Turma AD041 - Técnica I: Investigação e Percepção - Turma A
AD041 A
Técnica I: Investigação e Percepção
Outro
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introduzir os três elementos básicos da dança: eixo, equilíbrio e alinhamento dinâmico. Organização do corpo em movimento enfatizando o apoio da musculatura profunda nos trabalhos de transferência de peso. Mobilidade do eixo central em suas direções básicas - frente, trás e lados. Adequação do tônus muscular através de variadas dinâmicas, buscando a construção de uma percepção tridimensional do corpo no espaço. Investigação da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Respiração e movimento
- Os movimentos da coluna, noção de eixo e dobradiças
- Estrutura e função do movimento
- Relação entre espaço interno e externo
- Utilização do solo e a relação com a força da gravidade
- Vetores
- Diferenciação e conexão de partes corporais
Bibliografia (Catálogo da DAC)
6. BIBLIOGRAFIA
CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (Coord.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
HASS, Jaque Greene. Anatomia da Dança. Ed. Manole, Saõ Paulo, 2010
FITT, Sally Seven. Cinesiologia para a dança. Schirmer books, New York, 1988.
WOSNIAK, Cristiane; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (Orgs.). Seminários de dança: o que quer e o que pode (ess)a ténica? Joinville: Letradágua, 2009.
VIANNA, Klauss. A Dança . Siciliano, São Paulo, 1990.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir o aluno ao trabalho técnico expressivo a partir do desenvolvimento da consciência do próprio corpo e de seu movimento, com ênfase na construção do eixo do alinhamento corporal, equilíbrio e vetorização. Preparar tecnicamente o corpo para a dança por meio de exercícios que enfatizem a percepção, o conhecimento da estrutura corporal e de seu funcionamento motor.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova prática
Pesquisas teórico-práticas, discussões de textos e reflexões conceituais
Realização das atividades extra-classe sugeridas
Aspectos atitudinais: participação e interesse nas aulas e demais atividades didáticas
Cronograma (Plano de Aula)
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas práticas
Leitura de textos e reflexões teóricas
Investigação teórico-prática
Atividades extra-classe