Turma MU056 - Tópicos Especiais em Música III - Turma AR1

Código / Turma

MU056 AR1

Nome

Tópicos Especiais em Música III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adonhiran Bernard de Almeida Reis

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

● Práticas interpretativas históricas: técnicas instrumentais históricas, canto histórico,
estilos musicais e teatrais dos séculos XVII e XVIII;
● Tratadística: leitura e interpretação dos escritos tratadísticos representativos das áreas
de música, dança, teatro e artes visuais dos séculos XVII e XVIII;
● Notação: notações históricas musicográficas, coreográficas e quirológicas dos séculos
XVII e XVIII;
● Linguagem: adaptação e tradução de textos históricos ao receptor contemporâneo;
● Visualidades: utilização da midialogia como parte integrante do projeto cenográfico.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADDISON, J. Os prazeres da imaginação. In: Cadernos de Anglística 4. Tradução de
Alcinda Pinheiro de Souza et al. Lisboa: Edições Colibri, 2002.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2017.
______. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior et al. São Paulo: Martins Fontes,
2012.
AVISON, C. Essay on musical expression. London: C. Davis, 1752.
BULWER, J. Chirologia: or the natural language of the hand and Chironomia: or the art of
manual rhetoric [London, 1644]. CLEARY, J. (Ed.). Carbondale e Edwardsville:
Souther Illinois University Press: 1974.

BACH, C. P. E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado [Berlin, 1753/1762].
Tradução de Fernando Cazarini. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
BATTEUX, C. As belas-artes reduzidas a um mesmo princípio [Paris, 1746]. Tradução de
Natalia Maruyama. São Paulo: Humanitas, 2009.
BOYDEN, D. The history of violin playing from its origins to 1761 and its relationship
to the violin and violin music. New York: Oxford University Press, 1990.
CASTIGLIONE, B. O cortesão [Urbino, 1528]. Tradução de C. N. M. Louzada. São Paulo:
Martins Fontes, 2018.
CROME, R. The fiddle new model’d or a useful introduction to the violin. London: J.
Thyler, c.1735.
FEDERICI, C. Giulio Caccini e suas novas músicas: um elogio ao canto. Tese (Doutorado
em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2009.
FUBINI, E. Music and culture in eighteenth-century Europe: a source book. Chicago: The
University of Chicago Press, 1994.
GEMINIANI, F. Rules for playing in a true taste. London: s.n., c.1748.
______. A treatise of good taste in the art of musick. London: s.n., 1749.
______. A supplement to the guida armonica. London: John Johnson, 1758.
______. Guida armonica. London: John Johnson, 1756.
______. The art of accompaniament. London: John Johnson, 1756-1757. v. 1-2.
______. The art of playing on the violin. London: s.n., 1751.
______. The harmonical miscellany. London: John Johnson, 1758. v. 1-2.
______. The art of playing the guitar or cittra. Edinburgh: Robert Bremner, 1760.
GERARD, A. An essay on taste. London: A. Miller, 1759.
HALICARNASSO, D. Tratado de imitação. Tradução e Edição de Raul Miguel Rosado
Fernandes. Lisboa: 1986.
HAYNES, B. The Eloquent Oboe. Oxford: Oxford University Press, 2001.
HOLMAN, P. Four and twenty fiddlers: the violin at the English court (1540-1690).
Oxford: Clarendon Press, 1993.
TOMLINSON, K. The art of dancing. London: s.n., 1735.
LAMPE, J. The Art of Musick. London: C. Corbett, 1740.
MATTHESON, J. Das Neu-Eröffnete Orchestre. Hamburg: B. Schiller, 1713.
MOZART, L. A treatise on the fundamental principles of violin playing [Augsburg,
1756]. Tradução de Editha Knocker. Oxford: Oxford Univeristy Press, 1985.

PEARSON, W. The compleat musick-master. London: W. Pearson, 1722.
QUANTZ, J. J. On playing the flute [Berlin, 1752]. Tradução de Edward Reilly. Boston:
Northeastern University Press, 2001.
RAMEAU, P. The dancing-master: or the art of dancing. Tradução de J. Essex. London:
s.n., 1738.
SEMI, M. Music as the science of mankind in eighteenth century Britain. Tradução de
Timothy Keates. New York: Routledge, 2016.
TARLING, J. Baroque string playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music
Publications, 2000.
WILSON, D. Georg Muffat on performance practice. Bloomington: Indiana University
Press, 2001.
WILSON, J. Roger North on Music: being a selection from his essays written during the
years c.1695-1728. London: Novello and Company LTD, 1959.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

● Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos das práticas interpretativas históricas
em música (instrumento e canto lírico), dança e artes cênicas;
● Proporcionar um ambiente de pensamento crítico sobre o fazer artístico histórico e
suas relações com o contemporâneo;
● Desenvolver ferramentas necessárias para a leitura crítica e reflexiva de fontes
primárias;
● Aplicar o conhecimento obtido das fontes primárias às modalidades de performance;
● Subsidiar a leitura de notações antigas no âmbito musical, coreográfico e quirológico;
● Preparar e executar a "Ópera do Mendigo", de Johann Christian Pepusch.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

● Assiduidade;
● Pontualidade;
● Participação nas aulas de discussão,
● Envolvimento no projeto;
● Entrega do trabalho final no prazo determinado,

Cronograma (Plano de Aula)

O programa será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.

Metodologia (Plano de Aula)

Aula prática com o professor da disciplina

Observação (Plano de Aula)

em branco