostra trabalhos)

 

Metodologia (Plano de Aula)

Metodologia

  1. aulas expositivas  

- conceito de corpo e dança na virtualidade e multimodalidade

- introdução à linguagem do videodança (corpo - movimento, câmera, espaço e tempo)

- artistas brasileiros e estrangeiros contemporâneos que desenvolvem suas obras na relação entre da dança e novas mídias 

  1. laboratórios  práticos 

- explorar individualmente e em grupo  os recursos tecnológicos multimodais selecionados 

- explorar a linguagem do videodança (da câmera e edição e narrativa)

- explorar a criação dança e novas mídias

- produzir dois projetos criativos em grupo (pré-projeto)

- Discussões em grupo

Observação (Plano de Aula)

em branco