Turma AP100 - Práticas de Oficina I - Turma B

Código / Turma

AP100 B

Nome

Práticas de Oficina I

Criado por
Luana Clara de Souza Cordeiro
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 14:52
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Márcio Donato Périgo

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo do desenvolvimento das técnicas, materiais e equipamentos próprios de ateliês artísticos e ou oficinas de madeira, visando a produção de uma poética visual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e Anticlássico. São Paulo: Companhia das Letras, l999.

FRANCASTEL, Pierre. Arte e Técnica nos Séculos XIX e XX. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 2000.

LEROY-GOURHAN, André. Evolução e Técnicas. Lisboa: Edições 70, 1971.

MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 1966.

NAPIER, John. A mão do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1983.

PIGNATTI, Terisio. O Desenho. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

RUDEL, Jean. A Técnica do Desenho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Sensibilizar o aluno para o exercício do fazer, considerando a mão como a primeira ferramenta: funções e funcionamento da mão como ferramenta para executar uma idéia.

- Perceber e analisar a construção de objetos para estabelecer através dos procedimentos adotados em aula, elos de conhecimento e relacionamento com as outras disciplinas.

- Orientar o aluno no desenvolvimento de idéias plásticas, proporcionando um enquadramento antropológico aos meios elementares de ação sobre a matéria e as técnicas de manufatura de um objeto. Considerando que junto a esse motivo, inicia-se a consciência da construção de uma poética visual.

- Demonstrar ao aluno a importância do binômio procedimento/criatividade e como desenvolver um projeto a partir de uma relação equilibrada dos dois conceitos.

- Desenvolver o raciocínio criativo do aluno, utilizando a instrumentalização e manipulação de técnicas representativas adequadas, considerando a justa integração e expressão da mesma, referentes aos procedimentos básicos, para o uso do ferramental e materiais relacionados às artes visuais, contando com o subsídio de outras disciplinas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

  • Trabalhos práticos orientados, visando à aplicação dos conceitos teóricos apresentados e acompanhamento sistemático dos alunos na elaboração dos mesmos.

  • Apresentação e discussão de textos.

Observação (Plano de Aula)

em branco