Turma AD059 - Atividade Científico Cultural III - Turma A

Código / Turma

AD059 A

Nome

Atividade Científico Cultural III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Durante o semestre serão oferecidos plantões mensais para orientação sobre as atividades e resolução de dúvidas.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

Disciplina que normatiza a participação do aluno em atividades teórico práticas de ampliação e aprofundamento artístico, cultural, científico, educacional e/ou de extensão, como parte de sua formação profissional, enfocando preferencialmente problemáticas emergentes na vida social contemporânea.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Atividades extraclasse programadas de arte, cultura e educação definidas e organizadas a partir das atividades científico-culturais escolhidas, com foco nas necessidades formativas dos alunos, envolvendo atenção para questões de inclusão, direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras, na relação com o campo de conhecimento da dança.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

MACHADO, Nilson Jose. Educação: cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2016.

MUNDIM, Ana Carolina da Rocha. Dramaturgia, corpo e processos de formação em dança na contemporaneidade. Dança, Salvador, v. 3, n. 1, p. 49-60, jan./jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/10338. Acesso em: 28 abril 2022.

SALLES, Cecília. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

SILVA, Luciane Ramos. A dança dos outros: imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n2.49823. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/49823. Acesso em: 1 maio. 2022.

TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.

TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 30
Carga Horária Prática 45
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 5
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina propõe a reflexão e discussão acerca das experiências dos alunos em atividades artísticas, científicas e/ou acadêmicas, compartilhadas em redes com pares em perspectiva intra e interinstitucional. Espera-se exercitar o pensamento crítico a partir da observação sobre obras artísticas e sobre o próprio fazer.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será feita por meio da análise da documentação apresentada e relatório final das atividades executadas.

Cronograma (Plano de Aula)

Encontro inicial para orientações.

Trata-se de disciplina não presencial. Faremos um encontro, em data a combinar, para esclarecimentos gerais, para a discussão dos percursos de atividades possíveis e definição de um cronograma.

Metodologia (Plano de Aula)

Ações teórico-práticas, pesquisas de campo, desenvolvimento de planos de trabalho, atuação extencionista na comunidade e outros procedimentos de acordo com projeto (ou projetos) escolhido (s) para desenvolvimento pelos alunos.

Credenciamento de documentação comprobatória referente à realização da ação ou projeto.

Acompanhamento pedagógico de docente responsável por via remota (sistema intranet e Moodle Unicamp) ou atendimento presencial quando necessário.

Observação (Plano de Aula)

em branco