Turma AP742 - Arquitetura Paisagística II: Projetos - Turma A

Código / Turma

AP742 A

Nome

Arquitetura Paisagística II: Projetos

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria José de Azevedo Marcondes

Ementa (Catálogo da DAC)

Projetos de entornos de edificações. Projetos em espaços públicos, parques, praças e sistemas viários. Avaliação da potencialidade do projeto. Implantação e manutenção de projetos paisagísticos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

A disciplina está estruturada em três partes:

Na primeira parte serão abordados os processos dos projetos de espaços públicos: praças e parques. A análise dessas atividades projetuais será feita na perspectiva da articulação do projeto desses espaços com a estrutura da paisagem urbana e visita técnica ou outro meio digital de reconhecimento do terreno.

Na segunda parte do curso será abordada a atividade projetual em espaços do entorno de edificações - residenciais (unifamiliares, condomínios verticais e conjuntos habitacionais de interesse social), comerciais e/ou institucionais (escola, centros culturais e comunitários), definindo-se um tema / problemáticaestruturador para o projeto.

A terceira parte do curso estará voltada para a implantação e manutenção de Projetos de Arborização de vias públicas ruas e avenidas, vias-parque e estacionamento.

Nas unidades desta disciplina serão introduzidas as várias fases do projeto de arquitetura paisagística – inventário do terreno, programa, zoneamento, plano de massas e a seleção dos componentes do projeto, discutindo – se as diversas alternativas.

Entre os componentes do projeto será enfatizada a utilização da vegetação, abordando os principais volumes vegetais e suas potencialidades na delimitação dos espaços (plano de piso, plano vertical e plano de teto).

Na disciplina será, também, apresentado o repertório básico dos volumes vegetais para a utilização do Plano de Massa.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ABBUD, Benedito. Criando Paisagens : Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo. Editora SENAC. 2006

BLOSSFIELD, Harry. Técnicas de Plantio e Manutenção. ABAP- Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. São Paulo. 1980.

CHACEL, Fernando. Metodologias de Projetos de Praças. São Paulo. ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. 1980.

_______.Metodologias de Projetos de Parques. São Paulo. ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. 1980.

DOURADO, Guilherme M. .(org.) Visões da Paisagem: um panorama do paisagismo contemporâneo no Brasil. São Paulo, ABAP, 1997.

FARAH, I; SCHLEE, M. B; TARDIM, R. (org.) Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil. São Paulo: Senac, 2009

KLIASS, Rosa. ( textos de Ruth Verde Zein) Desenhando Paisagens, Moldando uma Profissão. São Paulo. Editora SENAC. 2007

LLARDENT, L. R. A. Zonas Verdes y Espaços Libres en la Ciudad. Madri. Instituto de Estudos da Administración Local. 1982.

LYAL, Sutherland. Landscape : Disenõ del espacio público : Parques, plazas, Jardines. Barcelona. Ed. Gustavo Gili , 1991.

MACEDO, S. S e ROBBA, F. Praças Brasileiras . EDUSP. São Paulo. 2002

MACEDO, S. S. e SAKADA, F. G. Parques Urbanos no Brasil. EDUSP. São Paulo. 2002

MARCONDES, M.J.A. Fragmented Cities: The Connection of Urban Parks in Latin America. In: Saglamer, Gulsun; Meltem, Aksoy; Erkok, Fatma;Paker, Nurbin; Pelin, Çebi. (Org.).

RethinKing, Reintepreting and Restructuring Composite Cities. 1ed.New Castle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2017, v. 1, p. 204-219.

MASCARÓ, L. e MASCARO, J. Vegetação Urbana. Ed. UFRS. Porto Alegre . 2002

McHARG, I. Projectar com la Naturaleza. Barcelona. Gustavo Gili. 2000

MELLO, Luis Emydio. Critérios de Seleção do Componente Vegetal. São Paulo. ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. 1980 .

MELLO, Luis Emydio e LORENZI, H. As Plantas Tropicais de Roberto Burle Marx. São Paulo, Ed. Plantarum. 2002.

PALOMO P. S. La Planificación Verde em las Ciudades. Gustavo Gili, Barcelona. 2003.

SERPA, Angelo. Paisagem em Movimento- o Parque André- Citroen em Paris, in Revista Paisagem e Ambiente, n195,2004, pp. 137-162

SOUZA, Hermes. Arborização de Vias Públicas . São Paulo. ABAP. 1980

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo para atender a ementa da disciplina: Projetos de entornos de edificações. Projetos em espaços públicos, parques, praças e sistemas viários. Avaliação da potencialidade do projeto. Implantação e manutenção de projetos paisagísticos e o de: 

Introduzir aos alunos os instrumentos e metodologias projetuais da arquitetrura paisagística de espaços públicos e de espaços exteriores às edificações, através de práticas projetuais em várias escalas da paisagem urbana e no contexto socio-ambiental.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será resultante do cômputo da participação do aluno em cada uma das atividades programadas.

O exercício de projeto será realizado, em equipe, e será avaliado em função do conteúdo do trabalho, suficiência de compreensão e desenvoltura quanto aos aspectos conceituais e gráficos.

Cronograma (Plano de Aula)

A disciplina está estruturada em três partes:

Na primeira parte serão abordados os processos dos projetos de espaços públicos: praças e parques. A análise dessas atividades projetuais será feita na perspectiva da articulação do projeto desses espaços com a estrutura da paisagem urbana e o diagnóstico ambiental.

Na segunda parte do curso será abordada a atividade projetual da arquitetura paisagística  em espaços do entorno de edificações - residenciais (unifamiliares, condomínios verticais e conjuntos habitacionais de interesse social), comerciais e/ou institucionais ( escola , centros culturais e comunitários) .

A terceira parte do curso estará voltada para a implantação  de Projetos de Arborização de vias públicas ruas e avenidas, vias-parque e estacionamento.

Nas unidades desta disciplina serão introduzidas as várias fases do projeto de arquitetura paisagística – inventário do terreno, programa, zoneamento ou plano de massas e a seleção dos componentes do projeto, discutindo – se as diversas alternativas.

Entre os componentes do projeto será enfatizada a utilização da vegetação, abordando os principais volumes vegetais e suas potencialidades na delimitação dos espaços (plano de piso, plano vertical e plano de teto).

Na disciplina será, também, apresentado o repertório básico dos volumes vegetais para a utilização do Plano de Massa.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, visitas técnicas ( substituídas em 2021 por vídeo e imagens aéreas da área do projeto), leituras específicas e orientação no desenvolvimento de projeto objeto de intervenção da disciplina, nas escalas assinaladas acima de um parque, praça , entorno de edificações residenciais e institucionais e da arquitetura paisagística em vias públicas , com a escolha de um local a ser determinado.

Observação (Plano de Aula)

em branco