Turma AC555 - Projeto Integrado de Criação Cênica I - Turma B
AC555 B
Projeto Integrado de Criação Cênica I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Luana Clara de Souza Cordeiro
10/11/2022 14:19
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício de montagem cênica a partir de uma fonte não dramatúrgica, seja ela literária, iconográfica ou da tradição oral. Aprendizado de práticas de escrita cênica. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Criação teatral a partir de material não dramatúrgico: a noção de "material" (temas) e de "dispositivos" (estratégias).
Signo Cênico: o discurso sensível das formas e das sonoridades
Configurações de dramaturgias visuais, sonoras, ritmicas
A questão do tema e da linguagem.- Tradução, trans´posição, transcriação
Improvisação e Composição / atuação e dramaturgias possiveis
Configuração Final
Apresentações públicas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
A bibliografia fundamental irá depender do material poético a ser trabalhado por cada turma, escolhido em reuniões anteriores com as/os estudantes.
Somam-se os seguintes títulos:
BOGART. Anne. A Preparação do diretor. Martins Fontes, SP, 2011
COHEN, Renato. Performance como Linguagem, Criação de um Tempo-Espaço de Experimentação. Ed. Perspectiva, SP, 2002
SANCHEZ, José. Dramaturgias de la Imagem. Universidad Castilla La Mancha, Murcia, 1994
SILVA Araújo, Antonio Carlos, A ENCENAÇÃO NO COLETIVO:DESTERRITORIALIZAÇÕES DA FUNÇÃO DO DIRETOR NO PROCESSO COLABORATIVO, Tese de Doutorado, ECA/USP,, 2008
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral: A partir da prática de montagem cênica desenvolver o instrumental criativo, técnico e sensível da/ do estudante no entendimento psicofísico da atuação e na compreensão do sentido de totalidade da escritura cênica a partir de material não dramático.
Objetivos Específicos:
1.Oferecer a/o estudante suporte para o desenvovimento de técnico/criativo de corporeidades e vocalidades, consoantes com a poética da encenação.
2. Estudar a articulação dos elementos constituintes da cena (gesto, palavra, circunstância, adereços, cenografia, figurinos, música, iluminação, e etc.) na construção do discurso cênico-performativo, atentando-se para construção de signos cênicos.
3. Aprimorar a etica profissional colaborativa.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Engajamento e qualidade de presença no processo
Qualidade cênica no exercício final
Auto avaliação visando a compreensão do processo de trabalho
Apresentação pública (presencial ou on line) do exercício cênico
Cronograma (Plano de Aula)
O curso se realizará em quatro etapas que certamente se interseccionarão:
Mes 1 - estudos práticos e laboratoriais sobre material poético escolhido
Mes 2 - criação livre de cenas a partir dos tema fundamentais que compõem o material poétcio escolhido
Mes 3 - estruturação da dramaturgia cênica
Mes 4 - ensaios gerais unindo atuação, cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia
Metodologia (Plano de Aula)
- Pesquisa sobre o tema escolhido
- Análise do tema: história, iconogafia, mitologia e sociologia.
- Realização de laboratórios de corpo e de voz
- Criação de cenas a partir dos materiais pesquisados
- Articulação dos ingredientes visando a escrita cênica.
- Construção do espetáculo