Turma AP120 - Teoria e Projeto X: Interiores - Turma B

Código / Turma

AP120 B

Nome

Teoria e Projeto X: Interiores

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Haroldo Gallo

Ementa (Catálogo da DAC)

Concepção de ambientes internos. Modelos teóricos sobre as correlações dos espaços interno e externo. Impacto sobre cores aplicadas ao espaço interno/externo. Projetos de equipamentos e objetos. Detalhes arquitetônicos. Ergonometria aplicada. Programação visual. Projetos variados.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Enquadramento histórico da evolução dos interiores nas edificações, no panorama internacional e brasileiro, bem como a definição de seus repertórios formais e conceituais através dos determinantes dos movimentos artísticos e arquitetônicos, enfatizando o modernismo e a contemporaneidade. Destacar aspectos da história do mobiliário internacional e brasileiro;

  • Estudos de exemplares referenciais de projeto de interiores e análise de repertórios arquitetônicos;

  • Abordagem metodológica específica do projeto de interiores dentro da especificidade do projeto de arquitetura.

MÓDULO DE EXERCÍCIO PROJETUAL:

Estruturado com exercícios, enfatizando o nível de conceituação e concepção da solução do espaço arquitetônico de interiores, e abordando os aspectos de realização do espaço concebido até o nível de execução.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

COSTA, Lúcio. Lúcio Costa: registro de uma vivência – São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

DAUCHER, Hans. Visión artística y visión racionalizada – Barcelona: Gustavo Gili, 1978.

DRPIC, Ivo D. Sketching and Rendering Interior Spaces:Practical techniques for professional results – New York: Whitney Library of Design, 1988.

FIELL, Charlotte & Peter. Icons: Diseño del siglo XX – Barcelona: Taschen, 2001.

HALL, Edward T. A Dimensão oculta – Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura – São Paulo: Martins Fontes, 1999.

IIDA, Itiro – Ergonomia: projeto e produção – São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

KNOBEL, LANCE. International Contract Design: Offices, Stores, Hotels, Restaurants, Bars, Concert Halls, Museums, Health Clubs – New York: Abbeville Press . Publishers, 1988.

LE CORBUSIER. El Modulor – Buenos Aires: Poseidón, 1961.

MONTANER, Josep Maria. La modernidad superada: Arquitectura, arte y pensamiento Del siglo XX – Barcelona: Gustavo Gili, 1997.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas – São Paulo: Martins Fontes, 1998.

NAVEIRO, Ricardo Manfredi & OLIVEIRA, Vanderlí Fava. O projeto de engenharia, arquitetura e desenho industrial: conceitos, reflexões, aplicações e formação profissional – Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2001.

PANERO, Julius ZELNIK, Martín. Las Dimensiones Humanas en los Espacios Interiores: Estándares antropométricos – Barcelona: G. Gili, 1996.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil – São Paulo: Perspectiva, 1987.

RYBCZYNSKI, Witold. Casa: pequena história de uma idéia – Rio de Janeiro: Record, 1996.

SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. O móvel moderno no Brasil – São Paulo: EDUSP/ Studio Nobel, 1995.

SEMBACH, Klaus-Jüngen, LETHÄUSER, Gabriele, GÖSSEL, Peter .Twentieth-Century Furniture Design – New York: Taschen, 1991.

SOLÀ-MORALES, Ignasi. Diferencias. Topografía de la arquitectura contemporánea – Barcelona: Gustavo Gili, 1995.

STAEBLER, Wendy W. Architectural Detailing in Contract Interiors – New York: Whitney Library of Design, 1988.

TUAN, Yi-Fu . Espaço & Lugar: a perspectiva da experiência – São Paulo: Difel, 1983.

TURNER, Janet. Designing With Light – Public Places: Lighting solutions for exhibitions museums and historic spaces – New York: RodoVision, 1998.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Qualificar os alunos para a aplicação do específico instrumental de projetos de interiores de arquitetura através de seu efetivo exercício, com proposição e desenvolvimento fundamentados em referencial histórico-crítico conceitual.

