Turma AD137 - Dança do Brasil III: desierarquização de saberes - Turma A
AD137 A
Dança do Brasil III: desierarquização de saberes
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A partir de um tema específico proposto sobre realidades míticas, da percepção de rituais populares religiosos de povos brasileiros, desenvolver de forma criativa, interdisciplinar o trabalho de expressividade do intérprete na Dança do Brasil. Refletir sobre as relações entre culturas, considerando-se as zonas fronteiriças. Discutir questões como etnocentrismo, colonialismo, dominação cultural e relações de poder, no que se refere aos conhecimentos e pontos de vista construídos sócio culturalmente e à repercussão dessas dinâmicas no corpo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- A partir de uma manifestação cultural popular brasileira específica estudar:
- Mitos, ritos e simbolismos
- Imagens, sensações e sentidos
- Matrizes de movimento
- Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura
- Paisagens e cenários
- Manipulação de objetos
- Trabalho criativo a partir do tema em foco
- Relações entre culturas:
- Etnocentrismo e preconceito
- Apropriação cultural
- Reconsideração de pontos de vista consolidados sócio culturalmente
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia Básica:
RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo- SP: Ed. Pólen Livros, 2019.
ROCHA, E.P.G. O que é etnocentrismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. Disponível em:
http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/O%20que%20e%20Etnocentrismo%20-%20Everardo%20P%20Guimaraes%20Rocha.pdf
RODRIGUES, GEF; TURTELLI, LS; TEIXEIRA, PC. Pesquisa de Campo Disciplina Dança do Brasil IV: vivências de alteridade (E-Book). CGU Coordenadoria Geral da Universidade (UNICAMP). 2022
VILAS, P. C. Vozes entre Festas: vocalidades entre o trabalho de campo e a produção vocal em cena. Salvador, BA: [s.n.], 2007. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia (UFBA), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=185618
WILLIAM, R. Apropriação Cultural. São Paulo- SP: Ed. Pólen Livros, 2019.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver um trabalho de expressividade do intérprete a partir da vivência e do estudo de aspectos de uma manifestação cultural popular brasileira específica. Aflorar no corpo do intérprete em movimento conteúdos sensíveis relativos aos aspectos míticos e simbólicos dessa manifestação. Trabalhar o corpo do intérprete com a densidade que confere o tema. Alcançar qualidade e refinamento do movimento. Refletir sobre as relações de poder existentes entre culturas, como a apropriação cultural, o colonialismo e o etnocentrismo, a partir do ofício da dança.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Frequência mínima de 75% nas aulas
- Participação e atenção em aula;
- Engajamento e interesse nas atividades propostas;
- Compreensão dos conteúdos estudados;
- Assimilação corporal das qualidades de movimento estudadas;
- Entrega dos trabalhos teóricos;
- Apresentação dos trabalhos práticos.
Cronograma (Plano de Aula)
Primeiro mês:
- Trabalhos em grupo sobre a manifestação a ser estudada
- Projeção de vídeos
- Início de aspectos práticos da manifestação
Segundo mês:
- Discussão e entrega de trabalho escrito sobre Etnocentrismo
- Discussão sobre relações entre cultura erudita e cultura popular: Apropriação Cultural
- Continuação dos vídeos
- Apresentações de pesquisas no assunto
- Desenvolvimento da prática
Terceiro mês
- Ênfase no processo criativo
- Trabalho com objetos
Quarto mês
- Fechamento do processo criativo
- Entrega dos trabalhos escritos
- Apresentação dos trabalho práticos individuais
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas práticas e teóricas
- Trabalhos individuais e em grupos
- Apresentações de pesquisas
- Projeções de vídeos
- Laboratórios dirigidos
- Aspectos do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)