Turma AP762 - Estágio Pedagógico I - Turma A

Código / Turma

AP762 A

Nome

Estágio Pedagógico I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

presencial

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional principalmente voltados para a Educação infantil. Estudo do sistema educacional brasileiro e suas diretrizes curriculares. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Os 7 saberes necessários à Educação do futuro - Reflexões sobre os saberes necessários à Educação Planetária

Cultura Visual e a metodologia de projetos

A abordagem triangular

 

BNCC arte 

Planejamentos de aula e planejamento de curso

Investigação sobre as práticas educativas da escola formal na comunidade indígena

Conceitos da Ed. Formal e não formal - Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção relativas ao ensino da arte

O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo - Narrativas de experiências relacionadas à espaços culturais e museus

Ensino de artes e formação

Relatórios de Estágio

Avaliação da disciplina

a) Reflexões sobre a formação do Ensino de Arte.

b) Os diferentes ambientes educacionais e o lugar dos profissionais do Ensino de Arte.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

GOMES, Ana Maria T.; KOPENAWA, Davi. O cosmo segundo os Yanomami: Hutukara e Urihi In: Revista UFMG, Belo Horizonte, v.22, n.1 e 2, p.142-159, jan./dez. 2015

PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevôo: O Conceito de Educação Não-Formal. In Educação Não-Formal: Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicações, Editora Setembro, 2005

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 

OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de. Semiose negra decolonial em Carolina Maria de Jesus. In: Revista Raído, Dourados, MS, v. 14, n. 34, jan./abr. 2020, ISSN 1984-4018

OROFINO, Karin Zapelini; FANTINI, Monica. Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e 110645, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236110645 

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)

SIMÃO, Selma M. Eu, meu bairro, nosso mundo - Educação não formal: saberes e prazeres. 1. ed. Campinas - São Paulo: Editora Setembro, 2015. v. 1. 384 p.

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 2

Objetivo (Plano de Aula)

Essa disciplina tem o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar os estudantes para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.

A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:

  • Elaborar projeto e relatório de estágio;

  • Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;

  • Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;

  • Desenvolver a consciência crítica

  • Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas

  • Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas atividades  teóricas e práticas da disciplina a partir da presença nas aulas expositivas;

Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;

Apresentação de trabalho para a turma a partir de leitura prévia de textos especializados;

Entrega de relatos escritos de apreciação estética e de experiências do estágio expressas por meio de fotografias e vídeos;

Entrega do relatório final de estágio.

 

Cronograma (Plano de Aula)

  • Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte

  • Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.

  • Apropriação de eventos culturais na prática didática.

  • Responsabilidade no uso de imagem

  • Planejamento de curso

  • Planejamento de aula

  • Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.

  • Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.

  • Relatório de estágio

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas presenciais expositivas/dialógicas; Atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; disponibilização de videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de estágio, relatos sobre as atividades desenvolvidas, além de orientações e esclarecimentos oferecidos de forma individualizada sobre possíveis dúvidas sobre o campo de estágio.

Observação (Plano de Aula)