Turma AR601 - Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte - Turma B

Código / Turma

AR601 B

Nome

Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Luana Clara de Souza Cordeiro
Observações Oferecimento

As aulas incluem momentos de sensibilização e práticas corporais, plásticas e/ou sonoras.

Para o acompanhamento da disciplina será utilizado Google Classroom.

Atualizado em
10/11/2022 14:46
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ana Maria Rodriguez Costas

Ementa (Catálogo da DAC)

Discute conhecimentos e problemáticas que integram corpo, arte, educação e sociedade, apresentando fundamentos histórico-contextuais, teóricos, práticos e metodológicos direcionados ao ensino. Prepara o aluno para refletir e atuar no ensino da arte em ambientes de educação formal e não formal, dando suporte ao ensino-aprendizado dos conteúdos necessários à condução dos estágios e demais práticas de ensino. Estuda processos educacionais e produções artísticas de diferentes públicos, propondo também estratégias de inclusão para alunos com deficiência e comunidades com demandas educativas especiais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • Noções de corpo: perspectiva histórica e sociocultural
  • A/o(s) corpo/a(s) das e nas artes: estudo crítico de conceitos normatizadores e capacitistas
  • Corpo nos processos pedagógicos das artes: a perspectiva do modelo social da deficiência
  • Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
  • Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum

 

UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:

  •   As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto
  • A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade
  • Arte, diversidade e a busca do comum
  • Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência

 

UNIDADE III – O ensino da arte e a educação inclusiva

  • Contextualização histórica, conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da educação inclusiva e da educação especial no Brasil
  • O ensino da arte em contextos educacionais inclusivos ou especiais: experiências e práticas com diferentes públicos
  • O desenho universal de aprendizagem como princípio de cuidado e atenção à diversidade
  • Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade

 

UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva

  • Definição e diagnóstico do contexto de ensino
  • Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
  • Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
  • Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
  • A dimensão prática de ensino

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 4, p. 085-114, 2020.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a tensão regulação-emancipação do corpo e da corporeidade negra. Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 1, n. 2, p. 37, 2011.

KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.                          

LOURO, Viviane dos Santos. Educação Musical Inclusiva: desafios e reflexões. Música e Educação, v. 2, p. 33-49, 2015.MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologias: aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.  

REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos Cedes, v. 30, n. 80, p. 84-102, 2010.

REILY, Lucia. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.

SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SANT’ANNA, Denise B. de. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu, n. 14, p. 235-249, Campinas, 2000.

VENDRAMIN, Carla. Diversas danças-diversos corpos: discursos e práticas da dança no singular e no plural. DO CORPO: ciências e artes, v. 1, n. 3, 2013.

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o Capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 15
Carga Horária Atividades Orientadas 30
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 15
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

- Refletir criticamente sobre o corpo na arte, educação e sociedade.

- Abordar as novas concepções, direcionamentos e relações que apoiam o ensino da arte na contemporaneidade.

- Experienciar saberes sensíveis e expressivos do corpo em movimento enfocando o ensino da arte – dança, artes visuais, música e teatro –, em seus diálogos interdisciplinares.

- Discutir os compromissos e responsabilidades culturais, sociais e éticos do artista-educador-pesquisador.

- Desenvolver competências para analise e avaliação das realidades didático-artísticas em diferentes contextos de ensino-aprendizagem das artes formais e não formais com destaque às questões da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

- Investigar e identificar como se fundamentam, estruturam e sistematizam práticas artístico-pedagógicas enquanto preparação para uma futura ação docente direcionada à diversidade de contextos e públicos.

- Aproximar-se da realidade de alunas e alunos com deficiência reconhecendo suas potências, conquistas e desafios nos contextos de ensino da arte.

- Compreender as necessidades básicas de linguagem, comunicação, e participação ativa de alunos e alunas com e sem deficiência na aula de Artes.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

IMPORTANTE: Para a aprovação a/o estudante deverá ter frequência mínima de 75% nas aulas

Nota 1

- Realização de 2 atividades – 1 individual e 1 em grupo (2,0 pontos)

Nota 2

- Concepção, elaboração e compartilhamento de proposições artístico-pedagógicas. Trabalho em grupo (6,0)

Nota 3
- Participação e atenção em aula; engajamento e interesse nas atividades propostas;  Auto-avaliação (2,0 ponto)

Nota final: soma das notas 1, 2 e 3

Cronograma (Plano de Aula)

CRONOGRAMA

Aula 1 - 7/3

- Apresentação da docente;

- Outros modos de se apresentar: a audiodescrição;

- Organização do funcionamento da disciplina;

 Prática de apresentação da turma por auto-descrição.

Indicação de leituras e preenchimento de um inventário.

 

Aula 2 - 14/3

- Continuidade da apresentação geral do programa da disciplina;

UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • Noções de corpo: perspectiva histórica e sociocultural

Textos:

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a tensão regulação-emancipação do corpo e da corporeidade negra. Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 1, n. 2, p. 37, 2011.

SANT’ANNA, Denise B. de. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu, n. 14, p. 235-249, Campinas, 2000.

Formação de grupo para reflexão dos textos a partir de roteiro. Problematização e levantamento de novas questões.

 

Aula 3 - 21/3

UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • A/o(s) corpo/a(s) das e nas artes: estudo crítico de conceitos normatizadores e capacitistas
  • Corpo nos processos pedagógicos das artes: a perspectiva do modelo social da deficiência 

Textos:

DINIZ, Débora. O que é deficiência. Brasiliense, 2017.

