Turma AP763 - Pedagogia e Didática de Artes Visuais I - Turma A
AP763 A
Pedagogia e Didática de Artes Visuais I
Google Classroom
Luana Clara de Souza Cordeiro
presencial
10/11/2022 15:06
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades. Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada ao ensino de Artes Visuais. Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais. Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos. Elaboração de planejamento anual de ensino e planos de aula na área de Artes Visuais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil.
- Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades.
- Estratégias para a realização de projetos interdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais.
- Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos.
- Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais.
- Planejamento de ensino.
- Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, Claudinei Roberto da. Sidney Amaral: O Banzo, o Amor e a Cozinha de Casa. São Paulo: Ministério da Cultura, Funarte, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu Afro Brasil, 2015.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
_____. O ensino de arte na educação brasileira. Revista USP. São Paulo. n. 100. p. 47-56. dezembro/janeiro/fevereiro 2013-2014
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi. Após 50 livros infantis, Disponível em:https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/04/cultura/literatura/1146652-apos-50-obras-infantil-daniel-munduruku-lanca-livro-de-reflexoes.html. Acesso em: 03/11/2019.
SIMÃO, Selma M.; CAMARGO, Maria R. R. M. de. Álbum de família: percursos criativos compartilhados pela arte. Cad. Pes., São Luís, v. 23, n. 3, set./dez. 2016
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1. Ressaltar a importância da construção de um repertório representativo sobre as manifestações artísticas em Artes Visuais, tanto do passado quanto da atualidade;
2. Aprofundar a compreensão sobre o papel social do professor de artes no cotidiano escolar;
3. Conceituar e refletir criticamente o ensino de artes e verificar o percurso histórico das abordagens educativas no Brasil;
4. Estudar as ações educacionais relacionadas aos fluxos da arte contemporânea amparando-se por leituras interdisciplinares e problematizações que reflitam sobre seus processos de criação e produção incluindo meios de comunicação e suportes tecnológicos;
5. Refletir sobre as possibilidades de criação de meios de acesso e intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições que desenvolvem pesquisas, conteúdos, métodos e/ou atividades de artes;
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas atividades da disciplina direcionadas à encontros síncronos;
Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;
Entrega de relatos de apreciação estética a partir das participações de eventos presenciais e online.
Cronograma (Plano de Aula)
- Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil.
- Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades.
- Estratégias para a realização de projetos interdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais.
- Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos.
- Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais.
- Planejamento de ensino.
- Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional.
Metodologia (Plano de Aula)
Seminários em grupo sobre a literatura do curso.
Dinâmicas de classe; leituras e discussão de textos diversos: literários, informativos e de opinião.
Projeção e discussão de material audiovisual (filmes, fotografias, imagens etc.).
Desenvolvimento de atividades práticas voltadas à criação poética artística e didática própria do artista/professor/pesquisador.
Observação (Plano de Aula)
As estratégias e instrumentos metodológicos, além das aulas presenciais, incluirão atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas via WhatsApp e email.