Turma AC555 - Projeto Integrado de Criação Cênica I - Turma B

Código / Turma

AC555 B

Nome

Projeto Integrado de Criação Cênica I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Luana Clara de Souza Cordeiro
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 14:19
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Marcelo Onofri

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercício de montagem cênica a partir de uma fonte não dramatúrgica, seja ela literária, iconográfica ou da tradição oral. Aprendizado de práticas de escrita cênica. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Criação teatral a partir de material não dramatúrgico: a noção de "material" (temas) e de "dispositivos" (estratégias).

Signo Cênico: o discurso sensível das formas e das sonoridades

Configurações de dramaturgias visuais, sonoras, ritmicas

A  questão do tema e da linguagem.- Tradução, trans´posição, transcriação

Improvisação e Composição /  atuação e dramaturgias possiveis

Configuração Final

Apresentações públicas

Bibliografia (Catálogo da DAC)

A bibliografia fundamental irá depender do material poético a ser trabalhado por cada turma, escolhido em reuniões anteriores com as/os estudantes.

Somam-se os seguintes títulos:

BOGART. Anne. A Preparação do diretor. Martins Fontes, SP, 2011

COHEN, Renato. Performance como Linguagem, Criação de um Tempo-Espaço de Experimentação. Ed. Perspectiva, SP, 2002

SANCHEZ, José. Dramaturgias de la Imagem. Universidad Castilla La Mancha, Murcia, 1994

SILVA Araújo, Antonio Carlos, A ENCENAÇÃO NO COLETIVO:DESTERRITORIALIZAÇÕES DA FUNÇÃO DO DIRETOR NO PROCESSO COLABORATIVO, Tese de Doutorado, ECA/USP,, 2008

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 8
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo Geral: A partir da prática de montagem cênica desenvolver o instrumental criativo, técnico e sensível da/ do estudante no entendimento psicofísico da atuação e na compreensão do sentido de totalidade da escritura cênica a partir de material não dramático.

Objetivos Específicos:

1.Oferecer a/o estudante suporte para o desenvovimento de técnico/criativo de corporeidades e vocalidades, consoantes com a poética da encenação.

2. Estudar a articulação dos elementos constituintes da cena (gesto, palavra, circunstância, adereços, cenografia, figurinos, música, iluminação, e etc.) na construção do discurso cênico-performativo, atentando-se para construção de signos cênicos. 

3. Aprimorar a etica profissional colaborativa.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Engajamento e qualidade de presença no processo

Qualidade cênica no exercício final

Auto avaliação visando a compreensão do processo de trabalho

Apresentação pública (presencial ou on line) do exercício cênico

Cronograma (Plano de Aula)

O curso se realizará em quatro etapas que certamente se interseccionarão:

Mes 1 -  estudos práticos e laboratoriais sobre material poético escolhido

Mes 2 - criação livre de cenas a partir dos tema fundamentais que compõem o material poétcio escolhido

Mes 3 - estruturação da dramaturgia cênica

Mes 4 - ensaios gerais unindo atuação, cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia

 

Metodologia (Plano de Aula)

- Pesquisa sobre o tema escolhido

- Análise do tema: história, iconogafia, mitologia e sociologia.

- Realização de laboratórios de corpo e de voz

- Criação de cenas a partir dos materiais pesquisados

- Articulação dos ingredientes visando a escrita cênica.

- Construção do espetáculo

 

Observação (Plano de Aula)

em branco