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o Capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019.

Complementar:

DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur, Rev. int. direitos humanos.  São Paulo,  v. 6, n. 11, p. 64-77,  Dec.  2009.   

 

Aula 4 - 28/3

UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência

Será proposta uma atividade individual prática, possível de ser feita em casa antes de ser realizada a leitura dos textos abaixo:  

Texto para a aula:

KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.

Complementar:

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.

Documentário: Janela da Alma

https://www.youtube.com/watch?v=4F87sHz6y4s

 

Aula 5 - 4/4

UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
  • Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum 

Prática em sala

TEXTO:

SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

Questões para reflexão em grupo:

A arte e seu ensino diante das questões sugeridas pela autora:

- Noção de ética, ética da composição

- O surfista e a onda. A experiência estética e artística.

- A “função da arte” (Fisher) nessa ética da composição e essa noção norteando os valores artísticos pedagógicos no ensino da arte.

- Relações de composição nas linguagens artísticas e nas práticas artístico-pedagógicas.

Cada grupo realizará uma síntese de suas reflexões por escrito (1 a 3 parágrafos) e escolherá uma imagem que traduza a síntese reflexiva.

 

Aula 6 - 11/4

UNIDADE I – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • Sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte das/entre as pessoas com e sem deficiência
  • Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum 
  •  

Fechamento da UNIDADE I

Prática

Abertura de fóruns por linguagem – Dança, Música e Artes Visuais – para discussão de bibliografia geral e específica.

Geral (para todos)

MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologias: aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002

Leitura específica - Dança

VENDRAMIN, Carla. Diversas danças-diversos corpos: discursos e práticas da dança no singular e no plural. DO CORPO: ciências e artes, v. 1, n. 3, 2013.

Leitura específica – Artes Visuais

REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos Cedes, v. 30, n. 80, p. 84-102, 2010.

Leitura específica – Música

LOURO, Viviane. Educação Musical e deficiência: quebrando os preconceitos. Artigo disponível em: http://www. musicaeinclusao. com. br/xmedia/artigos/Educacao_musical_e_deficiencia_quebra ndo_os_preconceitos. pdf (acessado em 24/11/2009), 2013.

 

Aula 7 - 18/4

UNIDADE III – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DA ARTE

- Conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da Educação Inclusiva e da Educação Especial

INTRODUÇÃO, contextualização

Prática

Estudo dirigido à educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas artes e seu ensino. Indicação de vídeos; documentos legais; e bibliografia complementar.

Organização dos grupos para os trabalhos finais.

 

Aula 8 - 25/4

UNIDADE III – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DA ARTE

- Conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da Educação Inclusiva e da Educação Especial

Estudo dirigido à educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas artes e seu ensino.

Preparação para recepção dos/as convidados/as

 

Aula 9 - 2/5

UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:

- As abordagens somáticas e sociossomáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto

- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade

- Arte, diversidade e a busca do comum

- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência

Aula mediada pela prática.

Texto:
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.

 

Aula 10 - 9/5

UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:

- As abordagens somáticas e sociossomáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto

- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade

- Arte, diversidade e a busca do comum

- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência

Convidada 1

 

Aula 11 - 16/5

UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:

- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto

- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade

- Arte, diversidade e a busca do comum

- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência

Convidada 2

 

Aula 12 - 23/5

UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:

- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto

- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade

- Arte, diversidade e a busca do comum

- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência

Convidada 3

 

Aula 13 - 30/5

UNIDADE III – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DA ARTE

- Conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da Educação Inclusiva e da Educação Especial

Articulação com:

UNIDADE II – Poéticas de criação e ensino das artes:

- As abordagens somáticas e sócio-somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno em contexto

- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares para a acessibilidade

- Arte, diversidade e a busca do comum

- Produção, pesquisa e ensino do/a artista com deficiência

 

Reunião dos grupos para planejamento dos trabalhos finais.

Roteiro: reflexões sobre conceitos - concepção de corpo e de arte, concepções pedagógicas, transposições didáticas – referências para práticas; articulações do material coletado a partir dos convidados.

 

Aula 14 - 6/6

Desenho universal – dança e outras linguagens

Aula mediada pela prática

Texto:

BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020.

 

Aula 15 - 13/6

 UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva

-  Definição e diagnóstico do contexto de ensino

- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)

-  Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos

- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade

- A dimensão prática de ensino 

Estudo, concepção e planejamento de práticas em grupo

Apresentação dos trabalhos em grupo

 

Aula 16 - 20/6

UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva

-  Definição e diagnóstico do contexto de ensino

- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)

-  Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos

- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade

- A dimensão prática de ensino 

Estudo, concepção e planejamento de práticas em grupo

Apresentação dos trabalhos em grupo

 

Aula 17 - 27/6

UNIDADE IV – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva

-  Definição e diagnóstico do contexto de ensino

- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)

-  Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos

- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade

- A dimensão prática de ensino 

Estudo, concepção e planejamento de práticas em grupo

Devolutiva aos grupos.

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas teóricas, expositivas e dialogadas

- Práticas corporais, plásticas e musicais

- Elaboração de inventários

- Pesquisa documental

- Pesquisa de campo (observação de aulas, visitas técnicas e entrevistas com arte- educadores)

- Leitura, análise e debate de textos em grupo

- Planejamento, problematização e teorização de práticas docentes

- Laboratórios práticos de ensino

Observação (Plano de Aula)

em branco