Turma AP762 - Estágio Pedagógico I - Turma A
AP762 A
Estágio Pedagógico I
Google Classroom
Newton da Silva
presencial
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional principalmente voltados para a Educação infantil. Estudo do sistema educacional brasileiro e suas diretrizes curriculares. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Os 7 saberes necessários à Educação do futuro - Reflexões sobre os saberes necessários à Educação Planetária
Cultura Visual e a metodologia de projetos
A abordagem triangular
BNCC arte
Planejamentos de aula e planejamento de curso
Investigação sobre as práticas educativas da escola formal na comunidade indígena
Conceitos da Ed. Formal e não formal - Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção relativas ao ensino da arte
O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo - Narrativas de experiências relacionadas à espaços culturais e museus
Ensino de artes e formação
Relatórios de Estágio
Avaliação da disciplina
a) Reflexões sobre a formação do Ensino de Arte.
b) Os diferentes ambientes educacionais e o lugar dos profissionais do Ensino de Arte.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
GOMES, Ana Maria T.; KOPENAWA, Davi. O cosmo segundo os Yanomami: Hutukara e Urihi In: Revista UFMG, Belo Horizonte, v.22, n.1 e 2, p.142-159, jan./dez. 2015
PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevôo: O Conceito de Educação Não-Formal. In Educação Não-Formal: Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicações, Editora Setembro, 2005
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de. Semiose negra decolonial em Carolina Maria de Jesus. In: Revista Raído, Dourados, MS, v. 14, n. 34, jan./abr. 2020, ISSN 1984-4018
OROFINO, Karin Zapelini; FANTINI, Monica. Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e 110645, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236110645
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)
SIMÃO, Selma M. Eu, meu bairro, nosso mundo - Educação não formal: saberes e prazeres. 1. ed. Campinas - São Paulo: Editora Setembro, 2015. v. 1. 384 p.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Essa disciplina tem o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar os estudantes para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.
A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:
-
Elaborar projeto e relatório de estágio;
-
Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;
-
Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;
-
Desenvolver a consciência crítica
-
Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas
-
Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas atividades teóricas e práticas da disciplina a partir da presença nas aulas expositivas;
Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;
Apresentação de trabalho para a turma a partir de leitura prévia de textos especializados;
Entrega de relatos escritos de apreciação estética e de experiências do estágio expressas por meio de fotografias e vídeos;
Entrega do relatório final de estágio.
Cronograma (Plano de Aula)
-
Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte
-
Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.
-
Apropriação de eventos culturais na prática didática.
-
Responsabilidade no uso de imagem
-
Planejamento de curso
-
Planejamento de aula
-
Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.
-
Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.
-
Relatório de estágio
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas presenciais expositivas/dialógicas; Atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; disponibilização de videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de estágio, relatos sobre as atividades desenvolvidas, além de orientações e esclarecimentos oferecidos de forma individualizada sobre possíveis dúvidas sobre o campo de estágio.
Observação (Plano de Aula)