Abordar o projeto de interiores como um instrumento de qualificação de um espaço arquitetônico pré-existente, identificando as suas peculiaridades operacionais e metodológicas, dentro do escopo do projeto de arquitetura e seus respectivos “produtos” profissionais específicos.

Enquadrar historicamente a evolução dos interiores nas edificações, no panorama internacional e brasileiro, bem como enquadrar a definição de seus repertórios formais e conceituais através dos determinantes dos movimentos artísticos e arquitetônicos, enfatizando o modernismo e a contemporaneidade.

Destacar a inter-relação entre o desenho do mobiliário e o específico projeto de interiores e sistematizar informações sobre a variedade de mobiliário disponível no mercado, tanto aqueles de produção industrial quanto aqueles de produção mais artesanal.

Analisar exemplares referenciais de projetos de interiores, bem como experiências realizadas, visando o aprofundamento do juízo crítico sobre o assunto específico e a formação e enriquecimento de repertórios pelos alunos. Enfatizar as questões que envolvem a adoção de técnicas construtivas, de materiais e texturas, o esquema de cores, o partido estético e os atributos espaciais nesses exemplares.

Enfatizar o estúdio como espaço de concepção e desenvolvimento do projeto, através de seu efetivo exercício pelos alunos em todas as etapas de trabalho, configurando um produto final que compatibilize a escala de decisão da arquitetura com os demais serviços complementares e que possibilite a execução do espaço concebido.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Critérios Gerais:
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos dois exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura de interiores levará em conta, além dos critérios a seguir explicitadas para a proposta e projeto, as apresentações orais, a participação nas atividades, bem como no desenvolvimento dos projetos no estúdio e desempenho em seminários de estudos de casos.
Critérios para a avaliação dos projetos aplicativos:
● Definição adequada do perfil da “instituição” com clara expressão de sua identidade;
● Expressão dos fundamentos, conceitos e referências do projeto;
● Critérios de dimensionamento de programa consequentes e com bom
desempenho;
● Abordagem crítica dos programas;
● Clareza na formulação de partidos;
● Compreensão, adoção e coerência do mobiliário;
● Desempenho funcional, plástico e ambiental da solução;
● Linguagens adequadas para a compreensão da proposta (estudo preliminar e
anteprojeto) e para a execução técnica (solução final com projeto executivo,
detalhamento construtivo e especificação técnica);
● Unidade e coerência de proposição;
● Soluções criativas e inovadoras;
● Coerência de referências e especificações;
● Adequação técnica e exequibilidade construtiva das soluções adotadas;
● Grau de aprofundamento das soluções adotadas;
● Explicitação dos fatores de sustentabilidade da solução;
● Valorização do processo de desenvolvimento do projeto;
● Qualidade das simulações gráficas e dos modelos físicos.
Valor das Avaliações:
Exercício 1 – Projeto intensivo (Clínica médica infantil): até 3.5 pontos = 0.5 de seminário e 3.0 da proposta.
Exercício 2 –Projeto extensivo (Interiores Corporativos): até 6.5 pontos = 0.5 de seminário e 6.0 da proposta.
Obs: Os dois exercícios deverão ser entregues no Classroom

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Exercício: desenvolvido até o nível de projeto executivo

(abordando a inter-relação com os serviços complementares à arquitetura)

Desenvolvido a partir de temáticas mais específicas, com investigação e determinação de todos os parâmetros dimensionais e programas funcionais de maior complexidade.

Ex.: Escritórios corporativos, bibliotecas, museus, restaurantes, grandes magazines, hotéis, restaurantes, super-mercados, etc...

Serão adotadas aulas expositivas, seminários, debates, visitas técnicas acompanhadas de atividades de estúdio de projeto. As aulas serão preponderantemente de estúdio de projeto, valorizando-se a produção “in loco”, os debates e discussões, as análises de repertório das experiências realizadas e as orientações coletivas e individuais durante o processo produtivo.

Observação (Plano de Aula)

em branco