Turma AP763 - Pedagogia e Didática de Artes Visuais I - Turma A

Código / Turma

AP763 A

Nome

Pedagogia e Didática de Artes Visuais I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Luana Clara de Souza Cordeiro
Observações Oferecimento

presencial

Atualizado em
10/11/2022 15:06
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

 Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades. Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada ao ensino de Artes Visuais. Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais. Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos. Elaboração de planejamento anual de ensino e planos de aula na área de Artes Visuais.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil.
  2. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  3. Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades.
  4. Estratégias para a realização de projetos interdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais.
  5. Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos.
  6. Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais.
  7. Planejamento de ensino.
  8. Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional. 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Claudinei Roberto da. Sidney Amaral: O Banzo, o Amor e a Cozinha de Casa. São Paulo: Ministério da Cultura, Funarte, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu Afro Brasil, 2015.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. 

_____. O ensino de arte na educação brasileira. Revista USP. São Paulo. n. 100. p. 47-56. dezembro/janeiro/fevereiro 2013-2014

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 

MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi. Após 50 livros infantis, Disponível em:https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/04/cultura/literatura/1146652-apos-50-obras-infantil-daniel-munduruku-lanca-livro-de-reflexoes.html. Acesso em: 03/11/2019.

SIMÃO, Selma M.; CAMARGO, Maria R. R. M. de. Álbum de família: percursos criativos compartilhados pela arte. Cad. Pes., São Luís, v. 23, n. 3, set./dez. 2016

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 2

Objetivo (Plano de Aula)

1. Ressaltar a importância da construção de um repertório representativo sobre as manifestações artísticas em Artes Visuais, tanto do passado quanto da atualidade;

2. Aprofundar a compreensão sobre o papel social do professor de artes no cotidiano escolar;

3. Conceituar e refletir criticamente o ensino de artes e verificar o percurso histórico das abordagens educativas no Brasil; 

4. Estudar as ações educacionais relacionadas aos fluxos da arte contemporânea amparando-se por leituras interdisciplinares e problematizações que reflitam sobre seus processos de criação e produção incluindo meios de comunicação e suportes tecnológicos;

5. Refletir sobre as possibilidades de criação de meios de acesso e intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições que desenvolvem pesquisas, conteúdos, métodos e/ou atividades de artes;

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas atividades da disciplina direcionadas à encontros síncronos;

Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;

Entrega de relatos de apreciação estética a partir das participações de eventos presenciais e online.

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil.
  2. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  3. Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades.
  4. Estratégias para a realização de projetos interdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais.
  5. Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos.
  6. Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais.
  7. Planejamento de ensino.
  8. Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional.

Metodologia (Plano de Aula)

Seminários em grupo sobre a literatura do curso.

Dinâmicas de classe; leituras e discussão de textos diversos: literários, informativos e de opinião.

Projeção e discussão de material audiovisual (filmes, fotografias, imagens etc.).

Desenvolvimento de atividades práticas voltadas à criação poética artística e didática própria do artista/professor/pesquisador.

 

Observação (Plano de Aula)

As estratégias e instrumentos metodológicos, além das aulas presenciais, incluirão atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas via WhatsApp e email.