Turma AD137 - Dança do Brasil III: desierarquização de saberes - Turma A

Código / Turma

AD137 A

Nome

Dança do Brasil III: desierarquização de saberes

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Ementa (Catálogo da DAC)

A partir de um tema específico proposto sobre realidades míticas, da percepção de rituais populares religiosos de povos brasileiros, desenvolver de forma criativa, interdisciplinar o trabalho de expressividade do intérprete na Dança do Brasil. Refletir sobre as relações entre culturas, considerando-se as zonas fronteiriças. Discutir questões como etnocentrismo, colonialismo, dominação cultural e relações de poder, no que se refere aos conhecimentos e pontos de vista construídos sócio culturalmente e à repercussão dessas dinâmicas no corpo.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 

  • A partir de uma manifestação cultural popular brasileira específica estudar:

- Mitos, ritos e simbolismos

- Imagens, sensações e sentidos

- Matrizes de movimento

- Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura

- Paisagens e cenários

- Manipulação de objetos

  • Trabalho criativo a partir do tema em foco
  • Relações entre culturas:

   - Etnocentrismo e preconceito

   - Apropriação cultural

   - Reconsideração de pontos de vista consolidados sócio culturalmente 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo- SP: Ed. Pólen Livros, 2019. 

 

ROCHA, E.P.G. O que é etnocentrismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. Disponível em:

http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/O%20que%20e%20Etnocentrismo%20-%20Everardo%20P%20Guimaraes%20Rocha.pdf

 

RODRIGUES, GEF; TURTELLI, LS; TEIXEIRA, PC. Pesquisa de Campo Disciplina Dança do Brasil IV: vivências de alteridade (E-Book). CGU Coordenadoria Geral da Universidade (UNICAMP). 2022

 

VILAS, P. C. Vozes entre Festas: vocalidades entre o trabalho de campo e a produção vocal em cena. Salvador, BA: [s.n.], 2007. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia (UFBA), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=185618

 

WILLIAM, R. Apropriação Cultural. São Paulo- SP: Ed. Pólen Livros, 2019. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 60
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 60

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver um trabalho de expressividade do intérprete a partir da vivência e do estudo de aspectos de uma manifestação cultural popular brasileira específica. Aflorar no corpo do intérprete em movimento conteúdos sensíveis relativos aos aspectos míticos e simbólicos dessa manifestação. Trabalhar o corpo do intérprete com a densidade que confere o tema. Alcançar qualidade e refinamento do movimento. Refletir sobre as relações de poder existentes entre culturas, como a apropriação cultural, o colonialismo e o etnocentrismo, a partir do ofício da dança. 

 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Frequência mínima de 75% nas aulas

- Participação e atenção em aula;

- Engajamento e interesse nas atividades propostas;

- Compreensão dos conteúdos estudados;

- Assimilação corporal das qualidades de movimento estudadas;

- Entrega dos trabalhos teóricos;

- Apresentação dos trabalhos práticos.

Cronograma (Plano de Aula)

Primeiro mês:

- Trabalhos em grupo sobre a manifestação a ser estudada

- Projeção de vídeos

- Início de aspectos práticos da manifestação

 

Segundo mês:

- Discussão e entrega de trabalho escrito sobre Etnocentrismo

- Discussão sobre relações entre cultura erudita e cultura popular: Apropriação Cultural

- Continuação dos vídeos

- Apresentações de pesquisas no assunto

- Desenvolvimento da prática

 

Terceiro mês

- Ênfase no processo criativo

- Trabalho com objetos

 

Quarto mês

- Fechamento do processo criativo

- Entrega dos trabalhos escritos

- Apresentação dos trabalho práticos individuais

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

- Aulas práticas e teóricas

- Trabalhos individuais e em grupos

- Apresentações de pesquisas

- Projeções de vídeos

- Laboratórios dirigidos

- Aspectos do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)

 

Observação (Plano de Aula)

em branco