Turma AR601 - Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte - Turma B
AR601 B
Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte
Google Classroom
Luana Clara de Souza Cordeiro
As aulas incluem momentos de sensibilização e práticas corporais, plásticas e/ou sonoras.
Para o acompanhamento da disciplina será utilizado Google Classroom.
10/11/2022 14:46
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Discute conhecimentos e problemáticas que integram corpo, arte, educação e sociedade, apresentando fundamentos histórico-contextuais, teóricos, práticos e metodológicos direcionados ao ensino. Prepara o aluno para refletir e atuar no ensino da arte em ambientes de educação formal e não formal, dando suporte ao ensino-aprendizado dos conteúdos necessários à condução dos estágios e demais práticas de ensino. Estuda processos educacionais e produções artísticas de diferentes públicos, propondo também estratégias de inclusão para alunos com deficiência e comunidades com demandas educativas especiais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- Noções de corpo: perspectiva histórica e sociocultural
- A/o(s) corpo/a(s) das e nas artes: estudo crítico de conceitos normatizadores e capacitistas
- Corpo nos processos pedagógicos das artes: a perspectiva do modelo social da deficiência
- Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
- Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum
UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:
- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
- Arte, diversidade e a busca do comum
- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência
UNIDADE III – O ensino da arte e a educação inclusiva
- Contextualização histórica, conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da educação inclusiva e da educação especial no Brasil
- O ensino da arte em contextos educacionais inclusivos ou especiais: experiências e práticas com diferentes públicos
- O desenho universal de aprendizagem como princípio de cuidado e atenção à diversidade
- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva
- Definição e diagnóstico do contexto de ensino
- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
- Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
- A dimensão prática de ensino
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 4, p. 085-114, 2020.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a tensão regulação-emancipação do corpo e da corporeidade negra. Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 1, n. 2, p. 37, 2011.
KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.
LOURO, Viviane dos Santos. Educação Musical Inclusiva: desafios e reflexões. Música e Educação, v. 2, p. 33-49, 2015.MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologias: aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos Cedes, v. 30, n. 80, p. 84-102, 2010.
REILY, Lucia. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.
SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SANT’ANNA, Denise B. de. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu, n. 14, p. 235-249, Campinas, 2000.
VENDRAMIN, Carla. Diversas danças-diversos corpos: discursos e práticas da dança no singular e no plural. DO CORPO: ciências e artes, v. 1, n. 3, 2013.
VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o Capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
- Refletir criticamente sobre o corpo na arte, educação e sociedade.
- Abordar as novas concepções, direcionamentos e relações que apoiam o ensino da arte na contemporaneidade.
- Experienciar saberes sensíveis e expressivos do corpo em movimento enfocando o ensino da arte – dança, artes visuais, música e teatro –, em seus diálogos interdisciplinares.
- Discutir os compromissos e responsabilidades culturais, sociais e éticos do artista-educador-pesquisador.
- Desenvolver competências para analise e avaliação das realidades didático-artísticas em diferentes contextos de ensino-aprendizagem das artes formais e não formais com destaque às questões da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.
- Investigar e identificar como se fundamentam, estruturam e sistematizam práticas artístico-pedagógicas enquanto preparação para uma futura ação docente direcionada à diversidade de contextos e públicos.
- Aproximar-se da realidade de alunas e alunos com deficiência reconhecendo suas potências, conquistas e desafios nos contextos de ensino da arte.
- Compreender as necessidades básicas de linguagem, comunicação, e participação ativa de alunos e alunas com e sem deficiência na aula de Artes.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
IMPORTANTE: Para a aprovação a/o estudante deverá ter frequência mínima de 75% nas aulas
Nota 1
- Realização de 2 atividades – 1 individual e 1 em grupo (2,0 pontos)
Nota 2
- Concepção, elaboração e compartilhamento de proposições artístico-pedagógicas. Trabalho em grupo (6,0)
Nota 3
- Participação e atenção em aula; engajamento e interesse nas atividades propostas; Auto-avaliação (2,0 ponto)
Nota final: soma das notas 1, 2 e 3
Cronograma (Plano de Aula)
CRONOGRAMA
Aula 1 - 7/3
- Apresentação da docente;
- Outros modos de se apresentar: a audiodescrição;
- Organização do funcionamento da disciplina;
Prática de apresentação da turma por auto-descrição.
Indicação de leituras e preenchimento de um inventário.
Aula 2 - 14/3
- Continuidade da apresentação geral do programa da disciplina;
UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- Noções de corpo: perspectiva histórica e sociocultural
Textos:
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a tensão regulação-emancipação do corpo e da corporeidade negra. Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 1, n. 2, p. 37, 2011.
SANT’ANNA, Denise B. de. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu, n. 14, p. 235-249, Campinas, 2000.
Formação de grupo para reflexão dos textos a partir de roteiro. Problematização e levantamento de novas questões.
Aula 3 - 21/3
UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- A/o(s) corpo/a(s) das e nas artes: estudo crítico de conceitos normatizadores e capacitistas
- Corpo nos processos pedagógicos das artes: a perspectiva do modelo social da deficiência
Textos:
DINIZ, Débora. O que é deficiência. Brasiliense, 2017.
VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o Capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019.
Complementar:
DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur, Rev. int. direitos humanos. São Paulo, v. 6, n. 11, p. 64-77, Dec. 2009.
Aula 4 - 28/3
UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
Será proposta uma atividade individual prática, possível de ser feita em casa antes de ser realizada a leitura dos textos abaixo:
Texto para a aula:
KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.
Complementar:
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.
Documentário: Janela da Alma
https://www.youtube.com/watch?v=4F87sHz6y4s
Aula 5 - 4/4
UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
- Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum
Prática em sala
TEXTO:
SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
Questões para reflexão em grupo:
A arte e seu ensino diante das questões sugeridas pela autora:
- Noção de ética, ética da composição
- O surfista e a onda. A experiência estética e artística.
- A “função da arte” (Fisher) nessa ética da composição e essa noção norteando os valores artísticos pedagógicos no ensino da arte.
- Relações de composição nas linguagens artísticas e nas práticas artístico-pedagógicas.
Cada grupo realizará uma síntese de suas reflexões por escrito (1 a 3 parágrafos) e escolherá uma imagem que traduza a síntese reflexiva.
Aula 6 - 11/4
UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
- Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum
Fechamento da UNIDADE I
Prática
Abertura de fóruns por linguagem – Dança, Música e Artes Visuais – para discussão de bibliografia geral e específica.
Geral (para todos)
MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologias: aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002
Leitura específica - Dança
VENDRAMIN, Carla. Diversas danças-diversos corpos: discursos e práticas da dança no singular e no plural. DO CORPO: ciências e artes, v. 1, n. 3, 2013.
Leitura específica – Artes Visuais
REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos Cedes, v. 30, n. 80, p. 84-102, 2010.
Leitura específica – Música
LOURO, Viviane. Educação Musical e deficiência: quebrando os preconceitos. Artigo disponível em: http://www. musicaeinclusao. com. br/xmedia/artigos/Educacao_musical_e_deficiencia_quebra ndo_os_preconceitos. pdf (acessado em 24/11/2009), 2013.
Aula 7 - 18/4
UNIDADE III – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DA ARTE
- Conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da Educação Inclusiva e da Educação Especial
INTRODUÇÃO, contextualização
Prática
Estudo dirigido à educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas artes e seu ensino. Indicação de vídeos; documentos legais; e bibliografia complementar.
Organização dos grupos para os trabalhos finais.
Aula 8 - 25/4
UNIDADE III – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DA ARTE
- Conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da Educação Inclusiva e da Educação Especial
Estudo dirigido à educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas artes e seu ensino.
Preparação para recepção dos/as convidados/as
Aula 9 - 2/5
UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:
- As abordagens somáticas e sociossomáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
- Arte, diversidade e a busca do comum
- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência
Aula mediada pela prática.
Texto:
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.
Aula 10 - 9/5
UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:
- As abordagens somáticas e sociossomáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
- Arte, diversidade e a busca do comum
- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência
Convidada 1
Aula 11 - 16/5
UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:
- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
- Arte, diversidade e a busca do comum
- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência
Convidada 2
Aula 12 - 23/5
UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:
- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
- Arte, diversidade e a busca do comum
- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência
Convidada 3
Aula 13 - 30/5
UNIDADE III – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DA ARTE
- Conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da Educação Inclusiva e da Educação Especial
Articulação com:
UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:
- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
- Arte, diversidade e a busca do comum
- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência
Reunião dos grupos para planejamento dos trabalhos finais.
Roteiro: reflexões sobre conceitos - concepção de corpo e de arte, concepções pedagógicas, transposições didáticas – referências para práticas; articulações do material coletado a partir dos convidados.
Aula 14 - 6/6
Desenho universal – dança e outras linguagens
Aula mediada pela prática
Texto:
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020.
Aula 15 - 13/6
UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva
- Definição e diagnóstico do contexto de ensino
- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
- Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
- A dimensão prática de ensino
Estudo, concepção e planejamento de práticas em grupo
Apresentação dos trabalhos em grupo
Aula 16 - 20/6
UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva
- Definição e diagnóstico do contexto de ensino
- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
- Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
- A dimensão prática de ensino
Estudo, concepção e planejamento de práticas em grupo
Apresentação dos trabalhos em grupo
Aula 17 - 27/6
UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva
- Definição e diagnóstico do contexto de ensino
- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
- Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
- A dimensão prática de ensino
Estudo, concepção e planejamento de práticas em grupo
Devolutiva aos grupos.
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas teóricas, expositivas e dialogadas
- Práticas corporais, plásticas e musicais
- Elaboração de inventários
- Pesquisa documental
- Pesquisa de campo (observação de aulas, visitas técnicas e entrevistas com arte- educadores)
- Leitura, análise e debate de textos em grupo
- Planejamento, problematização e teorização de práticas docentes
- Laboratórios práticos de ensino