Turma AD136 - Dança do Brasil I: corpo e contexto - Turma A
AD136 A
Dança do Brasil I: corpo e contexto
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Newton da Silva
As aulas no próximo ano serão presenciais.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Iniciação ao estudo prático-teórico do corpo inserido em contextos específicos que dão origem às manifestações tradicionais populares brasileiras, considerando suas dinâmicas de movimento e suas implicações socio-político-econômicas. Investigação de manifestações culturais que envolvem a história pessoal do aluno. Reflexão sobre as relações do corpo e seus contextos a partir dessa pesquisa individualizada e ampliando para outros cenários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo Programático
Os vários "Brasis", os corpos em diferentes contextos, dos caminhos e terreiros, dos embates e festividades, do sagrado e profano e das suas relações. As tensões sociais e políticas que se presentificam nesses corpos.
Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Dinâmicas de movimento provindas de manifestações populares brasileiras:
- O corpo repleto de sentidos;
- As imagens e paisagens;
- Os desdobramentos coreográficos;
- As sonoridades.
Pesquisa das próprias referências sócio-culturais;
Elaboração de um inventário pessoal a partir do eixo Inventário no Corpo do método BPI
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia Básica:
MELCHERT, A.C.L. A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais: um
aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-
Intérprete). Campinas, SP: [s.n.], 2010. (Tese, Doutorado em Artes). Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284979
MEYER, M. Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Rio de janeiro:
Ed. Global, 2015.
RODRIGUES, G. E. F., Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio
de Janeiro: Funarte, 2005.
RODRIGUES, G. E. F., O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o
desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de
bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas: [s.n],
2003. (Tese, Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 2003. Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284769
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Refletir sobre as relações do corpo com as culturas e os contextos sócio-políticos-econômicos, considerando as diversidades étnicas e culturais brasileiras.
Introduzir o aluno no universo das manifestações tradicionais populares brasileiras, enfocando: Percepções e sentidos; Matrizes de movimento; Paisagens e imagens.
Propiciar que cada aluno identifique suas relações pessoais com este universo, através de uma investigação da história pessoal e através do contato, nas vivências práticas, com as movimentações, sentidos, simbolismos e registros sonoros provindos deste universo.
Refletir sobre o "ser brasileiro" e o fazer artístico da dança a partir do olhar para si mesmo e para
as realidades circundantes.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Freqüência mínima de 75% nas aulas;
- Participação e atenção em aula;
- Engajamento e interesse nas atividades propostas e
- Trabalho final.
Cronograma (Plano de Aula)
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas práticas e teóricas. Pesquisas corporais individuais. Projeções de vídeos. O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.