Turma AD136 - Dança do Brasil I: corpo e contexto - Turma A

Código / Turma

AD136 A

Nome

Dança do Brasil I: corpo e contexto

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

As aulas no próximo ano serão presenciais.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

Iniciação ao estudo prático-teórico do corpo inserido em contextos específicos que dão origem às manifestações tradicionais populares brasileiras, considerando suas dinâmicas de movimento e suas implicações socio-político-econômicas. Investigação de manifestações culturais que envolvem a história pessoal do aluno. Reflexão sobre as relações do corpo e seus contextos a partir dessa pesquisa individualizada e ampliando para outros cenários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo Programático

Os vários "Brasis", os corpos em diferentes contextos, dos caminhos e terreiros, dos embates e festividades, do sagrado e profano e das suas relações. As tensões sociais e políticas que se presentificam nesses corpos.

 

Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

Dinâmicas de movimento provindas de manifestações populares brasileiras:

 

- O corpo repleto de sentidos;

- As imagens e paisagens;

- Os desdobramentos coreográficos;

- As sonoridades.

 

Pesquisa das próprias referências sócio-culturais;

Elaboração de um inventário pessoal a partir do eixo Inventário no Corpo do método BPI

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

MELCHERT, A.C.L. A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais: um

aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-

Intérprete). Campinas, SP: [s.n.], 2010. (Tese, Doutorado em Artes). Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284979

MEYER, M. Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Rio de janeiro:

Ed. Global, 2015.

RODRIGUES, G. E. F., Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio

de Janeiro: Funarte, 2005.

RODRIGUES, G. E. F., O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o

desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de

bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas: [s.n],

2003. (Tese, Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de

Campinas, Campinas, 2003. Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284769

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 60
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 60

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Refletir sobre as relações do corpo com as culturas e os contextos sócio-políticos-econômicos, considerando as diversidades étnicas e culturais brasileiras.

 

Introduzir o aluno no universo das manifestações tradicionais populares brasileiras, enfocando: Percepções e sentidos; Matrizes de movimento; Paisagens e imagens.

 

Propiciar que cada aluno identifique suas relações pessoais com este universo, através de uma investigação da história pessoal e através do contato, nas vivências práticas, com as movimentações, sentidos, simbolismos e registros sonoros provindos deste universo.

 

Refletir sobre o "ser brasileiro" e o fazer artístico da dança a partir do olhar para si mesmo e para

as realidades circundantes.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Freqüência mínima de 75% nas aulas;

- Participação e atenção  em aula;

- Engajamento e interesse nas atividades propostas e

- Trabalho final.

 

Cronograma (Plano de Aula)

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas práticas e teóricas. Pesquisas corporais individuais. Projeções de vídeos. O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação (Plano de Aula)

em branco