Turma AD027 - Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias - Turma A
AD027 A
Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias
Google Classroom
Newton da Silva
Toda comunicação será feita através do google classroom
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina amplia conteúdos abordados nos Ateliês de Criação anteriores. Orienta atividades prático-teóricas especializadas na interação da dança com as novas tecnologias e no conhecimento de formatos artísticos híbridos, como a videodança, o vídeo-cenário e a performance multimídia. Realiza análises, pautadas em uma abordagem historiográfica, de obras criadas neste campo estético interdisciplinar. Pesquisa novas perspectivas sobre o corpo, a criação do movimento e a concepção do espetáculo cênico, compondo com conceitos linguísticos e recursos tecnológicos provenientes do cinema, da fotografia e do vídeo. Culmina em um processo criativo, considerando que os processos artísticos carregam em si a dimensão prático-pedagógica. Integra atividades extensionistas a partir do compartilhamento público de resultados.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conceituação, artistas e obras (Dança e tecnologia)
- Hibridismo; multimodalidade e dança na relação com outras linguagens (Processos criativos em Redes de Saberes)
- A dança e o vídeo (Loie Fuller, Mercê Cunningham, Maya Deren, Hilary Harris, Eadweard Muybridge Analivia Cordeiro etc.)
- Artistas da dança experimentais contemporâneos (Philippe Decouflé, Cena 11, DV8 Physical Theatre, Pina Bausch, Ana therese de kersmaeker /Thierry De Mey, Wim Vandekeybus; entre outros)
- Realidade mista (Projeto jardim das cartas )
- Introdução à linguagem da vídeodança
(projeto 1) Laboratórios práticos em videodança
- Laboratórios experimentais individuais e em grupo em vídeodança com câmera e processos edição
-Elementos e conceitos do cinema/vídeo – tipos de movimento da câmera (parado, sequência, zoom); enquadramento, ângulos, planos e perspectivas.
-Localização da filmagem - prática de olhar e encontrar espaço que apoie projeto de filmagem.
-Impressão visual do espaço geográfico, relevância social do local.
-Cor, luz, focos, profundidade de campo.
-Elementos e conceitos do corpo – Tempo (repetição, aceleração/speed up e desaceleração/slow motion); Espaço (uso de níveis, uso do espaço ao redor do corpo, projeção e zonas de alcance, trajetórias); Esforço expressivo (qualidade do movimento, intensidade, energia, estados expressivos); Forma (forma enquanto estilo, forma enquanto relação)
-Enquadramento do corpo – corpo inteiro ou fragmentos
(projeto 2) Laboratórios instalações hibridas: iluminação; som; movimento; projeção
- Dança e ferramentas tecnológicas. Palestra: Guilherme Zamcheta
- Laboratórios de estudo e criação individuais e em grupo - explorar instalações hibridas (Corpo – multimidia – iluminação; aplicativo Movie Guitar, software)
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança e Tecnologia. Dança em foco, v.1. Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006.
________________________________________________. Entre imagem e movimento. Dança em foco, v.3. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2008.
BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança na tela. Dança em foco, v.4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2009.
CALDAS, Paulo; BONITO, Eduardo; LEVY, Regina (Orgs.) Entre Imagem e Movimento: Dança em foco. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008. 168p. ISBN 8577400387, 9788577400386
CALDAS, P. (Org.) et al. Dança em foco: ensaios contemporâneos de videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.
SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. EDUFBA, Bahia , 2006 204 p ISBN:8523204156 DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209056
SPANGHERO, Maria. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
desenvolver processos de criação em dança em dialogo com o video, o vídeo-cenário e a perfofance multimídia.
- Introduzir a partir do panorama histórico e conceitual, a dança como linguagem híbrida na sua relação com as Novas Mídias e tecnologias digitais
- Introduzir os recursos tecnológicos como ferramentas para exploração ao processo de criação em videodanças
- Desenvolver processos criativos tendo a câmera como elemento de diálogo entre dança, vídeo, fotografia e iluminação
- Pesquisar obras e artistas de videodanças contemporâneos
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação e engajamento nas aulas e nas atividades em grupo
entrega do pré-projetos projeto 1 e 2
apresentação trabalhos artísticos ( mostra)
Cronograma (Plano de Aula)
Março (13/03 – 20/03)
- início das aulas (apresentação disciplina e roda de conversa inicial)
Aula expositiva - Dança na relação com outras linguagens; hibridismo, novas linguagens, dança e tecnologia (cinema; fotografia; iluminação; vídeo; música; etc.)
- Pesquisa artistas e videodanças
Abril (27/03) (03/04 - 10/04 – 17/04 – 24/04)
Aula expositiva - multimodalidade (processos criativos em redes de saberes)
- produções núcleo de Dança Redes (dança e tecnologia)
- TCC ecoa (streaming)
- Pesquisa Virtualidades dançantes (iluminação e instalação)
- De uma margem a outra (dança e sensores e som)
- Jardim das Cartas projeção em realidade mista (Palestra Profa Mariana)
Aula Expositiva - Introdução à Linguagem Videodança (Palestra Diogo Angeli)
-Precursores da relação dança-video
-linguagem videodança
-técnicas e ferramentas da videodança
Aula expositiva - Iluminação como tecnologia (artistas estrangeiros e brasileiros)
- Laboratórios materiais iluminação (dança/ iluminação/celular/sombras/planos/leds/setlight etc.) (participação de Airton e Anderson)
Maio (08, 15, 22, 29/ 05)
- (projeto 1) Laboratórios videodança ferramentas técnicas do vídeo
Junho (05, 12, 19, 26 /06)
- (Projeto 2) Laboratório de criação instalação dança-tecnologia
Julho (03/07)
–(mostra trabalhos)
Metodologia (Plano de Aula)
Metodologia
- aulas expositivas
- conceito de corpo e dança na virtualidade e multimodalidade
- introdução à linguagem do videodança (corpo - movimento, câmera, espaço e tempo)
- artistas brasileiros e estrangeiros contemporâneos que desenvolvem suas obras na relação entre da dança e novas mídias
- laboratórios práticos
- explorar individualmente e em grupo os recursos tecnológicos multimodais selecionados
- explorar a linguagem do videodança (da câmera e edição e narrativa)
- explorar a criação dança e novas mídias
- produzir dois projetos criativos em grupo (pré-projeto)
- Discussões em grupo